Aula sobre Existe Fome No Nordeste

Metodologia ativa - Gamificação

Por que usar essa metodologia?

  • A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
  • Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.

Você sabia?

É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.


O Nordeste é uma região que sofre com a fome e a desigualdade social. A falta de recursos básicos, como a água e alimentos, é uma realidade para muitas pessoas que vivem na região. Para entender melhor essa realidade, é importante discutir sobre a produção agropecuária e sua importância na sociedade urbano-industrial.

A atividade será desenvolvida em 7 etapas:


  1. Etapa 1 - Apresentação

    Apresentação do tema e seus subtópicos.

  2. Etapa 2 - Divisão da turma

    Divisão da turma em grupos com 4 a 5 alunos para criação do jogo de tabuleiro. Oriente os alunos na criação do jogo de tabuleiro, fornecendo exemplos e sugestões.

  3. Etapa 3 - Definição das regras

    Em grupo, os alunos fazem a definição das regras e do objetivo do jogo.

  4. Etapa 4 - Criação dos materiais

    Em seguida, fazem a criação do tabuleiro com 51 casas e dos cards de perguntas e ações para cada casa do tabuleiro.

  5. Etapa 5 - Pesquisa e elaboração das perguntas

    Criação das perguntas e ações pelos alunos.

  6. Etapa 6 - Teste

    Teste do jogo pelos grupos e ajustes necessários.

  7. Etapa 7 - Apresentação do jogo

    Apresentação do jogo para a turma e discussão sobre as reflexões geradas durante o jogo. Finalize com uma reflexão sobre a importância da produção agropecuária na sociedade e sua relação com a desigualdade mundial de acesso aos recursos alimentares e à matéria-prima.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de análise crítica sobre a importância da produção agropecuária na sociedade e sua relação com a desigualdade mundial de acesso aos recursos alimentares e à matéria-prima.
  • Desenvolver o trabalho em equipe e a colaboração entre os alunos na criação de um jogo de tabuleiro.
  • Estimular a criatividade e a imaginação dos alunos na criação de perguntas e ações para o jogo.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos na criação do jogo de tabuleiro.
  • Qualidade das perguntas e ações criadas pelos alunos.
  • Habilidade de análise crítica dos alunos sobre a importância da produção agropecuária na sociedade.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e seus subtópicos de forma clara e objetiva.
  • Orientar os alunos na criação do jogo de tabuleiro, fornecendo exemplos e sugestões.
  • Estimular a participação ativa dos alunos durante todo o processo de criação do jogo.

Ações do aluno

  • Trabalhar em equipe e colaborar na criação do jogo de tabuleiro.
  • Criar perguntas e ações que estimulem a reflexão sobre a importância da produção agropecuária na sociedade.
  • Participar ativamente durante todo o processo de criação do jogo.