Aula sobre Expansao Maritima Portuguesa

Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Projetos

Por que usar essa metodologia?

  • Através desta metodologia, é possível incentivar o protagonismo do aluno e desenvolver habilidades que serão importantes na sua vida dentro e fora do ambiente escolar, como: colaboração, raciocínio lógico, pensamento crítico, proatividade e a percepção que é possível realizar a mesma tarefa de formas distintas.
  • Com essa metodologia os alunos em grupo se aprofundam na temática proposta para desenvolver um projeto que apresenta ligação com o seu cotidiano. Na busca por possíveis soluções, a aprendizagem por pares favorece a tomada de decisão, o desenvolvimento da escuta ativa e uma aprendizagem mais significativa.

Você sabia?

A aprendizagem baseada em projetos é uma forte aliada da interdisciplinaridade. É possível propor essa metodologia em parceria com outras disciplinas e potencializar ainda mais o processo ensino aprendizagem.


A Expansão Marítima Portuguesa foi um período de grande importância para a história do Brasil e do mundo. Durante os séculos XV e XVI, os portugueses exploraram novas rotas marítimas, descobriram novas terras e estabeleceram relações comerciais com outros povos. Nesta aula, vamos comparar as navegações no Atlântico e no Pacífico entre os séculos XIV e XVI.

  1. Etapa 1 - Apresentação do tema e dos objetivos da aula

    Comece a aula explicando o que foi a Expansão Marítima Portuguesa e sua importância histórica. Em seguida, apresente o objetivo da aula e os critérios de avaliação.

  2. Etapa 2 - Divisão da turma em grupos

    Divida a turma em grupos de 4 a 5 alunos.

  3. Etapa 3 - Explicação da atividade

    Explique aos alunos que eles deverão criar um template de avaliação por pares, onde um grupo avalia o outro, contendo os seguintes critérios de avaliação: organização do grupo, construção dos argumentos, apresentação e comunicação, desempenho geral, que devem ser preenchidos com uma nota numa escala de 1 a 5.

  4. Etapa 4 - Pesquisa e construção do template

    Os alunos trabalham em grupo para pesquisar sobre as navegações no Atlântico e no Pacífico entre os séculos XIV e XVI e construir o template de avaliação por pares. Você pode apresentar um modelo de template para facilitar esse processo.

  5. Etapa 5 - Apresentação do template

    Cada grupo apresenta o seu template para a turma e recebe feedback dos colegas.

  6. Etapa 6 - Avaliação dos outros grupos

    Cada grupo avalia o desempenho dos outros grupos segundo os critérios estabelecidos.

  7. Etapa 7 - Feedback e encerramento

    Dê feedback construtivo para os alunos e faça a conclusão da aula.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de comparar diferentes navegações marítimas;
  • Estimular a criatividade e a colaboração entre os alunos;
  • Desenvolver a capacidade de avaliar e dar feedback construtivo.

Critérios de avaliação

  • Organização do grupo;
  • Construção dos argumentos;
  • Apresentação e comunicação;
  • Desempenho geral.

Ações do professor

  • Apresentar o tema e os objetivos da aula;
  • Dividir a turma em grupos e explicar a atividade;
  • Orientar os alunos na pesquisa e na construção do template de avaliação por pares;
  • Acompanhar o trabalho dos grupos e tirar dúvidas;
  • Avaliar o desempenho dos alunos e dar feedback construtivo.

Ações do aluno

  • Pesquisar sobre as navegações no Atlântico e no Pacífico entre os séculos XIV e XVI;
  • Trabalhar em grupo para construir o template de avaliação por pares;
  • Apresentar o template para a turma e receber feedback dos colegas;
  • Avaliar o desempenho dos outros grupos conforme os critérios estabelecidos;
  • Receber feedback do professor e dos colegas e utilizar para melhorar o desempenho.