Aula sobre Expansao Maritima Imaginario Europeu
Metodologia ativa - Design Sprint
Por que usar essa metodologia?
- O Design Sprint (DS) pode ser utilizado como ferramenta na gestão e elaboração de projetos, dessa forma é possível desenvolver esta metodologia ativa em parceria com a aprendizagem baseada em projetos e juntas alcançar um nível mais aprofundado de aprendizado. Ao conduzir os alunos a construir um protótipo e ou solução em um curto espaço de tempo estamos contribuindo para uma aprendizagem mais significativa.
- O (DS) busca desenvolver um produto em no máximo cinco dias. A ideia central é errar mais rápido para aprender mais rápido, ou seja, é fazendo e refazendo que o alunos aprendem, valorizando o erro como parte importante do processo.
- Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades que são de suma importância para o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos como a colaboração, criticidade, aprendizagem entre pares, comunicação, proatividade e criatividade.
Você sabia?
O Design Sprint é um método ágil muito utilizado em grandes multinacionais e que sua utilização na educação enriqueceu ainda mais outras metodologias como a aprendizagem baseada em problemas e em projetos.
A expansão marítima foi um dos eventos mais importantes da história da humanidade, pois permitiu a conexão entre diferentes povos e culturas, além de ter sido responsável pela formação do mundo como o conhecemos hoje. Nesta aula, vamos explorar como a expansão marítima europeia influenciou o imaginário da época e como isso se refletiu na cultura e na sociedade da época. Para isso, vamos utilizar a metodologia ativa Design Sprint, que vai permitir que os alunos desenvolvam habilidades de trabalho em equipe, criatividade e pensamento crítico.
Etapa 1 - Entender
Apresente o tema da aula e explique a metodologia Design Sprint. Em seguida, os alunos devem formar grupos e discutir o que já sabem sobre a expansão marítima e o imaginário europeu.Etapa 2 - Esboçar
Cada grupo deve criar um mapa mental com as informações que já possuem sobre o tema. Em seguida, devem pesquisar mais informações sobre o assunto e adicionar ao mapa mental.Etapa 3 - Decidir
Os grupos devem escolher um aspecto da expansão marítima e do imaginário europeu para se aprofundar. Em seguida, devem criar uma pergunta de pesquisa sobre o tema escolhido.Etapa 4 - Prototipar
Cada grupo deve criar um infográfico ou um cartaz sobre o tema escolhido, utilizando as informações coletadas na etapa anterior.Etapa 5 - Testar
Os grupos devem apresentar seus infográficos ou cartazes para a turma e explicar o que aprenderam sobre o tema escolhido.Etapa 6 - Conclusão
Faça uma conclusão sobre a aula e reforce como a expansão marítima influenciou nas mudanças que seriam vividas na época.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver habilidades de trabalho em equipe.
- Estimular a criatividade e o pensamento crítico.
- Desenvolver habilidades de pesquisa e síntese de informações.
- Estimular a apresentação oral e a comunicação.
Critérios de avaliação
- Participação ativa nas atividades em grupo.
- Qualidade do mapa mental e do infográfico ou cartaz.
- Clareza e objetividade na apresentação oral.
- Coerência entre a pergunta de pesquisa e o infográfico ou cartaz.
Ações do professor
- Explicar a metodologia Design Sprint e orientar os alunos durante as etapas.
- Estimular a participação ativa dos alunos nas atividades em grupo.
- Fornecer feedbacks construtivos sobre os trabalhos dos alunos.
- Estimular a reflexão sobre o tema e a conexão com o cotidiano dos alunos.
Ações do aluno
- Participar ativamente das atividades em grupo.
- Realizar pesquisas sobre o tema escolhido.
- Criar um mapa mental e um infográfico ou cartaz sobre o tema.
- Apresentar oralmente o infográfico ou cartaz para a turma.
- Refletir sobre o tema e a conexão com o cotidiano.