Aula sobre Existencia De Vida Fora Da Terra

Metodologia ativa - Design Thinking

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Thinking pode ser utilizado como metodologia ativa de diversas formas, desde a ideia inicial até a construção do produto ou projeto final. Para isso é imporante seguir os passos básicos do design que são: descoberta, interpretação, ideação, prototipação, testes e reflexão.
  • Para realizar todas as etapas é preciso dedicação e tempo, que nem sempre é possível no curto período de aula. Desta forma, você pode utilizar partes deste processo de forma isolada para focar em uma determinada temática, que no futuro pode se juntar ao projeto completo.
  • As primeiras etapas do design thinking são a descoberta e interpretação, que consiste em identificar um problema, definir o público alvo e compreender as suas reais necessidades. Neste contexto, o mapa de empatia busca aprofundar as pesquisas e trazer mais eficiência ao processo de construção do projeto.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como empatia, criatividade, colaboração, observação, resolução de problemas, escuta ativa, investigação e protagonismo.

Você sabia?

É possível utilizar essa metodologia em parceria com outras, como a aprendizagem baseada em problemas e/ou projetos. Essa metodologia pode ser utilizada como parte do processo na construção de soluções e desenvolvimento de protótipos.


Antes de iniciar a aula, é importante contextualizar o tema, explicando que a busca por vida fora da Terra é uma das grandes questões da humanidade. Apresente exemplos como a sonda Voyager, que carrega um disco dourado com sons e imagens da Terra para serem encontrados por possíveis seres extraterrestres, e o telescópio espacial Hubble, que nos permitiu ver mais longe no universo e encontrar planetas que podem abrigar vida. É importante também destacar que a busca por vida fora do nosso planeta envolve vários campos de estudo, como a astronomia, a astrobiologia e a física.

Aula em 7 etapas utilizando a metodologia ativa Design Thinking:


  1. Etapa 1 - Mapa de empatia

    Inicie a aula propondo aos alunos que criem um mapa de empatia sobre a possibilidade de existência de vida fora da Terra. Divida a turma em grupos e peça que preencham os campos do mapa de empatia com base na seguinte pergunta: "O que sabemos sobre a possibilidade de existência de vida fora da Terra?". Cada grupo pode apresentar suas conclusões para a turma.

  2. Etapa 2 - Brainstorm

    Com base nas informações levantadas na etapa anterior, proponha um brainstorm em grupo para listar as possíveis condições necessárias à vida em outros planetas. Peça que os alunos anotem as ideias em post-its e organizem em um painel.

  3. Etapa 3 - Seleção de ideias

    Com base nas ideias levantadas na etapa anterior, proponha uma seleção das ideias mais relevantes para a sobrevivência humana fora da Terra. Peça que os alunos justifiquem suas escolhas.

  4. Etapa 4 - Prototipagem

    Com base nas ideias selecionadas na etapa anterior, proponha um exercício de prototipagem em grupo para criar possíveis formas de vida em outros planetas. Os alunos podem desenhar, modelar com massinha ou utilizar outros materiais analógicos para criar seus protótipos.

  5. Etapa 5 - Teste

    Com os protótipos prontos, proponha um teste em grupo para avaliar a viabilidade da sobrevivência humana em outros planetas. Os alunos podem simular diferentes condições, como falta de oxigênio, temperaturas extremas, radiação etc.

  6. Etapa 6 - Avaliação

    Peça que os alunos avaliem o processo de criação e teste dos protótipos e discutam como as ideias levantadas na etapa 2 podem ser aplicadas na vida real.

  7. Etapa 7 - Síntese

    Para finalizar a aula, proponha uma síntese em grupo sobre as possibilidades de vida fora da Terra e os desafios envolvidos na busca por ela. Os alunos podem apresentar suas conclusões para a turma.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de argumentação com base em informações científicas.
  • Estimular a criatividade e o pensamento crítico.
  • Desenvolver a habilidade de trabalho em equipe.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa nas atividades propostas.
  • Utilização de informações científicas para argumentar.
  • Criatividade na criação dos protótipos.
  • Cooperação e respeito ao trabalho em equipe.
  • Capacidade de síntese e apresentação das conclusões.

Ações do professor

  • Orientar e acompanhar as atividades propostas.
  • Estimular a participação de todos os alunos.
  • Fornecer informações científicas relevantes para a aula.
  • Avaliar o desempenho dos alunos e dar feedback.
  • Estimular a reflexão crítica sobre as conclusões apresentadas.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades propostas.
  • Utilizar informações científicas para argumentar.
  • Criar protótipos criativos e viáveis.
  • Cooperar e respeitar o trabalho em equipe.
  • Apresentar conclusões de forma clara e objetiva.