Aula sobre Existe Fome No Nordeste
Metodologia ativa - Gamificação
Por que usar essa metodologia?
- A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
- Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
- Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.
Você sabia?
É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.
O Nordeste é uma região que sofre com a fome e a desigualdade social. A falta de recursos básicos, como a água e alimentos, é uma realidade para muitas pessoas que vivem na região. Para entender melhor essa realidade, é importante discutir sobre a produção agropecuária e sua importância na sociedade urbano-industrial.
A atividade será desenvolvida em 7 etapas:
Etapa 1 - Apresentação
Apresentação do tema e seus subtópicos.Etapa 2 - Divisão da turma
Divisão da turma em grupos com 4 a 5 alunos para criação do jogo de tabuleiro. Oriente os alunos na criação do jogo de tabuleiro, fornecendo exemplos e sugestões.Etapa 3 - Definição das regras
Em grupo, os alunos fazem a definição das regras e do objetivo do jogo.Etapa 4 - Criação dos materiais
Em seguida, fazem a criação do tabuleiro com 51 casas e dos cards de perguntas e ações para cada casa do tabuleiro.Etapa 5 - Pesquisa e elaboração das perguntas
Criação das perguntas e ações pelos alunos.Etapa 6 - Teste
Teste do jogo pelos grupos e ajustes necessários.Etapa 7 - Apresentação do jogo
Apresentação do jogo para a turma e discussão sobre as reflexões geradas durante o jogo. Finalize com uma reflexão sobre a importância da produção agropecuária na sociedade e sua relação com a desigualdade mundial de acesso aos recursos alimentares e à matéria-prima.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade de análise crítica sobre a importância da produção agropecuária na sociedade e sua relação com a desigualdade mundial de acesso aos recursos alimentares e à matéria-prima.
- Desenvolver o trabalho em equipe e a colaboração entre os alunos na criação de um jogo de tabuleiro.
- Estimular a criatividade e a imaginação dos alunos na criação de perguntas e ações para o jogo.
Critérios de avaliação
- Participação ativa dos alunos na criação do jogo de tabuleiro.
- Qualidade das perguntas e ações criadas pelos alunos.
- Habilidade de análise crítica dos alunos sobre a importância da produção agropecuária na sociedade.
Ações do professor
- Apresentar o tema e seus subtópicos de forma clara e objetiva.
- Orientar os alunos na criação do jogo de tabuleiro, fornecendo exemplos e sugestões.
- Estimular a participação ativa dos alunos durante todo o processo de criação do jogo.
Ações do aluno
- Trabalhar em equipe e colaborar na criação do jogo de tabuleiro.
- Criar perguntas e ações que estimulem a reflexão sobre a importância da produção agropecuária na sociedade.
- Participar ativamente durante todo o processo de criação do jogo.