Aula sobre Expansao Maritima Imaginario Europeu

Metodologia ativa - Rotação por estações

Por que usar essa metodologia?

  • Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.

Você sabia?

É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.


A expansão marítima foi um dos eventos mais importantes da história da humanidade, pois permitiu a conexão entre diferentes povos e culturas. Nesta aula, vamos explorar como a expansão marítima europeia influenciou o imaginário da época e como isso afetou as relações entre as sociedades do Novo Mundo, da Europa, da África e da Ásia. Para isso, utilizaremos a metodologia ativa Rotação por estações, na qual os alunos serão divididos em grupos e realizarão atividades diferentes relacionadas ao tema. Essa metodologia permite que os alunos tenham uma participação mais ativa na aula e desenvolvam habilidades como trabalho em equipe e resolução de problemas.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Faça uma breve introdução sobre o tema, explicando o que foi a expansão marítima e como ela afetou o mundo na época. Em seguida, os alunos serão divididos em três grupos e cada grupo será direcionado para uma estação diferente.

  2. Etapa 2 - Estação 1 - Mapas

    Nesta estação, os alunos terão acesso a diferentes mapas que mostram as rotas de navegação dos europeus durante a expansão marítima. Eles deverão identificar as rotas mais importantes e as regiões que foram exploradas pelos europeus. Em seguida, deverão discutir em grupo como essas rotas afetaram as relações entre as sociedades do Novo Mundo, da Europa, da África e da Ásia.

  3. Etapa 3 - Estação 2 - Mitos e lendas

    Nesta estação, os alunos terão acesso a diferentes mitos e lendas que foram criados durante a expansão marítima. Eles deverão identificar os personagens e as histórias mais importantes e discutir em grupo como esses mitos e lendas afetaram o imaginário da época e as relações entre as sociedades.

  4. Etapa 4 - Estação 3 - Comércio

    Nesta estação, os alunos terão acesso a diferentes produtos que foram trazidos pelos europeus durante a expansão marítima. Eles deverão identificar os produtos mais importantes e discutir em grupo como o comércio afetou as relações entre as sociedades do Novo Mundo, da Europa, da África e da Ásia.

  5. Etapa 5 - Conclusão

    Faça uma conclusão sobre o tema, destacando as principais informações discutidas em cada estação. Em seguida, os alunos terão a oportunidade de compartilhar com a turma o que aprenderam em cada estação.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em identificar conexões e interações entre as sociedades do Novo Mundo, da Europa, da África e da Ásia no contexto das navegações.
  • Estimular o trabalho em equipe e a resolução de problemas.
  • Desenvolver a capacidade dos alunos em analisar diferentes fontes históricas.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos nas atividades propostas.
  • Identificação correta das rotas de navegação, mitos e lendas e produtos mais importantes.
  • Capacidade de análise e interpretação das informações discutidas em cada estação.

Ações do professor

  • Explicar claramente as atividades propostas em cada estação.
  • Estimular a participação ativa dos alunos em todas as atividades.
  • Fazer perguntas que estimulem a reflexão e a análise crítica dos alunos.

Ações do aluno

  • Trabalhar em equipe para identificar as informações mais importantes em cada estação.
  • Participar ativamente das discussões em grupo.
  • Compartilhar com a turma o que foi aprendido em cada estação.