Aula sobre Existencia De Vida Fora Da Terra

Metodologia ativa - Estudo de Caso

Por que usar essa metodologia?

  • O estudo de caso aproxima o estudante do método científico, estimula a observação e experimentação. No estudo de caso o resultado final pode ser compartilhado com a comunidade escolar auxiliando na disseminação da informação em temas complexos e necessários.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como investigação, empatia, observação, resolução de problemas, elaboração de estratégias, e proatividade.

Você sabia?

O estudo de caso é utilizado na área da pesquisa acadêmica e visa analisar fenômenos através de estratégias científicas.


A busca por vida fora da Terra é um tema que desperta a curiosidade e o interesse de muitas pessoas. Desde a década de 1960, a NASA tem enviado sondas e missões espaciais para explorar o espaço e buscar sinais de vida em outros planetas. Além disso, muitos cientistas acreditam que a vida pode existir em outros planetas, seja em forma de microrganismos ou até mesmo em formas mais complexas. Nesta aula, os alunos irão explorar esse tema e desenvolver habilidades de argumentação sobre a viabilidade da sobrevivência humana fora da Terra.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema e instigue a curiosidade dos alunos sobre a existência de vida fora da Terra. Será feita uma roda de conversa para que os alunos possam compartilhar o que sabem e o que gostariam de saber sobre o tema.

  2. Etapa 2 - Estudo de caso

    Apresente um estudo de caso sobre um planeta fictício que apresenta condições favoráveis para a sobrevivência humana. Os alunos deverão analisar o caso e identificar as condições necessárias para a sobrevivência humana em um planeta.

  3. Etapa 3 - Subtópicos

    Os alunos deverão ser divididos em grupos para pesquisar sobre os subtópicos relacionados ao tema, tais como: características dos planetas, distâncias e tempos envolvidos em viagens interplanetárias e interestelares.

  4. Etapa 4 - Infográfico

    Com base nas pesquisas realizadas, os alunos deverão criar um template de infográfico com lacunas a serem preenchidas, que servirá de apoio ao estudo de caso. O infográfico deverá conter informações sobre as condições necessárias para a sobrevivência humana em um planeta.

  5. Etapa 5 - Preenchimento do infográfico

    Os alunos deverão preencher as lacunas do infográfico com base nas informações coletadas durante as pesquisas.

  6. Etapa 6 - Debate

    Os grupos irão apresentar seus infográficos e debater sobre a viabilidade da sobrevivência humana fora da Terra com base nas informações coletadas.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Faça uma síntese dos principais pontos discutidos na aula e instigue os alunos a refletirem sobre a importância da pesquisa científica para a busca de respostas sobre a existência de vida fora da Terra.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver habilidades de argumentação e debate.
  • Estimular a curiosidade e o interesse dos alunos pelo tema.
  • Desenvolver habilidades de pesquisa e organização de informações.

Critérios de avaliação

  • Participação e engajamento dos alunos durante a aula.
  • Qualidade das informações coletadas e organizadas pelos alunos.
  • Habilidade dos alunos em argumentar e debater sobre o tema.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e instigar a curiosidade dos alunos.
  • Orientar os alunos na pesquisa e organização das informações.
  • Estimular o debate e a argumentação dos alunos.

Ações do aluno

  • Participar ativamente da aula e das atividades propostas.
  • Realizar pesquisas e organizar as informações de forma clara e objetiva.
  • Argumentar e debater com base nas informações coletadas.