Aula sobre Existencia De Vida Fora Da Terra

Metodologia ativa - Gamificação

Por que usar essa metodologia?

  • A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
  • Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.

Você sabia?

É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.


A busca por vida fora da Terra é um tema que fascina a humanidade há séculos. Desde a antiguidade, filósofos e cientistas têm se dedicado a pensar sobre a possibilidade de existência de vida em outros planetas. Com o avanço da tecnologia, a ciência tem se aproximado cada vez mais de encontrar respostas para essa questão. Nesta atividade, os alunos irão se tornar cientistas e criar um jogo que explique a viabilidade da sobrevivência humana fora da Terra.

A metodologia utilizada será a Gamificação, na qual é utilizada a dinâmica de jogos. Estruture uma dinâmica pensando em gerar o maior engajamento possível. Para isso é necessário criar objetivos, identificar os desafios, separar em níveis de dificuldades, pensar em um sistema de recompensas e feedbacks visando a motivação. A avaliação poderá ser feita através de um mapa de registro ou um formulário Google Gamificado.


  1. Etapa 1 - Introdução

    Inicie a aula com uma discussão sobre a existência de vida fora da Terra. Os alunos serão convidados a participar da discussão, apresentando suas opiniões e hipóteses sobre o tema. Utilize recursos analógicos, como cartazes, imagens e livros para ilustrar a discussão.

  2. Etapa 2 - Apresentação da Gamificação

    Apresente a metodologia ativa de Gamificação, explicando como ela funciona e como será aplicada na aula. Os alunos serão convidados a criar um jogo sobre a viabilidade da sobrevivência humana fora da Terra.

  3. Etapa 3 - Divisão em Grupos

    Os alunos serão divididos em grupos de no máximo 4 pessoas. Cada grupo escolherá um nome para seu jogo.

  4. Etapa 4 - Definição dos Objetivos e Desafios do Jogo

    Cada grupo deverá definir o objetivo do jogo e os desafios que os jogadores enfrentarão para alcançá-lo.

  5. Etapa 5 - Definição dos Níveis e Esquema de Recompensas

    Cada grupo deverá definir os níveis do jogo e as recompensas que os jogadores receberão ao completá-los.

  6. Etapa 6 - Informações para o Consumidor Final

    Cada grupo deverá criar um folder explicando as características do jogo, para que o consumidor final possa entender como jogar.

  7. Etapa 7 - Apresentação dos Jogos

    Cada grupo apresentará seu jogo para a turma, explicando o objetivo, os desafios, os níveis, o esquema de recompensas e as informações para o consumidor final.

Intencionalidades pedagógicas

  • Estimular o pensamento crítico e a curiosidade dos alunos;
  • Estimular a criatividade e o trabalho em equipe dos alunos;
  • Estimular a reflexão e o planejamento dos alunos;
  • Estimular a comunicação e a organização dos alunos;
  • Estimular a apresentação oral e a avaliação crítica dos alunos.

Critérios de avaliação

  • Coerência entre os objetivos, desafios, níveis, esquema de recompensas e informações para o consumidor final;
  • Originalidade e criatividade na criação do jogo;
  • Clareza na apresentação oral.

Ações do professor

  • Incentivar a participação dos alunos na discussão;
  • Explicar a metodologia ativa de Gamificação;
  • Dividir os alunos em grupos;
  • Orientar os grupos na definição dos objetivos e desafios do jogo;
  • Avaliar os jogos apresentados.

Ações do aluno

  • Participar da discussão, apresentando suas opiniões e hipóteses sobre o tema.
  • Ouvir atentamente as explicações do professor.
  • Escolher um nome para o jogo, definir o objetivo do jogo e os desafios que os jogadores enfrentarão.
  • Apresentar o jogo criado para a turma.