Aula sobre Exercicios Sobre A Primeira Lei De Mendel

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


A primeira Lei de Mendel é um dos principais conceitos da genética e da biologia molecular, que explica a transmissão de características hereditárias de uma geração para outra.

  1. Etapa 1 - Pré-aula

    Disponibilizar um material de leitura (livro, texto, artigo, etc.) sobre a primeira Lei de Mendel, para que os alunos possam estudar antes da aula.

  2. Etapa 2 - Apresentação

    Iniciar a aula com uma breve apresentação sobre a primeira Lei de Mendel, utilizando um quadro-negro e giz ou uma lousa e caneta para desenhar esquemas e ilustrações para explicar o conceito.

  3. Etapa 3 - Exercícios

    Distribuir uma lista de exercícios sobre a primeira Lei de Mendel para os alunos resolverem. Os exercícios devem ser de níveis variados de dificuldade, para que todos os alunos possam participar.

  4. Etapa 4 - Dinâmica dos 3 Qs

    Os alunos irão criar um template de Dinâmica dos 3 Qs, com os campos Que bom, "Que pena", "Que tal". Explicar para os alunos como a dinâmica funciona e como devem preencher o template com as suas avaliações sobre a atividade.

  5. Etapa 5 - Discussão em grupo

    Dividir a turma em grupos de 4 a 5 alunos para discutir as respostas dos exercícios e as avaliações da Dinâmica dos 3 Qs. Cada grupo deve apresentar as suas conclusões para a turma.

  6. Etapa 6 - Exemplos práticos

    Apresentar exemplos práticos de como a primeira Lei de Mendel é aplicada na vida real, utilizando objetos e materiais diversos, como sementes, flores, frutas, animais de pelúcia, etc.

  7. Etapa 7 - Avaliação

    Avaliar os alunos com base nos seguintes critérios:

    1\. Participação na resolução dos exercícios.

    2\. Participação na criação da Dinâmica dos 3 Qs.

    3\. Participação na discussão em grupo.

    4\. Compreensão dos exemplos práticos apresentados.

    5\. Habilidade em aplicar os conceitos da primeira Lei de Mendel para resolver problemas.


Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de resolução de problemas.
  • Estimular a criatividade e a inovação.
  • Fomentar o espírito crítico e reflexivo.
  • Desenvolver a capacidade de comunicação e trabalho em equipe.

Critérios de avaliação

  • Participação na resolução dos exercícios.
  • Participação na criação da Dinâmica dos 3 Qs.
  • Participação na discussão em grupo.
  • Compreensão dos exemplos práticos apresentados.
  • Habilidade em aplicar os conceitos da primeira Lei de Mendel para resolver problemas.

Ações do professor

  • Disponibilizar material de leitura para a pré-aula.
  • Explicar os conceitos da primeira Lei de Mendel.
  • Distribuir os exercícios e orientar os alunos na resolução.
  • Monitorar as discussões em grupo e esclarecer dúvidas.
  • Apresentar exemplos práticos para ilustrar os conceitos.

Ações do aluno

  • Ler o material de leitura antes da aula.
  • Participar na resolução dos exercícios.
  • Criar o template da Dinâmica dos 3 Qs.
  • Apresentar as conclusões do grupo para a turma.
  • Avaliar a atividade utilizando o template da Dinâmica dos 3 Qs.