Aula sobre Expectativa De Vida

Metodologia ativa - Design Sprint

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Sprint (DS) pode ser utilizado como ferramenta na gestão e elaboração de projetos, dessa forma é possível desenvolver esta metodologia ativa em parceria com a aprendizagem baseada em projetos e juntas alcançar um nível mais aprofundado de aprendizado. Ao conduzir os alunos a construir um protótipo e ou solução em um curto espaço de tempo estamos contribuindo para uma aprendizagem mais significativa.
  • O (DS) busca desenvolver um produto em no máximo cinco dias. A ideia central é errar mais rápido para aprender mais rápido, ou seja, é fazendo e refazendo que o alunos aprendem, valorizando o erro como parte importante do processo.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades que são de suma importância para o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos como a colaboração, criticidade, aprendizagem entre pares, comunicação, proatividade e criatividade.

Você sabia?

O Design Sprint é um método ágil muito utilizado em grandes multinacionais e que sua utilização na educação enriqueceu ainda mais outras metodologias como a aprendizagem baseada em problemas e em projetos.


A expectativa de vida é um tema muito importante para ser discutido em sala de aula, pois está diretamente relacionado à dinâmica demográfica e às características da população. A partir da análise da expectativa de vida, podemos entender melhor o perfil etário, o crescimento vegetativo e a mobilidade espacial. Além disso, o tema é muito relevante para o cotidiano dos estudantes, pois envolve questões como saúde, qualidade de vida e planejamento futuro.

A atividade será desenvolvida em 5 etapas:


  1. Etapa 1 - Entender

    Apresente o tema e explique a importância da expectativa de vida. Os alunos deverão fazer anotações e tirar dúvidas. Em seguida, divida a turma em grupos de 4 ou 5 alunos.

  2. Etapa 2 - Esboçar

    Cada grupo deverá esboçar uma ideia para o modelo de análise da expectativa de vida. Eles podem utilizar papel, canetas, lápis de cor e outros materiais para criar um esboço. Circule pela sala para auxiliar os grupos.

  3. Etapa 3 - Decidir

    Os grupos deverão discutir e decidir qual ideia será utilizada para o modelo. Eles deverão justificar a escolha e apresentar para a turma.

  4. Etapa 4 - Prototipar

    Com a ideia escolhida, os grupos deverão prototipar o modelo utilizando papel, cartolina, tesoura, cola e outros materiais. Auxilie os grupos e tire dúvidas.

  5. Etapa 5 - Testar

    Os grupos deverão testar o modelo com a turma. Eles deverão explicar como funciona e pedir feedback dos colegas. Avalie o trabalho dos grupos e dê feedbacks construtivos.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de análise da dinâmica demográfica
  • Estimular o trabalho em grupo e a colaboração
  • Desenvolver a criatividade e a capacidade de prototipação

Critérios de avaliação

  • Participação ativa e colaboração em grupo
  • Qualidade do modelo desenvolvido
  • Clareza na apresentação e justificativa da escolha da ideia

Ações do professor

  • Explicar o tema e a metodologia
  • Auxiliar os grupos durante as etapas de esboçar e prototipar
  • Avaliar o trabalho dos grupos e dar feedbacks construtivos

Ações do aluno

  • Participar ativamente das discussões em grupo
  • Criar um esboço e um protótipo de qualidade
  • Apresentar o modelo para a turma e pedir feedbacks dos colegas