Aula sobre Expansao Maritima Imaginario Europeu
Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Problemas
Por que usar essa metodologia?
- Com essa metodologia é possível trabalhar com problemas que façam parte do cotidiano dos alunos, visando maior envolvimento deles com o tema.
- Essa metodologia desenvolve a criatividade, o trabalho em grupo e propicia o surgimento de diferentes soluções para um único problema.
Você sabia?
A aprendizagem baseada em problemas surgiu na década de 1960 em escolas de medicina no Canadá e na Holanda. Ela foi extremamente importante no diagnóstico de muitas doenças na época, propiciando um tratamento mais rápido e eficaz.
A expansão marítima foi um dos eventos mais importantes da história da humanidade, pois permitiu a conexão entre diferentes povos e culturas, além de ter sido responsável pela formação do mundo como o conhecemos hoje. Nesta aula, vamos explorar como a expansão marítima europeia foi influenciada pelo imaginário da época e como isso afetou as relações entre as sociedades do Novo Mundo, da Europa, da África e da Ásia. Para isso, utilizaremos a metodologia ativa Aprendizagem Baseada em Problemas, na qual os alunos serão desafiados a criar um template de Dinâmica dos 3 Qs para avaliar a atividade.
Etapa 1 - Apresentação do tema
Apresente o tema da aula e contextualize a importância da expansão marítima para a história da humanidade. Utiliza exemplos práticos e didáticos para facilitar a compreensão dos alunos, como a forma que os pensamentos religiosos, de buscar ao paraíso ou inferno, influenciaram as iniciativas de expansão.Etapa 2 - Divisão em grupos
Os alunos serão divididos em grupos de 4 a 5 pessoas para trabalhar na atividade.Etapa 3 - Desafio
Os grupos receberão um desafio relacionado ao tema da aula, como, por exemplo: "Como o imaginário europeu influenciou a expansão marítima?". Eles deverão discutir e elaborar uma resposta para o desafio.Etapa 4 - Apresentação dos resultados
Cada grupo apresentará sua resposta para o desafio e os demais alunos poderão fazer perguntas e comentários. Media a discussão e incentive a participação de todos.Etapa 5 - Criação do template de Dinâmica dos 3 Qs
Os alunos deverão criar um template de Dinâmica dos 3 Qs com os campos Que bom, Que pena e Que tal para avaliar a atividade.Etapa 6 - Avaliação da atividade
Os alunos utilizarão o template criado na etapa anterior para avaliar a atividade e dar feedback sobre o próprio processo de aprendizagem.Etapa 7 - Encerramento
Faça um breve resumo da aula e reforce a importância da expansão marítima para a história da humanidade.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em identificar conexões e interações entre as sociedades do Novo Mundo, da Europa, da África e da Ásia no contexto das navegações.
- Estimular a criatividade e o trabalho em grupo dos alunos.
- Desenvolver a habilidade dos alunos em avaliar e dar feedback sobre atividades.
Critérios de avaliação
- Participação ativa na discussão em grupo.
- Qualidade da resposta para o desafio proposto.
- Criatividade e clareza na apresentação dos resultados.
- Qualidade do template de Dinâmica dos 3 Qs criado pelos alunos.
- Participação na avaliação da atividade.
Ações do professor
- Apresentar o tema de forma clara e didática.
- Dividir os alunos em grupos e propor um desafio desafiador.
- Estimular a participação ativa dos alunos na discussão e na apresentação dos resultados.
- Orientar os alunos na criação do template de Dinâmica dos 3 Qs.
- Utilizar o feedback dos alunos para aprimorar a metodologia e as atividades futuras.
Ações do aluno
- Participar ativamente da discussão em grupo.
- Elaborar uma resposta criativa e clara para o desafio proposto.
- Apresentar os resultados de forma clara e didática.
- Criar um template de Dinâmica dos 3 Qs para avaliar a atividade.
- Avaliar a atividade e dar feedback ao professor.