Aula sobre Expansao Maritima Portuguesa
Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Problemas
Por que usar essa metodologia?
- Com essa metodologia é possível trabalhar com problemas que façam parte do cotidiano dos alunos, visando maior envolvimento deles com o tema.
- Essa metodologia desenvolve a criatividade, o trabalho em grupo e propicia o surgimento de diferentes soluções para um único problema.
Você sabia?
A aprendizagem baseada em problemas surgiu na década de 1960 em escolas de medicina no Canadá e na Holanda. Ela foi extremamente importante no diagnóstico de muitas doenças na época, propiciando um tratamento mais rápido e eficaz.
A Expansão Marítima Portuguesa foi um dos eventos mais importantes da história mundial, ao possibilitar a descoberta de novas rotas comerciais e a conquista de novos territórios. Durante o século XV, Portugal se tornou a principal potência marítima da Europa, explorando o litoral africano, chegando até a Ásia e descobrindo o Brasil. A metodologia utilizada nesta aula será a Aprendizagem Baseada em Problemas, na qual os alunos serão desafiados a criar um template de Dinâmica dos 3 Qs para avaliar a atividade.
Etapa 1 - Introdução
Inicie a aula apresentando um mapa-múndi e mostrando a localização dos países explorados pelos portugueses. Em seguida, contextualize a Expansão Marítima Portuguesa, explicando o que foi, quando ocorreu e quais foram as principais consequências.Etapa 2 - Problematização
Divida a turma em grupos de 4 a 5 alunos e apresente a seguinte problematização: “Compare as navegações no Atlântico e no Pacífico entre os séculos XIV e XVI”. Os grupos devem discutir a questão e apresentar suas conclusões.Etapa 3 - Pesquisa
Cada grupo deve pesquisar sobre as navegações no Atlântico e no Pacífico, identificando semelhanças e diferenças entre elas. Os alunos devem utilizar livros, enciclopédias e sites confiáveis para realizar a pesquisa.Etapa 4 - Discussão em grupo
Os grupos devem se reunir novamente e apresentar suas pesquisas para a turma. Medie a discussão, incentivando a participação de todos.Etapa 5 - Dinâmica dos 3 Qs
Cada aluno deve criar seu próprio template de Dinâmica dos 3 Qs, com os campos “Que bom”, “Que pena” e “Que tal”. Eles devem avaliar a atividade realizada, destacando o que foi positivo, o que poderia ter sido melhor e o que pode ser feito para melhorar futuras atividades.Etapa 6 - Conclusão
Finalize a aula fazendo uma síntese do que foi discutido e apresentando as principais conclusões da atividade.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade de comparar eventos históricos.
- Estimular a pesquisa e o trabalho em grupo.
- Desenvolver a habilidade de avaliar a própria aprendizagem.
Critérios de avaliação
- Participação ativa na discussão em grupo.
- Qualidade da pesquisa realizada.
- Criatividade na elaboração do template de Dinâmica dos 3 Qs.
Ações do professor
- Mediar a discussão em grupo.
- Estimular a participação de todos os alunos.
- Fazer uma síntese do que foi discutido na atividade.
Ações do aluno
- Participar ativamente da discussão em grupo.
- Realizar a pesquisa de forma responsável e eficiente.
- Criar um template de Dinâmica dos 3 Qs para avaliar a atividade.