Aula sobre Exercicios Sobre A Primeira Lei De Mendel

Metodologia ativa - Rotação por estações

Por que usar essa metodologia?

  • Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.

Você sabia?

É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.


A primeira lei de Mendel, também conhecida como lei da segregação dos personagens, é um conceito fundamental no estudo da genética. Ela explica como os traços hereditários são transmitidos de uma geração para outra. De maneira simplificada, essa lei diz que cada organismo possui dois genes para cada característica, um herdado da mãe e outro do pai. Esses genes podem ser dominantes ou recessivos. Se um gene dominante estiver presente, ele será expresso e determinará uma característica observada no organismo. Já os genes recessivos ficam "escondidos" quando em conjunto com um gene dominante. No entanto, quando ambos os genes são recessivos, uma característica correspondente é expressa. Por exemplo, se um organismo recebe um gene dominante para ter cabelos escuros e um gene recessivo para cabelos loiros, ele terá cabelos escuros porque o gene dominante prevaleceu. Mas se receber dois genes recessivos para cabelos loiros, a característica de cabelos loiros será expressa. Essa lei de Mendel nos ajuda a entender como os genes são transmitidos e como as características são herdadas de uma geração para outra.

  1. Etapa 1 -

    Dividir a turma em grupos de quatro alunos e explica que cada grupo irá trabalhar em uma estação diferente. As estações são:

    Estação 1: Leitura sobre a primeira Lei de Mendel

    Estação 2: Resolução de exercícios sobre a primeira Lei de Mendel

    Estação 3: Exemplos práticos da primeira Lei de Mendel

    Estação 4: Discussão em grupo sobre a primeira Lei de Mendel


  2. Etapa 2 -

    Explicar que os alunos devem criar um template de Dinâmica dos 3 Qs, com os campos Que bom, "Que pena", "Que tal", que deve ser utilizado como uma ferramenta de avaliação do estudante sobre a atividade.

  3. Etapa 3 -

    Os grupos começam a trabalhar nas estações, com um tempo pré-determinado. O objetivo é que todos os alunos passem por todas as estações.

  4. Etapa 4 -

    Durante o trabalho nas estações, circule pela sala para tirar dúvidas e auxiliar os alunos.

  5. Etapa 5 -

    Ao final do tempo estipulado, os grupos devem se reunir e utilizar o template de Dinâmica dos 3 Qs para avaliar a atividade. Você pode pedir para que cada grupo apresente sua avaliação para a turma.

  6. Etapa 6 -

    Retoma o conteúdo da aula, resolvendo dúvidas e reforçando os conceitos trabalhados.

  7. Etapa 7 -

    Propor um exercício final para que os alunos apliquem o que aprenderam na aula.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em discutir as ideias de Mendel sobre hereditariedade.
  • Estimular o trabalho em grupo e a colaboração entre os alunos.
  • Desenvolver a autonomia dos alunos em buscar informações e resolver exercícios.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa nas atividades em grupo.
  • Utilização adequada do template de Dinâmica dos 3 Qs para avaliar a atividade.
  • Desempenho no exercício final proposto pelo professor.

Ações do professor

  • Dividir a turma em grupos e explicar o funcionamento da atividade.
  • Circulando pela sala para auxiliar os alunos durante o trabalho nas estações.
  • Propor um exercício final para que os alunos apliquem o que aprenderam na aula.

Ações do aluno

  • Trabalhar em grupo e colaborar com os colegas.
  • Participar ativamente das atividades propostas nas estações.
  • Utilizar o template de Dinâmica dos 3 Qs para avaliar a atividade.