Aula sobre Expansao Maritima Imaginario Europeu
Metodologia ativa - Design Thinking
Por que usar essa metodologia?
- O Design Thinking pode ser utilizado como metodologia ativa de diversas formas, desde a ideia inicial até a construção do produto ou projeto final. Para isso é imporante seguir os passos básicos do design que são: descoberta, interpretação, ideação, prototipação, testes e reflexão.
- Para realizar todas as etapas é preciso dedicação e tempo, que nem sempre é possível no curto período de aula. Desta forma, você pode utilizar partes deste processo de forma isolada para focar em uma determinada temática, que no futuro pode se juntar ao projeto completo.
- As primeiras etapas do design thinking são a descoberta e interpretação, que consiste em identificar um problema, definir o público alvo e compreender as suas reais necessidades. Neste contexto, o mapa de empatia busca aprofundar as pesquisas e trazer mais eficiência ao processo de construção do projeto.
- Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como empatia, criatividade, colaboração, observação, resolução de problemas, escuta ativa, investigação e protagonismo.
Você sabia?
É possível utilizar essa metodologia em parceria com outras, como a aprendizagem baseada em problemas e/ou projetos. Essa metodologia pode ser utilizada como parte do processo na construção de soluções e desenvolvimento de protótipos.
A expansão marítima foi um dos eventos mais importantes da história da humanidade, pois permitiu a conexão entre diferentes povos e culturas, além de ter sido responsável pela formação do mundo como o conhecemos hoje. Nesta aula, vamos explorar como a expansão marítima europeia foi influenciada pelo imaginário da época e como isso afetou as relações entre os povos. Para isso, utilizaremos a metodologia ativa Design Thinking, na qual os alunos criarão um mapa de empatia para entender melhor as diferentes perspectivas envolvidas no processo.
Etapa 1 - Apresentação do tema
Apresente o tema da aula e explique a importância da expansão marítima para a história da humanidade. Serão apresentados exemplos de como a expansão marítima pode ser encontrada no cotidiano dos estudantes, como a presença de produtos importados em suas casas.Etapa 2 - Introdução ao Design Thinking
O professor irá explicar a metodologia do Design Thinking e como ela será aplicada na aula. Será apresentado um exemplo prático de como criar um mapa de empatia.Etapa 3 - Criação do mapa de empatia
Os alunos serão divididos em grupos e irão criar um mapa de empatia para entender as diferentes perspectivas envolvidas na expansão marítima, por exemplo, se colocar no lugar dos povos originários dos lugares que os europeus chegavam. Cada grupo irá preencher os campos "O que ele pensa e sente?", "O que ele escuta?", "O que ele fala e faz?", "O que ele vê?", "Dores" e "Ganhos".Etapa 4 - Discussão em grupo
Cada grupo irá apresentar seu mapa de empatia e discutir as diferentes perspectivas encontradas. Medie a discussão e ajude os alunos a identificar as conexões e interações entre as sociedades do Novo Mundo, da Europa, da África e da Ásia no contexto das navegações.Etapa 5 - Apresentação dos resultados
Cada grupo irá apresentar suas conclusões e os resultados obtidos com a criação do mapa de empatia. Ajude os alunos a identificar a complexidade e as interações que ocorrem nos Oceanos Atlântico, Índico e Pacífico.Etapa 6 - Reflexão final
Conduza uma reflexão final sobre a importância da empatia e da compreensão das diferentes perspectivas para a construção de relações mais justas e igualitárias entre os povos.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em identificar conexões e interações entre as sociedades do Novo Mundo, da Europa, da África e da Ásia no contexto das navegações.
- Estimular a empatia e a compreensão das diferentes perspectivas envolvidas na expansão marítima.
- Desenvolver a habilidade dos alunos em trabalhar em grupo e apresentar suas conclusões de forma clara e objetiva.
Critérios de avaliação
- Participação ativa na criação do mapa de empatia.
- Clareza e objetividade na apresentação dos resultados.
- Identificação correta das conexões e interações entre as sociedades do Novo Mundo, da Europa, da África e da Ásia no contexto das navegações.
Ações do professor
- Explicar claramente a metodologia do Design Thinking e como ela será aplicada na aula.
- Mediar a discussão entre os grupos e ajudar os alunos a identificar as conexões e interações entre as sociedades do Novo Mundo, da Europa, da África e da Ásia no contexto das navegações.
- Conduzir a reflexão final sobre a importância da empatia e da compreensão das diferentes perspectivas para a construção de relações mais justas e igualitárias entre os povos.
Ações do aluno
- Criar um mapa de empatia para entender as diferentes perspectivas envolvidas na expansão marítima.
- Participar ativamente da discussão em grupo e apresentar suas conclusões de forma clara e objetiva.
- Identificar corretamente as conexões e interações entre as sociedades do Novo Mundo, da Europa, da África e da Ásia no contexto das navegações.