Aula sobre Expansao Maritima Portuguesa
Metodologia ativa - Cultura Maker
Por que usar essa metodologia?
- A Cultura Maker favorece a relação entre a teoria e a prática. Através dela conseguimos responder perguntas como: “Professor(a), onde vou usar isso? Por que devo aprender isso?”.
- A Cultura Maker não é um passo a passo, ou seja, não é uma receita de bolo que os alunos apenas replicam. Só é considerado cultura maker se houver espaços para criação, autonomia e dinamismo.
- Essa metodologia enriquece o processo criativo, a aprendizagem por pares e as habilidades socioemocionais. Propicia caminhos para as atividades interdisciplinares, permitindo que o aprendizado seja mais realista e significativo, perpassando entre as diferentes áreas, competências e habilidades.
Você sabia?
A cultura maker foi expandida após o movimento DIY sigla em inglês para “do it yourself”, que significa “faça você mesmo”. Essa cultura inspira as pessoas a construírem coisas incríveis.
A expansão marítima portuguesa foi um dos eventos mais impactantes na história global. Essa expansão teve um papel fundamental na abertura de novas rotas comerciais, estabelecimento de relações políticas e culturais, bem como na ampliação do conhecimento geográfico e científico da época. Com o objetivo de desenvolver a habilidade dos alunos em comparar as navegações no Atlântico e no Pacífico entre os séculos XIV e XVI, a metodologia ativa Cultura Maker propõe o desafio de criar um template da Dinâmica dos 3 Qs. Esse template, com os campos “Que bom”, “Que pena” e “Que tal”, será utilizado como uma ferramenta de avaliação para os estudantes poderem expressar sua opinião sobre a atividade e desenvolver o tema e seus subtópicos. Dessa forma, os alunos serão incentivados a pensar de forma crítica sobre as diferenças entre as navegações em cada oceano e a analisar as consequências dessas diferenças para a expansão marítima portuguesa.
Etapa 1 - Introdução
Inicie a aula com uma breve explicação sobre o que foi a expansão marítima portuguesa e sua importância histórica. Em seguida, apresente o tema da aula e a metodologia ativa Cultura Maker.Etapa 2 - Discussão em grupo
Os alunos serão divididos em grupos e receberão uma lista de perguntas para discussão, como: “Quais foram as principais rotas comerciais estabelecidas pelos portugueses?”, “Quais foram as principais diferenças entre as navegações no Atlântico e no Pacífico?” e “Quais foram as consequências da expansão marítima portuguesa para o mundo?”.Etapa 3 - Criação do template
Cada grupo deverá criar um template de Dinâmica dos 3 Qs, com os campos “Que bom”, “Que pena”, “Que tal”, que deve ser utilizado como uma ferramenta de avaliação do estudante sobre a atividade para desenvolver o tema e seus subtópicos. Eles deverão pensar em perguntas que possam ser respondidas em cada um dos campos, relacionadas ao tema da aula.Etapa 4 - Apresentação dos templates
Cada grupo apresentará seu template para a turma, explicando as perguntas escolhidas e como elas se relacionam com o tema da aula.Etapa 5 - Discussão em grupo
Após as apresentações, os alunos terão um tempo para discutir e refletir sobre as perguntas apresentadas pelos outros grupos.Etapa 6 - Conclusão
Faça uma breve conclusão da aula, reforçando os principais pontos discutidos e incentivando os alunos a continuarem a desenvolver suas habilidades de análise e reflexão crítica.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver habilidades de análise e reflexão crítica;
- Estimular o trabalho em grupo e a colaboração entre os alunos;
- Desenvolver a habilidade de criar ferramentas de avaliação para o próprio aprendizado.
Critérios de avaliação
- Participação ativa na discussão em grupo;
- Criatividade e qualidade do template criado;
- Habilidade de relacionar as perguntas escolhidas com o tema da aula;
- Reflexão crítica sobre as perguntas apresentadas pelos outros grupos;
- Cooperação e colaboração com os demais membros do grupo.
Ações do professor
- Explicar claramente o tema da aula e a metodologia a ser utilizada;
- Estimular a participação ativa dos alunos na discussão em grupo;
- Orientar e auxiliar os alunos na criação do template;
- Estimular a reflexão crítica sobre as perguntas apresentadas pelos outros grupos;
- Fazer uma conclusão clara e objetiva da aula.
Ações do aluno
- Participar ativamente da discussão em grupo;
- Colaborar com os demais membros do grupo na criação do template;
- Pensar criticamente sobre as perguntas apresentadas pelos outros grupos;
- Apresentar o template de forma clara e objetiva;
- Refletir sobre o próprio aprendizado e como poderia melhorá-lo.