Aula sobre Expansao Capitalista Imperialismo Europeu Seculo Xix

Metodologia ativa - Aprendizagem Entre Pares

Por que usar essa metodologia?

  • Através desta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, argumentação, liderança, autoestima, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.

Você sabia?

A aprendizagem entre pares foi desenvolvida por um professor de física, Eric Mazur, em 1990 na Universidade de Harvard. O professor notou a necessidade de mudar a forma tradicional das suas aulas, buscando maior engajamento dos alunos. Resolveu então, pesquisar e criar uma nova forma de ensinar e aprender em dupla.


Esse momento tem como objetivo apresentar aos alunos o processo de expansão capitalista e o imperialismo europeu no século XIX, destacando as principais características, consequências e impactos na economia, política e sociedade da época. Para isso, será utilizada a metodologia ativa Aprendizagem Entre Pares, que estimula a participação ativa dos alunos na construção do conhecimento.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Inicie apresentando o tema e contextualizando-o no período histórico. Em seguida, proponha uma discussão em grupo sobre o que os alunos já sabem sobre o assunto.

  2. Etapa 2 - Divisão em grupos

    Divida a turma em grupos de 4 a 5 alunos e explica a metodologia Aprendizagem Entre Pares. Cada grupo deve escolher um líder e um secretário.

  3. Etapa 3 - Construção do mapa conceitual

    Cada grupo deve construir um mapa conceitual sobre o tema, contendo uma ideia central e 8 sub-ideias, com 2 níveis de profundidade para desenvolver o tema e seus subtópicos. O líder do grupo deve coordenar a atividade e o secretário deve registrar as ideias.

  4. Etapa 4 - Apresentação dos mapas conceituais

    Cada grupo deve apresentar seu mapa conceitual para a turma, explicando a ideia central e as sub-ideias. Os demais alunos devem fazer perguntas e comentários sobre o mapa apresentado.

  5. Etapa 5 - Discussão em grupo

    Após as apresentações, os alunos devem discutir em grupo as semelhanças e diferenças entre os mapas conceituais apresentados, destacando os pontos em comum e as divergências.

  6. Etapa 6 - Sistematização das informações

    Sistematize as informações apresentadas pelos grupos, destacando as principais ideias e conceitos abordados.

  7. Etapa 7 - Avaliação

    Avalie o desempenho dos alunos na atividade, levando em consideração os critérios estabelecidos.

Intencionalidades pedagógicas

  • Identificar o conhecimento prévio dos alunos sobre o assunto;
  • Estimular a participação ativa dos alunos na construção do conhecimento.
  • Reforçar os conceitos e ideias principais do tema.
  • Cooperação e trabalho em equipe;
  • Comunicação e argumentação.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa na construção do mapa conceitual;
  • Cooperação e trabalho em equipe;
  • Comunicação e argumentação;
  • Análise crítica e reflexão;
  • Síntese e organização das informações.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e contextualizá-lo no período histórico;
  • Propor uma discussão em grupo sobre o que os alunos já sabem sobre o assunto.
  • Explicar a metodologia Aprendizagem Entre Pares.
  • Orientar os alunos na construção do mapa conceitual.
  • Estimular a participação dos alunos nas perguntas e comentários.

Ações do aluno

  • Participar da discussão em grupo sobre o que já sabem sobre o assunto.
  • Construir o mapa conceitual em grupo, com a coordenação do líder e o registro das ideias pelo secretário.
  • Apresentar o mapa conceitual para a turma;
  • Discutir em grupo as semelhanças e diferenças entre os mapas conceituais apresentados.
  • Participar ativamente da atividade e cumprir os critérios de avaliação estabelecidos.