Aula sobre Expansao Maritima Portuguesa

Metodologia ativa - Aprendizagem Entre Pares

Por que usar essa metodologia?

  • Através desta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, argumentação, liderança, autoestima, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.

Você sabia?

A aprendizagem entre pares foi desenvolvida por um professor de física, Eric Mazur, em 1990 na Universidade de Harvard. O professor notou a necessidade de mudar a forma tradicional das suas aulas, buscando maior engajamento dos alunos. Resolveu então, pesquisar e criar uma nova forma de ensinar e aprender em dupla.


A Expansão Marítima Portuguesa foi um dos eventos mais importantes da história mundial, que ocorreu entre os séculos XV e XVI. Nesse período, Portugal se tornou uma das maiores potências marítimas do mundo, explorando novas rotas comerciais e descobrindo novas terras. Esta aula tem como objetivo desenvolver a habilidade dos alunos em comparar as navegações no Atlântico e no Pacífico entre os séculos XIV e XVI.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Comece a aula explicando o que foi a Expansão Marítima Portuguesa e sua importância histórica. Em seguida, apresente o objetivo da aula e os critérios de avaliação.

  2. Etapa 2 - Formação dos grupos

    Divida a turma em duplas e explique as regras da atividade.

  3. Etapa 3 - Pesquisa

    Os alunos devem pesquisar sobre as navegações no Atlântico e no Pacífico entre os séculos XIV e XVI. Você pode fornecer materiais impressos, como livros e revistas, ou indicar fontes online.

  4. Etapa 4 - Criação do template de avaliação

    Cada dupla deve criar um template de avaliação por pares, contendo os critérios de avaliação e uma escala de 1 a 5 para cada critério.

  5. Etapa 5 - Apresentação

    Cada dupla deve apresentar suas conclusões sobre as navegações no Atlântico e no Pacífico, utilizando o template de avaliação criado anteriormente. As outras duplas devem avaliar a apresentação de acordo com os critérios definidos.

  6. Etapa 6 - Discussão em grupo

    Após todas as apresentações, as duplas devem discutir as diferenças e semelhanças entre as navegações no Atlântico e no Pacífico.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Conclua a aula reforçando os principais pontos discutidos e avaliando o desempenho dos alunos.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de comparação entre diferentes navegações;
  • Estimular a criatividade e a colaboração entre os alunos;
  • Desenvolver a capacidade de apresentação em público;
  • Estimular a avaliação crítica e capacidade de argumentação;

Critérios de avaliação

  • Organização do grupo;
  • Apresentação e comunicação;
  • Construção dos argumentos;
  • Desempenho geral.

Ações do professor

  • Mediar o funcionamento das atividades, dando o apoio necessário aos alunos.
  • Fornecer materiais impressos ou indicar fontes online.
  • Explicar como criar um template de avaliação por pares.
  • Avaliar o desempenho dos alunos.
  • Dar feedback aos grupos.

Ações do aluno

  • Realizar a pesquisa em grupo, anotando as informações relevantes;
  • Criar o template de avaliação por pares.
  • Apresentar suas conclusões;
  • Avaliar as apresentações dos outros grupos.
  • Participar da discussão em grupo, argumentando de forma coerente;