Aula sobre Existencia De Vida Fora Da Terra

Metodologia ativa - Ensino Híbrido

Por que usar essa metodologia?

  • Através do Ensino Híbrido é possível obter o que há de melhor entre os dois formatos (físico e digital), valorizando a personalização da aprendizagem.
  • Essa abordagem pedagógica permite que o aluno tenha acesso ao conteúdo antes do encontro presencial e possa estudar em diferentes ambientes.
  • O tempo de aula presencial é melhor aproveitado. Os momentos de aprendizado ativo são dedicados a dúvidas, resolução de problemas, discussões e outras atividades colaborativas com foco na aprendizagem com significado.
  • Ao trabalhar esta abordagem ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, alfabetização digital, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.

Você sabia?

O ensino híbrido é conhecido como abordagem pedagógica ativa que propicia a utilização em conjunto de muitas outras metodologias, como a sala de aula invertida e a rotação por estações.


A busca por vida fora da Terra é um tema que sempre despertou a curiosidade humana. Desde a antiguidade, as pessoas se perguntam se estamos sozinhos no universo. Com o avanço da ciência e da tecnologia, temos descoberto cada vez mais planetas em nossa galáxia e em outras galáxias. Nesta aula, será explorada a existência de vida fora da Terra e discutida a viabilidade da sobrevivência humana em outros planetas. Para isso, será utilizada a metodologia ativa Ensino Híbrido, na qual os alunos criarão um modelo de registro de aprendizagem, contendo os campos de Check-in e Check-out para desenvolver o tema e seus subtópicos. Essa metodologia permitirá que os alunos sejam protagonistas em seu próprio processo de aprendizagem.

Ensino Híbrido


  1. Etapa 1 - Check-in

    Os alunos farão uma breve reflexão sobre o que sabem sobre a existência de vida fora da Terra. Em seguida, faça uma apresentação sobre o tema, mostrando imagens e vídeos de planetas e satélites em nosso sistema solar e em outras galáxias.

  2. Etapa 2 - Características dos planetas

    Os alunos farão uma pesquisa sobre as características dos planetas, como tamanho, massa, temperatura e composição. Em seguida, discutirão em grupo as possibilidades de vida em cada planeta e apresentarão suas conclusões para a turma.

  3. Etapa 3 - Condições necessárias à vida

    Os alunos farão uma pesquisa sobre as condições necessárias à vida, como água, oxigênio e temperatura adequada. Em seguida, discutirão em grupo as possibilidades de existência de vida em outros planetas, levando em consideração essas condições.

  4. Etapa 4 - Distâncias e tempos envolvidos em viagens interplanetárias e interestelares

    Os alunos farão uma pesquisa sobre as distâncias e tempos envolvidos em viagens interplanetárias e interestelares. Em seguida, discutirão em grupo a viabilidade de viagens espaciais para a sobrevivência humana em outros planetas.

  5. Etapa 5 - Check-out

    Os alunos farão uma reflexão sobre o que aprenderam durante a aula e como isso pode ser aplicado em suas vidas. Em seguida, apresentarão seus modelos de registro de aprendizagem para a turma.

  6. Etapa 6 - Discussão em grupo

    Conduza uma discussão em grupo sobre as possibilidades de vida fora da Terra e a viabilidade da sobrevivência humana em outros planetas, levando em consideração as pesquisas e reflexões dos alunos.

  7. Etapa 7 - Check-out final

    Os alunos farão uma última reflexão sobre o que aprenderam durante a aula e como isso pode ser aplicado em suas vidas.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em selecionar argumentos sobre a viabilidade da sobrevivência humana fora da Terra, com base nas condições necessárias à vida, nas características dos planetas e nas distâncias e nos tempos envolvidos em viagens interplanetárias e interestelares.
  • Estimular o trabalho em grupo e a colaboração entre os alunos.
  • Desenvolver a capacidade dos alunos de pesquisar e selecionar informações relevantes sobre um tema específico.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa e colaborativa nas atividades em grupo.
  • Capacidade de pesquisa e seleção de informações relevantes.
  • Habilidade em selecionar argumentos sobre a viabilidade da sobrevivência humana fora da Terra, com base nas condições necessárias à vida, nas características dos planetas e nas distâncias e nos tempos envolvidos em viagens interplanetárias e interestelares.
  • Clareza e objetividade na apresentação dos modelos de registro de aprendizagem.
  • Reflexão crítica sobre o tema e sua aplicação na vida cotidiana.

Ações do professor

  • Apresentar o tema de forma clara e objetiva.
  • Estimular a participação ativa e colaborativa dos alunos nas atividades em grupo.
  • Orientar os alunos na pesquisa e seleção de informações relevantes.
  • Conduzir a discussão em grupo para estimular a reflexão crítica sobre o tema.
  • Avaliar o desempenho dos alunos segundo os critérios estabelecidos.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades em grupo.
  • Realizar pesquisas e selecionar informações relevantes sobre o tema.
  • Elaborar modelos de registro de aprendizagem claros e objetivos.
  • Apresentar suas conclusões de forma clara e objetiva.
  • Refletir criticamente sobre o tema e sua aplicação na vida cotidiana.