Aula sobre Existencia De Vida Fora Da Terra

Metodologia ativa - Aprendizagem Entre Pares

Por que usar essa metodologia?

  • Através desta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, argumentação, liderança, autoestima, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.

Você sabia?

A aprendizagem entre pares foi desenvolvida por um professor de física, Eric Mazur, em 1990 na Universidade de Harvard. O professor notou a necessidade de mudar a forma tradicional das suas aulas, buscando maior engajamento dos alunos. Resolveu então, pesquisar e criar uma nova forma de ensinar e aprender em dupla.


Nesta aula, os alunos serão desafiados a refletir sobre a existência de vida fora da Terra, considerando as condições necessárias para a sobrevivência humana em outros planetas e as distâncias e tempos envolvidos em viagens interplanetárias e interestelares.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema da aula e explique a sua relevância para a ciência e para a humanidade. Os alunos serão convidados a compartilhar suas opiniões e expectativas em relação ao assunto.

  2. Etapa 2 - Formação dos Grupos

    Os alunos serão divididos em grupos de 4 a 5 pessoas, e cada um terá uma função. Explique a importância da colaboração e do respeito mútuo.

  3. Etapa 3 - Pesquisa e Discussão

    Cada grupo terá um tempo determinado para pesquisar sobre as condições necessárias para a existência de vida em outros planetas e as características dos planetas mais próximos da Terra. Em seguida, os grupos deverão discutir e selecionar os argumentos mais relevantes e convincentes para sua apresentação.

  4. Etapa 4 - Elaboração do Template de Avaliação por Pares

    Os grupos deverão criar um template de avaliação por pares, contendo os critérios de avaliação, organização do grupo, construção dos argumentos, apresentação e comunicação, desempenho geral, que devem ser preenchidos com uma nota numa escala de 1 a 5.

  5. Etapa 5 - Preparação da Apresentação

    Cada grupo terá um tempo determinado para preparar sua apresentação, utilizando recursos analógicos, como cartolinas, lápis de cor, canetas, etc. O líder do grupo deverá garantir que todos os membros participem e contribuam de forma equilibrada.

  6. Etapa 6 - Apresentação e Avaliação

    Cada grupo terá um tempo determinado para apresentar seus argumentos e responder às perguntas dos demais grupos. Após cada apresentação, os demais grupos deverão avaliar o desempenho do grupo apresentador, preenchendo o template de avaliação por pares.

  7. Etapa 7 - Reflexão e Conclusão

    Conduza a uma reflexão sobre os resultados da atividade e a importância da colaboração, da comunicação e da avaliação entre pares. Os alunos serão convidados a compartilhar suas impressões e conclusões sobre o tema da aula.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de selecionar argumentos sobre a viabilidade da sobrevivência humana fora da Terra;
  • Estimular a colaboração e o respeito mútuo entre os alunos;
  • Promover a reflexão crítica e a autonomia dos alunos.

Critérios de avaliação

  • Organização do grupo;
  • Construção dos argumentos;
  • Apresentação e comunicação;
  • Desempenho geral.

Ações do professor

  • Apresentar o tema da aula e explicar sua relevância;
  • Dividir os alunos em grupos e explicar o papel de cada um;
  • Orientar a pesquisa e a seleção dos argumentos;
  • Conduzir a reflexão sobre os resultados da atividade.

Ações do aluno

  • Pesquisar e selecionar os argumentos mais relevantes;
  • Colaborar e respeitar os demais membros do grupo;
  • Preparar e apresentar sua argumentação de forma clara e objetiva;
  • Avaliar os demais grupos de forma justa e imparcial;
  • Refletir sobre os resultados da atividade e sua contribuição para o aprendizado.