Aula sobre Expansao Capitalista Imperialismo Europeu Seculo Xix

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


Estudar a expansão capitalista e o imperialismo europeu no século XIX é fundamental para que os alunos compreendam a formação do mundo contemporâneo. Nesse período, a Europa se tornou o centro do mundo, expandindo seu poder econômico e político para outras regiões do planeta. Aqui se deve abordar as principais características do capitalismo, a relação entre capitalismo e imperialismo, as consequências da expansão europeia para as regiões colonizadas e as resistências dos povos colonizados.

  1. Etapa 1 - Preparação

    Selecione materiais didáticos, como livros, mapas, jornais e revistas, para distribuir aos alunos. Selecione também um vídeo ou áudio que apresente o tema de forma clara e objetiva para que os alunos assistam em casa.

  2. Etapa 2 - Assistir ao vídeo

    Os alunos devem assistir ao vídeo ou áudio selecionado em casa e anotar as principais informações.

  3. Etapa 3 - Dinâmica dos 3 Qs

    Na sala de aula, os alunos devem criar um template de Dinâmica dos 3 Qs, com os campos Que bom, Que pena, Que tal. Essa ferramenta será utilizada como uma avaliação do estudante sobre a atividade para desenvolver o tema e seus subtópicos.

  4. Etapa 4 - Discussão em grupo

    Os alunos devem se dividir em grupos e discutir as principais informações do vídeo ou áudio assistido em casa. Cada grupo deve apresentar suas conclusões para a turma.

  5. Etapa 5 - Leitura de textos

    Distribua textos sobre o tema para os alunos lerem em sala de aula. Os textos devem ser selecionados de acordo com o nível de leitura dos alunos.

  6. Etapa 6 - Debate em grupo

    Os alunos devem se dividir em grupos e debater os textos lidos em sala de aula. Cada grupo deve apresentar suas conclusões para a turma.

  7. Etapa 7 - Avaliação

    Os alunos devem preencher o template de Dinâmica dos 3 Qs, com os campos Que bom, Que pena, Que tal, avaliando a atividade e o aprendizado sobre o tema.

Intencionalidades pedagógicas

  • Identificar e relacionar as dinâmicas do capitalismo e suas crises, os grandes conflitos mundiais e os conflitos vivenciados na Europa.
  • Estimular a leitura e a interpretação de textos sobre o tema.
  • Desenvolver a capacidade dos alunos em trabalhar em grupo e debater ideias.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa nas discussões em grupo.
  • Compreensão do tema e das informações apresentadas.
  • Relacionar as dinâmicas do capitalismo e suas crises, os grandes conflitos mundiais e os conflitos vivenciados na Europa.

Ações do professor

  • Selecionar materiais didáticos para distribuir aos alunos.
  • Selecionar um vídeo ou áudio que apresente o tema de forma clara e objetiva para que os alunos assistam em casa.
  • Distribuir textos sobre o tema para os alunos lerem em sala de aula.

Ações do aluno

  • Assistir ao vídeo ou áudio selecionado pelo professor em casa e anotar as principais informações.
  • Criar um template de Dinâmica dos 3 Qs, com os campos Que bom, Que pena, Que tal.
  • Discutir as principais informações do vídeo ou áudio assistido em casa em grupo.
  • Ler os textos selecionados pelo professor em sala de aula.
  • Debater os textos lidos em sala de aula em grupo.