Aula sobre Expansao Maritima Imaginario Europeu
Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida
Por que usar essa metodologia?
- A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
- Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
- É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.
Você sabia?
A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.
A expansão marítima foi um dos eventos mais importantes da história da humanidade, pois permitiu a conexão entre diferentes povos e culturas, além de ter sido responsável pela formação do mundo moderno. Nesta aula, vamos explorar como a expansão marítima europeia foi influenciada pelo imaginário da época e como isso afetou as relações entre as sociedades do Novo Mundo, da Europa, da África e da Ásia. Para isso, vamos utilizar a metodologia ativa Sala de Aula Invertida, na qual os alunos criarão um mapa conceitual para desenvolver o tema e seus subtópicos.
Etapa 1 - Introdução
Apresente o tema da aula e contextualize a importância da expansão marítima para a história da humanidade. Em seguida, explique a metodologia ativa Sala de Aula Invertida e como ela será aplicada nesta aula.Etapa 2 - Pesquisa
Os alunos deverão pesquisar sobre a expansão marítima europeia e o imaginário da época. Eles poderão utilizar livros didáticos, enciclopédias, sites confiáveis e outros recursos disponíveis.Etapa 3 - Criação do mapa conceitual
Os alunos deverão criar um mapa conceitual com uma ideia central e 8 sub-ideias, com 2 níveis de profundidade para desenvolver o tema e seus subtópicos. Os subtemas podem ser, por exemplo, “o fortalecimento do comércio mercantilista”, “influência e expansão do catolicismo”, etc. Oriente-os na criação do mapa e forneça exemplos práticos e didáticos sobre o tema.Etapa 4 - Discussão em grupo
Os alunos deverão discutir em grupo sobre os mapas conceituais criados e trocar ideias sobre o tema. Oriente-os na discussão e dê feedbacks sobre os mapas.Etapa 5 - Apresentação dos mapas conceituais
Os alunos deverão apresentar seus mapas conceituais para a turma e explicar suas ideias. Avalie a apresentação e forneça feedbacks sobre os mapas.Etapa 6 - Conclusão
Conclua a aula reforçando a importância da expansão marítima e do imaginário da época para a história da humanidade. Incentive os alunos a continuarem estudando sobre o assunto.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em identificar conexões e interações entre as sociedades do Novo Mundo, da Europa, da África e da Ásia no contexto das navegações.
- Estimular a criatividade e a capacidade de síntese dos alunos na criação do mapa conceitual.
- Promover a discussão em grupo e a troca de ideias entre os alunos.
Critérios de avaliação
- Qualidade do mapa conceitual criado pelos alunos.
- Participação dos alunos na discussão em grupo.
- Qualidade da apresentação dos mapas conceituais pelos alunos.
Ações do professor
- Orientar os alunos na criação do mapa conceitual.
- Fornecer exemplos práticos e didáticos sobre o tema.
- Avaliar a apresentação dos mapas conceituais e fornecer feedbacks aos alunos.
Ações do aluno
- Pesquisar sobre a expansão marítima europeia e o imaginário da época.
- Criar um mapa conceitual com uma ideia central e 8 sub-ideias, com 2 níveis de profundidade para desenvolver o tema e seus subtópicos.
- Discutir em grupo sobre os mapas conceituais criados e trocar ideias sobre o tema.