Aula sobre Expansao Maritima Imaginario Europeu

Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Problemas

Por que usar essa metodologia?

  • Com essa metodologia é possível trabalhar com problemas que façam parte do cotidiano dos alunos, visando maior envolvimento deles com o tema.
  • Essa metodologia desenvolve a criatividade, o trabalho em grupo e propicia o surgimento de diferentes soluções para um único problema.

Você sabia?

A aprendizagem baseada em problemas surgiu na década de 1960 em escolas de medicina no Canadá e na Holanda. Ela foi extremamente importante no diagnóstico de muitas doenças na época, propiciando um tratamento mais rápido e eficaz.


A expansão marítima foi um dos eventos mais importantes da história da humanidade, pois permitiu a conexão entre diferentes povos e culturas, além de ter sido responsável pela formação do mundo como o conhecemos hoje. Nesta aula, vamos explorar como a expansão marítima europeia foi influenciada pelo imaginário da época e como isso afetou as relações entre as sociedades do Novo Mundo, da Europa, da África e da Ásia. Para isso, utilizaremos a metodologia ativa Aprendizagem Baseada em Problemas, na qual os alunos serão desafiados a criar um template de Dinâmica dos 3 Qs para avaliar a atividade.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Apresente o tema da aula e contextualize a importância da expansão marítima para a história da humanidade. Utiliza exemplos práticos e didáticos para facilitar a compreensão dos alunos, como a forma que os pensamentos religiosos, de buscar ao paraíso ou inferno, influenciaram as iniciativas de expansão.

  2. Etapa 2 - Divisão em grupos

    Os alunos serão divididos em grupos de 4 a 5 pessoas para trabalhar na atividade.

  3. Etapa 3 - Desafio

    Os grupos receberão um desafio relacionado ao tema da aula, como, por exemplo: "Como o imaginário europeu influenciou a expansão marítima?". Eles deverão discutir e elaborar uma resposta para o desafio.

  4. Etapa 4 - Apresentação dos resultados

    Cada grupo apresentará sua resposta para o desafio e os demais alunos poderão fazer perguntas e comentários. Media a discussão e incentive a participação de todos.

  5. Etapa 5 - Criação do template de Dinâmica dos 3 Qs

    Os alunos deverão criar um template de Dinâmica dos 3 Qs com os campos Que bom, Que pena e Que tal para avaliar a atividade.

  6. Etapa 6 - Avaliação da atividade

    Os alunos utilizarão o template criado na etapa anterior para avaliar a atividade e dar feedback sobre o próprio processo de aprendizagem.

  7. Etapa 7 - Encerramento

    Faça um breve resumo da aula e reforce a importância da expansão marítima para a história da humanidade.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em identificar conexões e interações entre as sociedades do Novo Mundo, da Europa, da África e da Ásia no contexto das navegações.
  • Estimular a criatividade e o trabalho em grupo dos alunos.
  • Desenvolver a habilidade dos alunos em avaliar e dar feedback sobre atividades.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa na discussão em grupo.
  • Qualidade da resposta para o desafio proposto.
  • Criatividade e clareza na apresentação dos resultados.
  • Qualidade do template de Dinâmica dos 3 Qs criado pelos alunos.
  • Participação na avaliação da atividade.

Ações do professor

  • Apresentar o tema de forma clara e didática.
  • Dividir os alunos em grupos e propor um desafio desafiador.
  • Estimular a participação ativa dos alunos na discussão e na apresentação dos resultados.
  • Orientar os alunos na criação do template de Dinâmica dos 3 Qs.
  • Utilizar o feedback dos alunos para aprimorar a metodologia e as atividades futuras.

Ações do aluno

  • Participar ativamente da discussão em grupo.
  • Elaborar uma resposta criativa e clara para o desafio proposto.
  • Apresentar os resultados de forma clara e didática.
  • Criar um template de Dinâmica dos 3 Qs para avaliar a atividade.
  • Avaliar a atividade e dar feedback ao professor.