Aula sobre Expansao Maritima Imaginario Europeu
Metodologia ativa - Rotação por estações
Por que usar essa metodologia?
- Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
- Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.
Você sabia?
É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.
A expansão marítima foi um dos eventos mais importantes da história da humanidade, pois permitiu a conexão entre diferentes povos e culturas. Nesta aula, vamos explorar como a expansão marítima europeia influenciou o imaginário da época e como isso afetou as relações entre as sociedades do Novo Mundo, da Europa, da África e da Ásia. Para isso, utilizaremos a metodologia ativa Rotação por estações, na qual os alunos serão divididos em grupos e realizarão atividades diferentes relacionadas ao tema. Essa metodologia permite que os alunos tenham uma participação mais ativa na aula e desenvolvam habilidades como trabalho em equipe e resolução de problemas.
Etapa 1 - Introdução
Faça uma breve introdução sobre o tema, explicando o que foi a expansão marítima e como ela afetou o mundo na época. Em seguida, os alunos serão divididos em três grupos e cada grupo será direcionado para uma estação diferente.Etapa 2 - Estação 1 - Mapas
Nesta estação, os alunos terão acesso a diferentes mapas que mostram as rotas de navegação dos europeus durante a expansão marítima. Eles deverão identificar as rotas mais importantes e as regiões que foram exploradas pelos europeus. Em seguida, deverão discutir em grupo como essas rotas afetaram as relações entre as sociedades do Novo Mundo, da Europa, da África e da Ásia.Etapa 3 - Estação 2 - Mitos e lendas
Nesta estação, os alunos terão acesso a diferentes mitos e lendas que foram criados durante a expansão marítima. Eles deverão identificar os personagens e as histórias mais importantes e discutir em grupo como esses mitos e lendas afetaram o imaginário da época e as relações entre as sociedades.Etapa 4 - Estação 3 - Comércio
Nesta estação, os alunos terão acesso a diferentes produtos que foram trazidos pelos europeus durante a expansão marítima. Eles deverão identificar os produtos mais importantes e discutir em grupo como o comércio afetou as relações entre as sociedades do Novo Mundo, da Europa, da África e da Ásia.Etapa 5 - Conclusão
Faça uma conclusão sobre o tema, destacando as principais informações discutidas em cada estação. Em seguida, os alunos terão a oportunidade de compartilhar com a turma o que aprenderam em cada estação.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em identificar conexões e interações entre as sociedades do Novo Mundo, da Europa, da África e da Ásia no contexto das navegações.
- Estimular o trabalho em equipe e a resolução de problemas.
- Desenvolver a capacidade dos alunos em analisar diferentes fontes históricas.
Critérios de avaliação
- Participação ativa dos alunos nas atividades propostas.
- Identificação correta das rotas de navegação, mitos e lendas e produtos mais importantes.
- Capacidade de análise e interpretação das informações discutidas em cada estação.
Ações do professor
- Explicar claramente as atividades propostas em cada estação.
- Estimular a participação ativa dos alunos em todas as atividades.
- Fazer perguntas que estimulem a reflexão e a análise crítica dos alunos.
Ações do aluno
- Trabalhar em equipe para identificar as informações mais importantes em cada estação.
- Participar ativamente das discussões em grupo.
- Compartilhar com a turma o que foi aprendido em cada estação.