Aula sobre Expansao Capitalista Imperialismo Europeu Seculo Xix
Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida
Por que usar essa metodologia?
- A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
- Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
- É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.
Você sabia?
A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.
Estudar a expansão capitalista e o imperialismo europeu no século XIX é fundamental para que os alunos compreendam a formação do mundo contemporâneo. Nesse período, a Europa se tornou o centro do mundo, expandindo seu poder econômico e político para outras regiões do planeta. Aqui se deve abordar as principais características do capitalismo, a relação entre capitalismo e imperialismo, as consequências da expansão europeia para as regiões colonizadas e as resistências dos povos colonizados.
Etapa 1 - Preparação
Selecione materiais didáticos, como livros, mapas, jornais e revistas, para distribuir aos alunos. Selecione também um vídeo ou áudio que apresente o tema de forma clara e objetiva para que os alunos assistam em casa.Etapa 2 - Assistir ao vídeo
Os alunos devem assistir ao vídeo ou áudio selecionado em casa e anotar as principais informações.Etapa 3 - Dinâmica dos 3 Qs
Na sala de aula, os alunos devem criar um template de Dinâmica dos 3 Qs, com os campos Que bom, Que pena, Que tal. Essa ferramenta será utilizada como uma avaliação do estudante sobre a atividade para desenvolver o tema e seus subtópicos.Etapa 4 - Discussão em grupo
Os alunos devem se dividir em grupos e discutir as principais informações do vídeo ou áudio assistido em casa. Cada grupo deve apresentar suas conclusões para a turma.Etapa 5 - Leitura de textos
Distribua textos sobre o tema para os alunos lerem em sala de aula. Os textos devem ser selecionados de acordo com o nível de leitura dos alunos.Etapa 6 - Debate em grupo
Os alunos devem se dividir em grupos e debater os textos lidos em sala de aula. Cada grupo deve apresentar suas conclusões para a turma.Etapa 7 - Avaliação
Os alunos devem preencher o template de Dinâmica dos 3 Qs, com os campos Que bom, Que pena, Que tal, avaliando a atividade e o aprendizado sobre o tema.
Intencionalidades pedagógicas
- Identificar e relacionar as dinâmicas do capitalismo e suas crises, os grandes conflitos mundiais e os conflitos vivenciados na Europa.
- Estimular a leitura e a interpretação de textos sobre o tema.
- Desenvolver a capacidade dos alunos em trabalhar em grupo e debater ideias.
Critérios de avaliação
- Participação ativa nas discussões em grupo.
- Compreensão do tema e das informações apresentadas.
- Relacionar as dinâmicas do capitalismo e suas crises, os grandes conflitos mundiais e os conflitos vivenciados na Europa.
Ações do professor
- Selecionar materiais didáticos para distribuir aos alunos.
- Selecionar um vídeo ou áudio que apresente o tema de forma clara e objetiva para que os alunos assistam em casa.
- Distribuir textos sobre o tema para os alunos lerem em sala de aula.
Ações do aluno
- Assistir ao vídeo ou áudio selecionado pelo professor em casa e anotar as principais informações.
- Criar um template de Dinâmica dos 3 Qs, com os campos Que bom, Que pena, Que tal.
- Discutir as principais informações do vídeo ou áudio assistido em casa em grupo.
- Ler os textos selecionados pelo professor em sala de aula.
- Debater os textos lidos em sala de aula em grupo.