Aula sobre Existem Desigualdades No Brasil

Metodologia ativa - Design Thinking

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Thinking pode ser utilizado como metodologia ativa de diversas formas, desde a ideia inicial até a construção do produto ou projeto final. Para isso é imporante seguir os passos básicos do design que são: descoberta, interpretação, ideação, prototipação, testes e reflexão.
  • Para realizar todas as etapas é preciso dedicação e tempo, que nem sempre é possível no curto período de aula. Desta forma, você pode utilizar partes deste processo de forma isolada para focar em uma determinada temática, que no futuro pode se juntar ao projeto completo.
  • As primeiras etapas do design thinking são a descoberta e interpretação, que consiste em identificar um problema, definir o público alvo e compreender as suas reais necessidades. Neste contexto, o mapa de empatia busca aprofundar as pesquisas e trazer mais eficiência ao processo de construção do projeto.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como empatia, criatividade, colaboração, observação, resolução de problemas, escuta ativa, investigação e protagonismo.

Você sabia?

É possível utilizar essa metodologia em parceria com outras, como a aprendizagem baseada em problemas e/ou projetos. Essa metodologia pode ser utilizada como parte do processo na construção de soluções e desenvolvimento de protótipos.


A desigualdade é um tema presente na sociedade brasileira e pode ser abordado de diversas formas, inclusive no componente de Geografia. Discutiremos a desigualdade no Brasil, suas causas e consequências, e como ela afeta a sociedade brasileira.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Inicie a aula com uma roda de conversa sobre o que os alunos sabem sobre desigualdades no Brasil. Em seguida, apresente o objetivo da aula e o mapa de empatia.

  2. Etapa 2 - Mapa de Empatia

    Divida os alunos em grupos e distribua o mapa de empatia para preencher sobre um personagem fictício, ou persona, que vive em uma região de baixa renda no Brasil. Explique para os estudantes como preencher os campos "O que ele pensa e sente?", "O que ele escuta?", "O que ele fala e faz?", "O que ele vê?", "Dores" e "Ganhos". O objetivo é que os alunos possam se colocar no lugar de outra pessoa e entender suas necessidades e desafios.

  3. Etapa 3 - Discussão em grupo

    Após preencher o mapa de empatia, os alunos irão discutir em grupo as informações coletadas e identificar as principais dificuldades enfrentadas pela pessoa retratada no mapa de empatia.

  4. Etapa 4 - Apresentação dos grupos

    Cada grupo irá apresentar as informações coletadas sobre o personagem fictício, ou persona, e discutir as possíveis causas e consequências da desigualdade social no Brasil.

  5. Etapa 5 - Exemplificando

    Apresente exemplos de desigualdades sociais no Brasil, como a distribuição de renda e a falta de acesso a serviços básicos como saúde e educação. Utilize mapas, gráficos e infográficos.

  6. Etapa 6 - Debate em grupo

    Os alunos irão debater em grupo sobre possíveis soluções para reduzir as desigualdades sociais no Brasil. Peça para fazerem registro das ações.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Conclua a atividade fazendo um resumo dos principais pontos discutidos e incentivando os alunos a refletirem sobre o papel de cada um na construção de uma sociedade mais justa e igualitária.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver habilidades de análise e reflexão crítica sobre a desigualdade social no Brasil.
  • Estimular a empatia e a compreensão das necessidades e desafios de outras pessoas.
  • Promover o debate e a busca por soluções para reduzir as desigualdades sociais no país.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa nas atividades propostas.
  • Capacidade de análise e reflexão crítica sobre o tema.
  • Cooperação e trabalho em equipe durante a atividade em grupo.

Ações do professor

  • Estimular a participação e o debate em grupo.
  • Apresentar exemplos práticos e incentivar a busca por soluções.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades propostas.
  • Preencher o mapa de empatia e discutir em grupo as informações coletadas.
  • Cooperar e trabalhar em equipe durante a atividade em grupo.