Aula sobre Expansao Maritima Portuguesa

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


A Expansão Marítima Portuguesa foi um período de grande importância para a história do Brasil e do mundo. Durante os séculos XV e XVI, os portugueses exploraram novas rotas marítimas, descobriram novas terras e estabeleceram relações comerciais com outros povos. Nesta aula, vamos explorar as navegações no Atlântico e no Pacífico entre os séculos XIV e XVI.

  1. Etapa 1 - Apresentação

    Apresente o que foi a Expansão Marítima Portuguesa, incluindo informações sobre as rotas marítimas, os principais navegadores portugueses e as consequências da expansão para o Brasil e para o mundo.

  2. Etapa 2 - Preparação

    Selecione materiais analógicos que abordem o tema, como cartazes, mapas, ilustrações, vídeos. Os alunos devem ser divididos em grupos e cada grupo deve receber um conjunto de materiais diferentes.

  3. Etapa 3 - Estudo em casa

    Os alunos devem estudar os materiais recebidos em casa e preparar um resumo sobre o que aprenderam

  4. Etapa 4 - Mapa Conceitual

    A partir do estudo dos materiais recebidos e da criação do resumo de cada um dos alunos, os grupos devem se organizar em sala de aula para elaborar um mapa conceitual que sistematize as principais informações sobre o tema.

  5. Etapa 5 - Discussão em grupo

    Cada grupo deve apresentar seus mapas conceituais, explicando as conclusões que chegaram, e debater com os demais.

  6. Etapa 6 - Dinâmica dos 3 Qs

    A partir das discussões, os alunos devem criar um template de Dinâmica dos 3 Qs, com os campos Que bom, Que pena e Que tal. O objetivo é que os alunos avaliem a atividade e desenvolvam habilidades de análise e síntese.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Faça uma conclusão sobre a atividade e enfatize os novos apontamentos trazidos pelos grupos e abordados nas discussões.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver habilidades de análise e síntese.
  • Estimular o trabalho em grupo e a colaboração.
  • Desenvolver a capacidade de avaliação crítica.

Critérios de avaliação

  • Participação nas discussões em grupo.
  • Qualidade da atividade prática.
  • Utilização adequada do template de Dinâmica dos 3 Qs.

Ações do professor

  • Preparar a apresentação sobre a Expansão Marítima Portuguesa.
  • Orientar os alunos na criação do template de Dinâmica dos 3 Qs.
  • Acompanhar as discussões em grupo e dar feedback aos alunos.

Ações do aluno

  • Estudar a partir dos materiais analógicos propostos.
  • Sintetizar e sistematizar as principais informações.
  • Participar das discussões em grupo.
  • Realizar a atividade prática em grupo.