Aula sobre Existe Fome No Nordeste

Metodologia ativa - Estudo de Caso

Por que usar essa metodologia?

  • O estudo de caso aproxima o estudante do método científico, estimula a observação e experimentação. No estudo de caso o resultado final pode ser compartilhado com a comunidade escolar auxiliando na disseminação da informação em temas complexos e necessários.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como investigação, empatia, observação, resolução de problemas, elaboração de estratégias, e proatividade.

Você sabia?

O estudo de caso é utilizado na área da pesquisa acadêmica e visa analisar fenômenos através de estratégias científicas.


O Nordeste brasileiro é uma das regiões mais pobres do país, com altos índices de desigualdade social e econômica. A fome é um problema recorrente na região e, por isso, é importante o estudo das causas e consequências desse problema.

A atividade será desenvolvida em 7 etapas:


  1. Etapa 1 - Introdução

    Inicie com uma roda de conversa, perguntando aos alunos o que eles sabem sobre a fome no Nordeste e quais são as possíveis causas desse problema. O objetivo é identificar o conhecimento prévio dos alunos e instigá-los a pensar sobre o assunto.

  2. Etapa 2 - Estudo de Caso

    Apresente um estudo de caso sobre uma família nordestina que enfrenta problemas relacionados à fome. O objetivo é que os alunos se coloquem no lugar dos personagens e compreendam as dificuldades enfrentadas por eles.

  3. Etapa 3 - Modelo de Infográfico

    Os alunos devem criar um modelo de infográfico com lacunas a serem preenchidas durante o estudo de caso. O objetivo é que os alunos organizem as informações de forma clara e objetiva, facilitando a compreensão do problema da fome no Nordeste.

  4. Etapa 4 - Pesquisa

    Os alunos devem realizar uma pesquisa sobre as causas e consequências da fome no Nordeste. O objetivo é que os alunos aprofundem seus conhecimentos sobre o assunto e identifiquem possíveis soluções para o problema.

  5. Etapa 5 - Preenchimento do Infográfico

    Os alunos devem preencher as lacunas do modelo de infográfico com as informações obtidas durante o estudo de caso e pesquisa. O objetivo é que os alunos organizem as informações de forma clara e objetiva, facilitando a compreensão do problema da fome no Nordeste.

  6. Etapa 6 - Apresentação

    Os alunos devem apresentar o infográfico criado para a turma, explicando as informações contidas nele e as possíveis soluções para o problema da fome no Nordeste. O objetivo é que os alunos desenvolvam a habilidade de comunicação e argumentação.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Encerre a aula com uma roda de conversa, perguntando aos alunos o que eles aprenderam sobre o problema da fome no Nordeste e quais são as possíveis soluções para esse problema. O objetivo é que os alunos reflitam sobre o assunto e sejam capazes de propor soluções para o problema.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de análise crítica sobre a importância da produção agropecuária na sociedade urbano-industrial;
  • Identificar as causas e consequências da fome no Nordeste;
  • Propor soluções para o problema da fome no Nordeste.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa durante a roda de conversa;
  • Organização e clareza do infográfico criado;
  • Qualidade da pesquisa realizada;
  • Habilidade de comunicação e argumentação durante a apresentação;
  • Reflexão crítica sobre o problema da fome no Nordeste e possíveis soluções.

Ações do professor

  • Estimular a participação ativa dos alunos durante a roda de conversa;
  • Orientar os alunos na criação do modelo de infográfico;
  • Auxiliar os alunos na pesquisa sobre o tema;
  • Orientar os alunos na apresentação do infográfico;
  • Estimular a reflexão crítica sobre o problema da fome no Nordeste.

Ações do aluno

  • Participar ativamente da roda de conversa;
  • Criar o modelo de infográfico com lacunas a serem preenchidas;
  • Realizar a pesquisa sobre o tema;
  • Preencher o infográfico com as informações obtidas;
  • Apresentar o infográfico para a turma e propor soluções para o problema da fome no Nordeste.