Aula sobre Existe Fome No Nordeste

Metodologia ativa - Cultura Maker

Por que usar essa metodologia?

  • A Cultura Maker favorece a relação entre a teoria e a prática. Através dela conseguimos responder perguntas como: “Professor(a), onde vou usar isso? Por que devo aprender isso?”.
  • A Cultura Maker não é um passo a passo, ou seja, não é uma receita de bolo que os alunos apenas replicam. Só é considerado cultura maker se houver espaços para criação, autonomia e dinamismo.
  • Essa metodologia enriquece o processo criativo, a aprendizagem por pares e as habilidades socioemocionais. Propicia caminhos para as atividades interdisciplinares, permitindo que o aprendizado seja mais realista e significativo, perpassando entre as diferentes áreas, competências e habilidades.

Você sabia?

A cultura maker foi expandida após o movimento DIY sigla em inglês para “do it yourself”, que significa “faça você mesmo”. Essa cultura inspira as pessoas a construírem coisas incríveis.


O Nordeste brasileiro é uma região que, historicamente, sofre com a falta de recursos e a desigualdade social. Um dos problemas mais graves enfrentados pela população nordestina é a fome. Vamos discutir sobre a existência da fome no Nordeste e suas causas e consequências nessa atividade.

Objetivo: Desenvolver a habilidade dos alunos em "Analisar a importância da produção agropecuária na sociedade urbano-industrial ante o problema da desigualdade mundial de acesso aos recursos alimentares e à matéria-prima."

Ela será desenvolvida em 7 etapas:


  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Introduza o tema e explique a importância da produção agropecuária na sociedade urbano-industrial, destacando a relação entre o problema da desigualdade mundial de acesso aos recursos alimentares e à matéria-prima e a fome no Nordeste.

  2. Etapa 2 - Dinâmica dos 3 Qs

    Explique a dinâmica dos 3 Qs e peça para que os alunos criem um modelo com os campos “Que bom” (ações positivas), "Que pena" (questões problemáticas), "Que tal" (sugestões), que deve ser utilizado como uma ferramenta de avaliação do estudante sobre a atividade.

  3. Etapa 3 - Debate em grupo

    Os alunos serão divididos em grupos para discutir sobre a existência da fome no Nordeste e suas causas e consequências. Oriente e faça a mediação do debate.

  4. Etapa 4 - Identificação das soluções

    Cada grupo irá apresentar suas conclusões e identificar possíveis soluções para o problema da fome no Nordeste.

  5. Etapa 5 - Criação de cartazes

    Os alunos irão criar cartazes com informações sobre a fome no Nordeste e as soluções propostas pelos grupos.

  6. Etapa 6 - Exposição dos cartazes

    Os cartazes serão expostos em um mural na sala de aula para que todos possam visualizá-los.

  7. Etapa 7 - Avaliação

    Os alunos irão utilizar o modelo da Dinâmica dos 3 Qs para avaliar a atividade e a participação de cada um dos integrantes do grupo.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de análise crítica dos alunos;
  • Estimular a participação e colaboração entre os alunos;
  • Desenvolver a capacidade de identificar soluções para problemas sociais.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa no debate em grupo;
  • Criação de cartazes com informações relevantes sobre o tema;
  • Utilização adequada do modelo da Dinâmica dos 3 Qs.

Ações do professor

  • Explicar a dinâmica dos 3 Qs e orientar os alunos na sua criação;
  • Mediar o debate em grupo e estimular a participação de todos;
  • Avaliar a participação dos alunos e a qualidade dos cartazes produzidos.

Ações do aluno

  • Participar ativamente do debate em grupo;
  • Criar cartazes com informações relevantes sobre o tema;
  • Avaliar a atividade e a participação de cada um dos integrantes do grupo.