Aula sobre Existe Fome No Nordeste
Metodologia ativa - Design Sprint
Por que usar essa metodologia?
- O Design Sprint (DS) pode ser utilizado como ferramenta na gestão e elaboração de projetos, dessa forma é possível desenvolver esta metodologia ativa em parceria com a aprendizagem baseada em projetos e juntas alcançar um nível mais aprofundado de aprendizado. Ao conduzir os alunos a construir um protótipo e ou solução em um curto espaço de tempo estamos contribuindo para uma aprendizagem mais significativa.
- O (DS) busca desenvolver um produto em no máximo cinco dias. A ideia central é errar mais rápido para aprender mais rápido, ou seja, é fazendo e refazendo que o alunos aprendem, valorizando o erro como parte importante do processo.
- Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades que são de suma importância para o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos como a colaboração, criticidade, aprendizagem entre pares, comunicação, proatividade e criatividade.
Você sabia?
O Design Sprint é um método ágil muito utilizado em grandes multinacionais e que sua utilização na educação enriqueceu ainda mais outras metodologias como a aprendizagem baseada em problemas e em projetos.
O Nordeste brasileiro é uma região que enfrenta muitos desafios, um deles é a fome. A falta de recursos hídricos, a dificuldade de acesso à educação e à saúde, bem como a falta de emprego, são fatores que contribuem para a fome na região.
A atividade será desenvolvida em 7 etapas:
Etapa 1 - Apresentação do tema.
Apresente o problema da fome no Nordeste e dos fatores que contribuem para isso. Utilize mapas e imagens para ilustrar a realidade social do Nordeste brasileiro.Etapa 2 - Explicação da atividade.
Explique as atividades e cada um dos 5 passos:entender, esboçar, decidir, prototipar, testar Divida a turma em grupos com 4 a 5 alunos.Etapa 3 - Discussão em grupo.
Promova a discussão em grupo sobre cada um dos cinco passos. Assim como sobre a importância da produção agropecuária na sociedade urbano-industrial ante o problema da desigualdade mundial de acesso aos recursos alimentares e à matéria-prima.Etapa 4 - Construção do modelo.
Construção do modelo com os cinco passos: entender, esboçar, decidir, prototipar, testar.Etapa 5 - Análise crítica do tema.
Peça que os alunos façam uma análise crítica da realidade social do Nordeste brasileiro.Etapa 6 - Proposição.
O grupo deve propor soluções criativas e viáveis para o problema da fome na região.Etapa 7 - Apresentação dos resultados.
Os alunos fazem a apresentação dos resultados do modelo com os cinco passos e das soluções propostas.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade de análise crítica sobre a realidade social do Nordeste brasileiro.
- Estimular a criatividade e a capacidade de solucionar problemas.
- Incentivar o trabalho em equipe e o diálogo.
Critérios de avaliação
- Participação ativa dos alunos na construção do modelo dos cinco passos.
- Capacidade de análise crítica sobre a realidade social do Nordeste brasileiro.
- Criatividade e capacidade de solucionar problemas.
Ações do professor
- Explicar a atividade e suas etapas.
- Apresentar o problema da fome no Nordeste e os fatores que contribuem para isso.
- Orientar os alunos na construção do modelo.
Ações do aluno
- Trabalhar em equipe para criar o modelo.
- Analisar criticamente a realidade social do Nordeste brasileiro.
- Propor soluções criativas e viáveis para o problema da fome na região.