Aula sobre Existem Desigualdades No Brasil

Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Problemas

Por que usar essa metodologia?

  • Com essa metodologia é possível trabalhar com problemas que façam parte do cotidiano dos alunos, visando maior envolvimento deles com o tema.
  • Essa metodologia desenvolve a criatividade, o trabalho em grupo e propicia o surgimento de diferentes soluções para um único problema.

Você sabia?

A aprendizagem baseada em problemas surgiu na década de 1960 em escolas de medicina no Canadá e na Holanda. Ela foi extremamente importante no diagnóstico de muitas doenças na época, propiciando um tratamento mais rápido e eficaz.


A desigualdade é um tema presente na sociedade brasileira e pode ser abordado de diversas formas, inclusive no componente de Geografia. Discutiremos a desigualdade no Brasil, suas causas e consequências, e como ela afeta a sociedade brasileira.

  1. Etapa 1 - Apresentação do problema

    Apresente o tema e questione os estudantes se Existem desigualdades no Brasil.Estimule os estudantes a pensar em possíveis causas e consequências dessa desigualdade. Uma sugestão é realizar uma roda de conversa e verificar o que os estudantes sabem sobre o tema. Apresente os critérios de avaliação que serão utilizados.

  2. Etapa 2 - Geração de alternativas

    Divida os estudantes em grupos. Oriente a elaboração de possíveis alternativas para reduzir a desigualdade no Brasil, considerando a produção, distribuição de riqueza e o acesso aos recursos alimentares. Utilize indicadores como índice de gini, IDH, PIB, entre outros.

  3. Etapa 3 - Solução

    Cada grupo deve apresentar sua solução para a desigualdade social e econômica no Brasil, explicando como ela pode ser implementada e quais são os impactos esperados.

  4. Etapa 4 - Discussão em grupo

    Após a apresentação das soluções, oriente os grupos a discutirem em conjunto as diferentes propostas, comparando as vantagens e desvantagens de cada uma delas.

  5. Etapa 5 - Elaboração do diário de bordo

    Cada grupo deve elaborar um diário de bordo, contendo os campos de Problema, Geração de Alternativas e Solução, registrando as discussões e conclusões do grupo.

  6. Etapa 6 - Apresentação dos diários de bordo

    Cada grupo deve apresentar seu diário de bordo para a turma, explicando como chegou à solução proposta e quais foram os principais aprendizados.

  7. Etapa 7 - Avaliação

    Avalie o desempenho dos estudantes, considerando os critérios estabelecidos e apresentados previamente. Uma alternativa é utilizar uma avaliação por rubricas.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de análise crítica dos estudantes em relação às desigualdades no Brasil.
  • Estimular o trabalho em grupo e a colaboração entre os estudantes.
  • Desenvolver a capacidade de elaborar soluções criativas para problemas complexos.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa nos debates em grupo.
  • Elaboração de soluções criativas e viáveis para a desigualdade no Brasil.
  • Coerência entre o problema, a geração de alternativas e a solução apresentada no diário de bordo.

Ações do professor

  • Estimular a participação ativa dos estudantes nos debates em grupo.
  • Orientar na elaboração do diário de bordo.
  • Avaliar o desempenho com base nos critérios estabelecidos.

Ações do aluno

  • Participar ativamente dos debates em grupo.
  • Elaborar soluções criativas e viáveis para a redução das desigualdades no Brasil.
  • Registrar as discussões e conclusões do grupo no diário de bordo.