Existem desigualdades no Brasil?
Será que existem desigualdades no Brasil? Acompanhe o vídeo dessa aula de Geografia para saber!
Material de apoio
Você pode assistir o vídeo para complementar a aula:
Atividades (8)
Navegue ao lado nos tipo de atividade para visualizar as propostas para essa aula.
1. Questão de múltipla escolha:
De acordo com o gráfico, a distribuição de renda no Brasil é:
Atividade completaA)
Desigual, já que existe uma baixa concentração de renda (40% da polução mais pobre têm 28,3% de toda a renda do Brasil).B) Igualitária, já que existe uma baixa concentração de renda, que é distribuída entre os brasileiros de forma justa e igual (os mais pobres têm 40% de toda a renda do Brasil).
C) Desigual, já que existe uma grande concentração de renda nas mãos de poucos brasileiros (1% da população mais rica tem mais do que o dobro da renda dos 40% mais pobres).
2. Atividade aberta:
Atividade completa3. Sala de Aula Invertida:
A desigualdade é um problema social que afeta a todos, mas que, infelizmente, é mais presente em alguns lugares do que em outros. No Brasil, por exemplo, a desigualdade é um problema grave, e é importante que os alunos entendam o que isso significa e como isso afeta a vida das pessoas. Para isso, é possível utilizar exemplos práticos, como a diferença de renda entre as regiões do país, a distribuição de recursos e a falta de oportunidades para alguns grupos sociais.Atividade completa4. Estudo de Caso:
A desigualdade é um tema presente na sociedade brasileira e pode ser abordado de diversas formas, inclusive no componente de Geografia. Discutiremos a desigualdade no Brasil, suas causas e consequências, e como ela afeta a sociedade brasileira.Atividade completa5. Rotação por estações:
A desigualdade social é uma realidade presente em todas as sociedades, inclusive no Brasil. Nesta aula, vamos discutir sobre as desigualdades existentes no nosso país, em especial aquelas relacionadas ao acesso aos recursos alimentares e à matéria-prima. É importante que os alunos entendam como a produção agropecuária é essencial para a sociedade urbano-industrial e como a desigualdade no acesso a esses recursos pode afetar a vida das pessoas. Para isso, vamos utilizar a metodologia ativa Rotação por estações, na qual os alunos irão criar atividades relacionadas ao tema.Atividade completa6. Cultura Maker:
A desigualdade é um tema presente em diversos aspectos da sociedade brasileira, desde a distribuição de renda até o acesso a recursos básicos como saúde e educação. Nesta aula, o objetivo é discutir a existência de desigualdades no Brasil e como elas afetam a produção agropecuária. Para isso, será utilizada a metodologia ativa Cultura Maker, na qual os alunos criarão um diário de bordo com campos de Problema, Geração de Alternativas e Solução, em grupo. A atividade procura desenvolver a habilidade dos alunos em analisar a importância da produção agropecuária na sociedade urbano-industrial ante o problema da desigualdade mundial de acesso aos recursos alimentares e à matéria-prima.Atividade completa7. Aprendizagem Baseada em Problemas:
A desigualdade é um tema presente na sociedade brasileira e pode ser abordado de diversas formas, inclusive no componente de Geografia. Discutiremos a desigualdade no Brasil, suas causas e consequências, e como ela afeta a sociedade brasileira.Atividade completa8. Design Thinking:
A desigualdade é um tema presente na sociedade brasileira e pode ser abordado de diversas formas, inclusive no componente de Geografia. Discutiremos a desigualdade no Brasil, suas causas e consequências, e como ela afeta a sociedade brasileira.Atividade completa
Experimente novos recursos para a aula!
Quer mais formas de complementar a aula? Experimente as novas funções do AprendiZAP que utilizam inteligência artificial (IA) para criar mais conteúdos para você!
Compartilhar: