Existência de vida fora da Terra
Nesta aula de Ciências, vamos refletir sobre as possibilidades de vida fora da Terra. Vamos juntos entrar no mundo das ciências? Divirta-se! 😄
Material de apoio
Você pode assistir o vídeo para complementar a aula:
Atividades (8)
Navegue ao lado nos tipo de atividade para visualizar as propostas para essa aula.
1. Questão de múltipla escolha:
Sobre a existência de vida fora da Terra, é certo afirmar que:
Atividade completaA)
Um satélite de Júpiter é uma das principais apostas pra encontrar vida fora da Terra.B) É impossível existir vida inteligente fora da Terra.
C) Não existem limitações pra busca por vida em outros planetas da Via Láctea.
2. Atividade aberta:
Atividade completa3. Aprendizagem Baseada em Problemas:
A aula sobre a existência de vida fora da Terra é um tema que desperta grande interesse e curiosidade nos alunos. É importante que o professor utilize recursos analógicos para tornar a aula mais envolvente e didática, mesmo diante das limitações de recursos digitais, impressão e deslocamentos. Neste sentido, a metodologia ativa Aprendizagem Baseada em Problemas pode ser uma excelente estratégia para desenvolver a habilidade dos alunos em selecionar argumentos sobre a viabilidade da sobrevivência humana fora da Terra.Atividade completa4. Design Thinking:
Antes de iniciar a aula, é importante contextualizar o tema, explicando que a busca por vida fora da Terra é uma das grandes questões da humanidade. Apresente exemplos como a sonda Voyager, que carrega um disco dourado com sons e imagens da Terra para serem encontrados por possíveis seres extraterrestres, e o telescópio espacial Hubble, que nos permitiu ver mais longe no universo e encontrar planetas que podem abrigar vida. É importante também destacar que a busca por vida fora do nosso planeta envolve vários campos de estudo, como a astronomia, a astrobiologia e a física.Atividade completaAula em 7 etapas utilizando a metodologia ativa Design Thinking:
5. Aprendizagem Entre Pares:
Nesta aula, os alunos serão desafiados a refletir sobre a existência de vida fora da Terra, considerando as condições necessárias para a sobrevivência humana em outros planetas e as distâncias e tempos envolvidos em viagens interplanetárias e interestelares.Atividade completa6. Estudo de Caso:
A busca por vida fora da Terra é um tema que desperta a curiosidade e o interesse de muitas pessoas. Desde a década de 1960, a NASA tem enviado sondas e missões espaciais para explorar o espaço e buscar sinais de vida em outros planetas. Além disso, muitos cientistas acreditam que a vida pode existir em outros planetas, seja em forma de microrganismos ou até mesmo em formas mais complexas. Nesta aula, os alunos irão explorar esse tema e desenvolver habilidades de argumentação sobre a viabilidade da sobrevivência humana fora da Terra.Atividade completa7. Gamificação:
A busca por vida fora da Terra é um tema que fascina a humanidade há séculos. Desde a antiguidade, filósofos e cientistas têm se dedicado a pensar sobre a possibilidade de existência de vida em outros planetas. Com o avanço da tecnologia, a ciência tem se aproximado cada vez mais de encontrar respostas para essa questão. Nesta atividade, os alunos irão se tornar cientistas e criar um jogo que explique a viabilidade da sobrevivência humana fora da Terra.Atividade completaA metodologia utilizada será a Gamificação, na qual é utilizada a dinâmica de jogos. Estruture uma dinâmica pensando em gerar o maior engajamento possível. Para isso é necessário criar objetivos, identificar os desafios, separar em níveis de dificuldades, pensar em um sistema de recompensas e feedbacks visando a motivação. A avaliação poderá ser feita através de um mapa de registro ou um formulário Google Gamificado.
8. Ensino Híbrido:
A busca por vida fora da Terra é um tema que sempre despertou a curiosidade humana. Desde a antiguidade, as pessoas se perguntam se estamos sozinhos no universo. Com o avanço da ciência e da tecnologia, temos descoberto cada vez mais planetas em nossa galáxia e em outras galáxias. Nesta aula, será explorada a existência de vida fora da Terra e discutida a viabilidade da sobrevivência humana em outros planetas. Para isso, será utilizada a metodologia ativa Ensino Híbrido, na qual os alunos criarão um modelo de registro de aprendizagem, contendo os campos de Check-in e Check-out para desenvolver o tema e seus subtópicos. Essa metodologia permitirá que os alunos sejam protagonistas em seu próprio processo de aprendizagem.Atividade completaEnsino Híbrido
Experimente novos recursos para a aula!
Quer mais formas de complementar a aula? Experimente as novas funções do AprendiZAP que utilizam inteligência artificial (IA) para criar mais conteúdos para você!
Compartilhar: