Existem desigualdades no Brasil?

Será que existem desigualdades no Brasil? Acompanhe o vídeo dessa aula de Geografia para saber!

Material de apoio

Você pode assistir o vídeo para complementar a aula:


Atividades (8)

Navegue ao lado nos tipo de atividade para visualizar as propostas para essa aula.

  1. 1. Questão de múltipla escolha:

    De acordo com o gráfico, a distribuição de renda no Brasil é:

    A) Desigual, já que existe uma baixa concentração de renda (40% da polução mais pobre têm 28,3% de toda a renda do Brasil).

    B) Igualitária, já que existe uma baixa concentração de renda, que é distribuída entre os brasileiros de forma justa e igual (os mais pobres têm 40% de toda a renda do Brasil).

    C) Desigual, já que existe uma grande concentração de renda nas mãos de poucos brasileiros (1% da população mais rica tem mais do que o dobro da renda dos 40% mais pobres).

    Atividade completa
  2. 2. Atividade aberta:

    Atividade completa
  3. 3. Sala de Aula Invertida:

    A desigualdade é um problema social que afeta a todos, mas que, infelizmente, é mais presente em alguns lugares do que em outros. No Brasil, por exemplo, a desigualdade é um problema grave, e é importante que os alunos entendam o que isso significa e como isso afeta a vida das pessoas. Para isso, é possível utilizar exemplos práticos, como a diferença de renda entre as regiões do país, a distribuição de recursos e a falta de oportunidades para alguns grupos sociais.
    Atividade completa
  4. 4. Estudo de Caso:

    A desigualdade é um tema presente na sociedade brasileira e pode ser abordado de diversas formas, inclusive no componente de Geografia. Discutiremos a desigualdade no Brasil, suas causas e consequências, e como ela afeta a sociedade brasileira.
    Atividade completa
  5. 5. Rotação por estações:

    A desigualdade social é uma realidade presente em todas as sociedades, inclusive no Brasil. Nesta aula, vamos discutir sobre as desigualdades existentes no nosso país, em especial aquelas relacionadas ao acesso aos recursos alimentares e à matéria-prima. É importante que os alunos entendam como a produção agropecuária é essencial para a sociedade urbano-industrial e como a desigualdade no acesso a esses recursos pode afetar a vida das pessoas. Para isso, vamos utilizar a metodologia ativa Rotação por estações, na qual os alunos irão criar atividades relacionadas ao tema.
    Atividade completa
  6. 6. Cultura Maker:

    A desigualdade é um tema presente em diversos aspectos da sociedade brasileira, desde a distribuição de renda até o acesso a recursos básicos como saúde e educação. Nesta aula, o objetivo é discutir a existência de desigualdades no Brasil e como elas afetam a produção agropecuária. Para isso, será utilizada a metodologia ativa Cultura Maker, na qual os alunos criarão um diário de bordo com campos de Problema, Geração de Alternativas e Solução, em grupo. A atividade procura desenvolver a habilidade dos alunos em analisar a importância da produção agropecuária na sociedade urbano-industrial ante o problema da desigualdade mundial de acesso aos recursos alimentares e à matéria-prima.
    Atividade completa
  7. 7. Aprendizagem Baseada em Problemas:

    A desigualdade é um tema presente na sociedade brasileira e pode ser abordado de diversas formas, inclusive no componente de Geografia. Discutiremos a desigualdade no Brasil, suas causas e consequências, e como ela afeta a sociedade brasileira.
    Atividade completa
  8. 8. Design Thinking:

    A desigualdade é um tema presente na sociedade brasileira e pode ser abordado de diversas formas, inclusive no componente de Geografia. Discutiremos a desigualdade no Brasil, suas causas e consequências, e como ela afeta a sociedade brasileira.
    Atividade completa

Experimente novos recursos para a aula!

Quer mais formas de complementar a aula? Experimente as novas funções do AprendiZAP que utilizam inteligência artificial (IA) para criar mais conteúdos para você!


⭐ Aulas relacionadas

Compartilhar: