Aula sobre Existe Fome No Nordeste

Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Problemas

Por que usar essa metodologia?

  • Com essa metodologia é possível trabalhar com problemas que façam parte do cotidiano dos alunos, visando maior envolvimento deles com o tema.
  • Essa metodologia desenvolve a criatividade, o trabalho em grupo e propicia o surgimento de diferentes soluções para um único problema.

Você sabia?

A aprendizagem baseada em problemas surgiu na década de 1960 em escolas de medicina no Canadá e na Holanda. Ela foi extremamente importante no diagnóstico de muitas doenças na época, propiciando um tratamento mais rápido e eficaz.


O Nordeste brasileiro é uma região que enfrenta diversos desafios socioeconômicos, incluindo a questão da fome. Apesar de ser uma região rica em recursos naturais e culturais, muitas pessoas ainda passam fome e sofrem com a falta de acesso a alimentos básicos.

A atividade será desenvolvida em 7 etapas:


  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema e seus subtópicos, bem como o objetivo da atividade. Em seguida, deve formar grupos de 4 a 5 alunos e entregar uma folha de papel ofício para cada grupo.

  2. Etapa 2 - Problema

    Oriente os alunos a escreverem o problema central em suas folhas de papel ofício. Exemplo: "Por que ainda existe fome no Nordeste brasileiro?"

  3. Etapa 3 - Geração de Alternativas

    Os alunos devem gerar alternativas para solucionar o problema central. Como sugestão, oriente os alunos a pensar em soluções relacionadas à produção agropecuária e ao acesso a recursos alimentares na região.

  4. Etapa 4 - Solução

    Os alunos devem escolher a melhor alternativa e escrever a solução para o problema central em suas folhas de papel ofício.

  5. Etapa 5 - Diário de Bordo

    Os alunos devem criar um diário de bordo em suas folhas de papel ofício, com os campos de Problema, Geração de Alternativas e Solução. Oriente os alunos a preencherem cada campo de forma clara e objetiva.

  6. Etapa 6 - Apresentação

    Cada grupo deve apresentar sua solução para o problema central. Incentive a participação de todos os alunos e forneça feedbacks construtivos.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Conclua reforçando o objetivo e a importância da produção agropecuária na sociedade urbano-industrial ante o problema da desigualdade mundial de acesso aos recursos alimentares e à matéria-prima.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de análise crítica e reflexiva dos alunos sobre a questão da fome no Nordeste.
  • Estimular a criatividade e o trabalho em grupo.
  • Promover a aprendizagem significativa e a construção do conhecimento a partir de situações-problema.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos na atividade.
  • Coerência e clareza na elaboração do diário de bordo.
  • Criatividade e originalidade na solução proposta para o problema central.

Ações do professor

  • Orientar os alunos na elaboração do problema central e na geração de alternativas.
  • Incentivar a participação de todos os alunos durante a apresentação das soluções.
  • Fornecer feedbacks construtivos e estimular a reflexão crítica dos alunos.

Ações do aluno

  • Trabalhar em grupo e colaborar com os colegas.
  • Elaborar o diário de bordo de forma clara e objetiva.
  • Participar ativamente da apresentação das soluções e do debate em sala de aula.