Aula sobre Expansao Maritima Portuguesa

Metodologia ativa - Rotação por estações

Por que usar essa metodologia?

  • Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.

Você sabia?

É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.


A expansão marítima portuguesa foi um dos eventos mais importantes da história mundial, pois possibilitou a conexão entre diferentes povos e culturas. Nesta aula, será trabalhada a comparação entre as navegações no Atlântico e no Pacífico entre os séculos XIV e XVI. Para isso, será utilizada a metodologia ativa Rotação por estações, na qual os alunos serão divididos em 3 grupos e cada grupo será responsável por uma atividade relacionada ao tema. É importante que os alunos compreendam como a expansão marítima portuguesa influenciou a história do Brasil e do mundo, e como essa conexão entre os povos pode ser vista até hoje em nosso cotidiano.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Inicie a aula com uma breve explicação sobre a expansão marítima portuguesa, contextualizando o tema e apresentando a metodologia Rotação por estações. Em seguida, divida a turma em 3 grupos e explique qual atividade cada grupo irá desenvolver.

  2. Etapa 2 - Estação 1

    Nesta estação, os alunos irão pesquisar sobre as navegações no Atlântico, identificando os principais navegadores portugueses e os motivos que levaram Portugal a se lançar ao mar. Para isso, você pode disponibilizar livros, textos e mapas para a pesquisa. Para sintetizar o conhecimento, os estudantes devem criar um mapa conceitual sobre o tema.

  3. Etapa 3 - Estação 2

    Nesta estação, os alunos irão pesquisar sobre as navegações no Pacífico, identificando os principais navegadores espanhóis e os motivos que levaram a Espanha a se lançar ao mar. Para isso, disponibilize livros, textos e mapas para a pesquisa. Para sintetizar o conhecimento, os estudantes devem criar um mapa conceitual sobre o tema.

  4. Etapa 4 - Estação 3

    Nesta estação, os alunos irão comparar as navegações no Atlântico e no Pacífico, identificando as semelhanças e diferenças entre os dois eventos. Disponibilize livros, textos e mapas para a pesquisa. Para sintetizar o conhecimento, os estudantes devem criar uma tabela comparativa sobre o tema.

  5. Etapa 5 - Socialização

    Os grupos apresentarão suas atividades para a turma. Para estimular o debate, faça uma discussão com os alunos sobre as semelhanças e diferenças entre as navegações no Atlântico e no Pacífico.

  6. Etapa 6 - Síntese

    Conclua com uma síntese da aula, destacando os principais pontos trabalhados e relacionando-os com a atualidade.

  7. Etapa 7 - Avaliação

    Aplique uma avaliação para verificar o aprendizado dos alunos.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de comparação entre eventos históricos.
  • Estimular a pesquisa e a análise crítica de fontes históricas.
  • Fomentar o trabalho em grupo e a colaboração entre os alunos.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa nas atividades propostas.
  • Qualidade da pesquisa e da apresentação.
  • Capacidade de comparar as navegações no Atlântico e no Pacífico.

Ações do professor

  • Explicar claramente a metodologia Rotação por estações.
  • Disponibilizar materiais didáticos para pesquisa.
  • Estimular a participação ativa dos alunos nas atividades propostas.

Ações do aluno

  • Realizar as pesquisas com atenção e critério.
  • Preparar apresentações claras e objetivas.
  • Participar ativamente das discussões em grupo.