Aula sobre Existe Fome No Nordeste
Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Problemas
Por que usar essa metodologia?
- Com essa metodologia é possível trabalhar com problemas que façam parte do cotidiano dos alunos, visando maior envolvimento deles com o tema.
- Essa metodologia desenvolve a criatividade, o trabalho em grupo e propicia o surgimento de diferentes soluções para um único problema.
Você sabia?
A aprendizagem baseada em problemas surgiu na década de 1960 em escolas de medicina no Canadá e na Holanda. Ela foi extremamente importante no diagnóstico de muitas doenças na época, propiciando um tratamento mais rápido e eficaz.
O Nordeste brasileiro é uma região que enfrenta diversos desafios socioeconômicos, incluindo a questão da fome. Apesar de ser uma região rica em recursos naturais e culturais, muitas pessoas ainda passam fome e sofrem com a falta de acesso a alimentos básicos.
A atividade será desenvolvida em 7 etapas:
Etapa 1 - Introdução
Apresente o tema e seus subtópicos, bem como o objetivo da atividade. Em seguida, deve formar grupos de 4 a 5 alunos e entregar uma folha de papel ofício para cada grupo.Etapa 2 - Problema
Oriente os alunos a escreverem o problema central em suas folhas de papel ofício. Exemplo: "Por que ainda existe fome no Nordeste brasileiro?"Etapa 3 - Geração de Alternativas
Os alunos devem gerar alternativas para solucionar o problema central. Como sugestão, oriente os alunos a pensar em soluções relacionadas à produção agropecuária e ao acesso a recursos alimentares na região.Etapa 4 - Solução
Os alunos devem escolher a melhor alternativa e escrever a solução para o problema central em suas folhas de papel ofício.Etapa 5 - Diário de Bordo
Os alunos devem criar um diário de bordo em suas folhas de papel ofício, com os campos de Problema, Geração de Alternativas e Solução. Oriente os alunos a preencherem cada campo de forma clara e objetiva.Etapa 6 - Apresentação
Cada grupo deve apresentar sua solução para o problema central. Incentive a participação de todos os alunos e forneça feedbacks construtivos.Etapa 7 - Conclusão
Conclua reforçando o objetivo e a importância da produção agropecuária na sociedade urbano-industrial ante o problema da desigualdade mundial de acesso aos recursos alimentares e à matéria-prima.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade de análise crítica e reflexiva dos alunos sobre a questão da fome no Nordeste.
- Estimular a criatividade e o trabalho em grupo.
- Promover a aprendizagem significativa e a construção do conhecimento a partir de situações-problema.
Critérios de avaliação
- Participação ativa dos alunos na atividade.
- Coerência e clareza na elaboração do diário de bordo.
- Criatividade e originalidade na solução proposta para o problema central.
Ações do professor
- Orientar os alunos na elaboração do problema central e na geração de alternativas.
- Incentivar a participação de todos os alunos durante a apresentação das soluções.
- Fornecer feedbacks construtivos e estimular a reflexão crítica dos alunos.
Ações do aluno
- Trabalhar em grupo e colaborar com os colegas.
- Elaborar o diário de bordo de forma clara e objetiva.
- Participar ativamente da apresentação das soluções e do debate em sala de aula.