Aula sobre Existe Fome No Nordeste
Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida
Por que usar essa metodologia?
- A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
- Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
- É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.
Você sabia?
A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.
O Nordeste é uma região que sofre com a fome e a desigualdade social. A falta de recursos básicos, como a água e alimentos, é uma realidade para muitas pessoas que vivem na região. Para entender melhor essa realidade, é importante discutir sobre a produção agropecuária e sua importância na sociedade urbano-industrial.
A atividade será desenvolvida em 7 etapas:
Etapa 1 - Contextualização do tema
Apresente os dados sobre a fome no Nordeste e suas causas, promovendo a reflexão dos alunos sobre o assunto. Como sugestão, faça a apresentação de vídeos/documentários sobre a fome no Nordeste e as iniciativas para combatê-la. Utilize mapas e gráficos para ilustrar a desigualdade na distribuição de recursos alimentares e matéria-prima no mundo.Etapa 2 - Apresentação da metodologia
Explique a atividade e como ela será realizada.Etapa 3 - Pesquisa prévia
Os alunos pesquisam sobre o tema da atividade antes da aula.Etapa 4 - Elaboração do modelo de Dinâmica dos 3 Qs
Os alunos trabalham em grupos para elaborar o modelo, discutindo e analisando as informações pesquisadas e propondo soluções para o problema da fome no Nordeste.Etapa 5 - Apresentação do modelo
Os alunos apresentam o modelo para a turma, explicando cada um dos campos e as soluções propostas.Etapa 6 - Reflexão sobre a atividade
Os alunos refletem sobre o que aprenderam na atividade e como podem aplicar esse conhecimento na realidade.Etapa 7 - Avaliação
Avalie a participação e o desempenho dos alunos na atividade.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade de análise crítica dos alunos sobre a produção agropecuária e a desigualdade mundial de acesso aos recursos alimentares e à matéria-prima.
- Estimular a participação ativa dos alunos na construção do conhecimento através da atividade.
- Promover a reflexão sobre a realidade socioeconômica do Nordeste brasileiro e suas implicações na vida das pessoas.
- Desenvolver a habilidade de comunicação oral e escrita dos alunos na elaboração do modelo de Dinâmica dos 3 Qs.
- Estimular a criatividade dos alunos na elaboração de soluções para o problema da fome no Nordeste.
Critérios de avaliação
- Participação ativa dos alunos na construção do conhecimento.
- Capacidade de análise crítica dos alunos sobre o tema.
- Habilidade de comunicação oral e escrita na elaboração do modelo de Dinâmica dos 3 Qs.
- Criatividade na elaboração de soluções para o problema da fome no Nordeste.
- Cooperação e respeito mútuo entre os alunos durante a atividade.
Ações do professor
- Contextualização do tema: O professor deve iniciar a aula apresentando dados sobre a fome no Nordeste e suas causas, promovendo a reflexão dos alunos sobre o assunto.
- Apresentação da atividade: O professor deve explicar atividade e como ela será desenvolvida.
- Orientação para a elaboração do modelo de Dinâmica dos 3 Qs: O professor deve orientar os alunos na elaboração do modelo, explicando cada um dos campos e dando exemplos.
- Supervisão da atividade: O professor deve acompanhar a atividade, tirar dúvidas e orientar os alunos quando necessário.
- Avaliação: O professor deve avaliar a participação e o desempenho dos alunos na atividade.
Ações do aluno
- Pesquisa prévia: Os alunos devem pesquisar sobre o tema da atividade antes da aula, para poderem contribuir de forma mais efetiva na construção do conhecimento.
- Elaboração do modelo de Dinâmica dos 3 Qs: Os alunos devem trabalhar em grupos para elaborar o modelo, discutindo e analisando as informações pesquisadas e propondo soluções para o problema da fome no Nordeste.
- Apresentação do modelo: Os alunos devem apresentar o modelo para a turma, explicando cada um dos campos e as soluções propostas.
- Participação ativa na atividade: Os alunos devem participar ativamente da atividade, contribuindo com ideias e respeitando as opiniões dos colegas.
- Reflexão sobre a atividade: Os alunos devem refletir sobre o que aprenderam na atividade e como podem aplicar esse conhecimento na realidade.