Aula sobre Existem Desigualdades No Brasil

Metodologia ativa - Rotação por estações

Por que usar essa metodologia?

  • Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.

Você sabia?

É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.


A desigualdade social é uma realidade presente em todas as sociedades, inclusive no Brasil. Nesta aula, vamos discutir sobre as desigualdades existentes no nosso país, em especial aquelas relacionadas ao acesso aos recursos alimentares e à matéria-prima. É importante que os alunos entendam como a produção agropecuária é essencial para a sociedade urbano-industrial e como a desigualdade no acesso a esses recursos pode afetar a vida das pessoas. Para isso, vamos utilizar a metodologia ativa Rotação por estações, na qual os alunos irão criar atividades relacionadas ao tema.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Apresente o tema e explique a importância da produção agropecuária na sociedade urbano-industrial. Em seguida, divida a turma em três grupos para a realização das estações. Explique que as estações acontecem simultaneamente, e após um tempo determinado, há troca das estações. Organize os materiais.

  2. Etapa 2 - Estação 1 - Debate

    Nesta estação, os alunos irão debater sobre as desigualdades no acesso aos recursos alimentares e a renda no Brasil. Disponibilize materiais de apoio, como textos e vídeos, para que os alunos possam embasar suas argumentações.

  3. Etapa 3 - Estação 2 - Análise de dados

    Nesta estação, os alunos irão analisar dados sobre a produção agropecuária no Brasil e como ela está distribuída pelo território nacional. Disponibilize gráficos e tabelas para que os alunos possam fazer suas análises.

  4. Etapa 4 - Estação 3 - Produção de texto

    Nesta estação, os alunos irão produzir um texto sobre a importância da produção agropecuária na sociedade urbano-industrial e como a desigualdade no acesso aos recursos alimentares e à renda pode afetar a vida das pessoas. Disponibilize um roteiro para a produção do texto.

  5. Etapa 5 - Socialização das atividades

    Ao final das estações, os alunos irão socializar as aprendizagens desenvolvidas em cada estação para a turma. Faça a mediação da discussão e estimule a participação dos alunos.

  6. Etapa 6 - Avaliação

    Avalie a participação dos alunos nas atividades e sua compreensão sobre o tema. Solicite que os alunos avaliem a atividade e deem sugestões para melhorias.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de análise crítica sobre as desigualdades no acesso aos recursos alimentares e a renda no Brasil.
  • Estimular a produção de texto argumentativo sobre a importância da produção agropecuária na sociedade urbano-industrial.
  • Promover a interação entre os alunos e a troca de conhecimentos sobre o tema.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa nas atividades propostas.
  • Compreensão do tema e capacidade de análise crítica.
  • Qualidade do texto produzido.
  • Colaboração com os colegas e respeito às diferenças de opinião.
  • Cumprimento dos prazos estabelecidos.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e mediar as discussões.
  • Disponibilizar materiais de apoio para as atividades.
  • Estimular a participação dos alunos e a troca de conhecimentos.
  • Avaliar o desempenho dos alunos nas atividades.
  • Dar feedbacks construtivos sobre o desempenho dos alunos.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades propostas.
  • Analisar criticamente as informações apresentadas.
  • Produzir um texto argumentativo sobre o tema.
  • Colaborar com os colegas e respeitar as diferenças de opinião.
  • Avaliar a atividade e dar sugestões para melhorias.