Aula sobre Existencia De Vida Fora Da Terra
Metodologia ativa - Gamificação
Por que usar essa metodologia?
- A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
- Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
- Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.
Você sabia?
É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.
A busca por vida fora da Terra é um tema que fascina a humanidade há séculos. Desde a antiguidade, filósofos e cientistas têm se dedicado a pensar sobre a possibilidade de existência de vida em outros planetas. Com o avanço da tecnologia, a ciência tem se aproximado cada vez mais de encontrar respostas para essa questão. Nesta atividade, os alunos irão se tornar cientistas e criar um jogo que explique a viabilidade da sobrevivência humana fora da Terra.
A metodologia utilizada será a Gamificação, na qual é utilizada a dinâmica de jogos. Estruture uma dinâmica pensando em gerar o maior engajamento possível. Para isso é necessário criar objetivos, identificar os desafios, separar em níveis de dificuldades, pensar em um sistema de recompensas e feedbacks visando a motivação. A avaliação poderá ser feita através de um mapa de registro ou um formulário Google Gamificado.
Etapa 1 - Introdução
Inicie a aula com uma discussão sobre a existência de vida fora da Terra. Os alunos serão convidados a participar da discussão, apresentando suas opiniões e hipóteses sobre o tema. Utilize recursos analógicos, como cartazes, imagens e livros para ilustrar a discussão.Etapa 2 - Apresentação da Gamificação
Apresente a metodologia ativa de Gamificação, explicando como ela funciona e como será aplicada na aula. Os alunos serão convidados a criar um jogo sobre a viabilidade da sobrevivência humana fora da Terra.Etapa 3 - Divisão em Grupos
Os alunos serão divididos em grupos de no máximo 4 pessoas. Cada grupo escolherá um nome para seu jogo.Etapa 4 - Definição dos Objetivos e Desafios do Jogo
Cada grupo deverá definir o objetivo do jogo e os desafios que os jogadores enfrentarão para alcançá-lo.Etapa 5 - Definição dos Níveis e Esquema de Recompensas
Cada grupo deverá definir os níveis do jogo e as recompensas que os jogadores receberão ao completá-los.Etapa 6 - Informações para o Consumidor Final
Cada grupo deverá criar um folder explicando as características do jogo, para que o consumidor final possa entender como jogar.Etapa 7 - Apresentação dos Jogos
Cada grupo apresentará seu jogo para a turma, explicando o objetivo, os desafios, os níveis, o esquema de recompensas e as informações para o consumidor final.
Intencionalidades pedagógicas
- Estimular o pensamento crítico e a curiosidade dos alunos;
- Estimular a criatividade e o trabalho em equipe dos alunos;
- Estimular a reflexão e o planejamento dos alunos;
- Estimular a comunicação e a organização dos alunos;
- Estimular a apresentação oral e a avaliação crítica dos alunos.
Critérios de avaliação
- Coerência entre os objetivos, desafios, níveis, esquema de recompensas e informações para o consumidor final;
- Originalidade e criatividade na criação do jogo;
- Clareza na apresentação oral.
Ações do professor
- Incentivar a participação dos alunos na discussão;
- Explicar a metodologia ativa de Gamificação;
- Dividir os alunos em grupos;
- Orientar os grupos na definição dos objetivos e desafios do jogo;
- Avaliar os jogos apresentados.
Ações do aluno
- Participar da discussão, apresentando suas opiniões e hipóteses sobre o tema.
- Ouvir atentamente as explicações do professor.
- Escolher um nome para o jogo, definir o objetivo do jogo e os desafios que os jogadores enfrentarão.
- Apresentar o jogo criado para a turma.