Aula sobre Expansao Maritima Imaginario Europeu

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


A expansão marítima foi um dos eventos mais importantes da história da humanidade, pois permitiu a conexão entre diferentes povos e culturas, além de ter sido responsável pela formação do mundo moderno. Nesta aula, vamos explorar como a expansão marítima europeia foi influenciada pelo imaginário da época e como isso afetou as relações entre as sociedades do Novo Mundo, da Europa, da África e da Ásia. Para isso, vamos utilizar a metodologia ativa Sala de Aula Invertida, na qual os alunos criarão um mapa conceitual para desenvolver o tema e seus subtópicos.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema da aula e contextualize a importância da expansão marítima para a história da humanidade. Em seguida, explique a metodologia ativa Sala de Aula Invertida e como ela será aplicada nesta aula.

  2. Etapa 2 - Pesquisa

    Os alunos deverão pesquisar sobre a expansão marítima europeia e o imaginário da época. Eles poderão utilizar livros didáticos, enciclopédias, sites confiáveis e outros recursos disponíveis.

  3. Etapa 3 - Criação do mapa conceitual

    Os alunos deverão criar um mapa conceitual com uma ideia central e 8 sub-ideias, com 2 níveis de profundidade para desenvolver o tema e seus subtópicos. Os subtemas podem ser, por exemplo, “o fortalecimento do comércio mercantilista”, “influência e expansão do catolicismo”, etc. Oriente-os na criação do mapa e forneça exemplos práticos e didáticos sobre o tema.

  4. Etapa 4 - Discussão em grupo

    Os alunos deverão discutir em grupo sobre os mapas conceituais criados e trocar ideias sobre o tema. Oriente-os na discussão e dê feedbacks sobre os mapas.

  5. Etapa 5 - Apresentação dos mapas conceituais

    Os alunos deverão apresentar seus mapas conceituais para a turma e explicar suas ideias. Avalie a apresentação e forneça feedbacks sobre os mapas.

  6. Etapa 6 - Conclusão

    Conclua a aula reforçando a importância da expansão marítima e do imaginário da época para a história da humanidade. Incentive os alunos a continuarem estudando sobre o assunto.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em identificar conexões e interações entre as sociedades do Novo Mundo, da Europa, da África e da Ásia no contexto das navegações.
  • Estimular a criatividade e a capacidade de síntese dos alunos na criação do mapa conceitual.
  • Promover a discussão em grupo e a troca de ideias entre os alunos.

Critérios de avaliação

  • Qualidade do mapa conceitual criado pelos alunos.
  • Participação dos alunos na discussão em grupo.
  • Qualidade da apresentação dos mapas conceituais pelos alunos.

Ações do professor

  • Orientar os alunos na criação do mapa conceitual.
  • Fornecer exemplos práticos e didáticos sobre o tema.
  • Avaliar a apresentação dos mapas conceituais e fornecer feedbacks aos alunos.

Ações do aluno

  • Pesquisar sobre a expansão marítima europeia e o imaginário da época.
  • Criar um mapa conceitual com uma ideia central e 8 sub-ideias, com 2 níveis de profundidade para desenvolver o tema e seus subtópicos.
  • Discutir em grupo sobre os mapas conceituais criados e trocar ideias sobre o tema.