Aula sobre Expectativa De Vida
Metodologia ativa - Design Thinking
Por que usar essa metodologia?
- O Design Thinking pode ser utilizado como metodologia ativa de diversas formas, desde a ideia inicial até a construção do produto ou projeto final. Para isso é imporante seguir os passos básicos do design que são: descoberta, interpretação, ideação, prototipação, testes e reflexão.
- Para realizar todas as etapas é preciso dedicação e tempo, que nem sempre é possível no curto período de aula. Desta forma, você pode utilizar partes deste processo de forma isolada para focar em uma determinada temática, que no futuro pode se juntar ao projeto completo.
- As primeiras etapas do design thinking são a descoberta e interpretação, que consiste em identificar um problema, definir o público alvo e compreender as suas reais necessidades. Neste contexto, o mapa de empatia busca aprofundar as pesquisas e trazer mais eficiência ao processo de construção do projeto.
- Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como empatia, criatividade, colaboração, observação, resolução de problemas, escuta ativa, investigação e protagonismo.
Você sabia?
É possível utilizar essa metodologia em parceria com outras, como a aprendizagem baseada em problemas e/ou projetos. Essa metodologia pode ser utilizada como parte do processo na construção de soluções e desenvolvimento de protótipos.
A expectativa de vida é um tema que pode ser encontrado e aplicado no cotidiano dos estudantes de diversas formas, desde a análise do perfil etário de suas famílias até a comparação de expectativas de vida em diferentes regiões do país ou do mundo. Nesta atividade, os alunos serão convidados a desenvolver um mapa de empatia visando analisar aspectos representativos da dinâmica demográfica, considerando características da população como perfil etário, crescimento vegetativo e mobilidade espacial.
A atividade será desenvolvida em 7 etapas:
Etapa 1 - Introdução
Introduza o tema da expectativa de vida, explicando o que é e como ela é calculada. Em seguida, apresente o objetivo da atividade e a metodologia que será utilizada.Etapa 2 - Mapa de Empatia
Os alunos serão divididos em grupos e receberão uma folha de papel com o mapa de empatia. Cada grupo deverá escolher um perfil de pessoa (idoso, jovem, homem, mulher, etc.) e preencher os campos do mapa de empatia com informações sobre essa pessoa. Oriente os alunos durante a atividade.Etapa 3 - Discussão em grupo
Os grupos irão apresentar seus mapas de empatia para a turma e explicar as informações que coletaram. Em seguida, haverá uma discussão em grupo sobre as diferenças e semelhanças entre os diferentes perfis apresentados.Etapa 4 - Análise de dados
Apresente dados sobre a expectativa de vida em diferentes regiões do país e do mundo. Os alunos deverão analisar os dados e compará-los com as informações coletadas no mapa de empatia.Etapa 5 - Apresentação dos resultados
Os grupos irão apresentar os resultados de sua análise em forma de gráficos ou tabelas. Oriente os alunos durante a atividade.Etapa 6 - Discussão em grupo
Haverá uma discussão em grupo sobre as diferenças e semelhanças entre os resultados apresentados pelos diferentes grupos.Etapa 7 - Conclusão
Conclua a atividade ressaltando a importância da análise da dinâmica demográfica e da expectativa de vida para a compreensão da sociedade em que vivemos.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver habilidades analíticas e críticas nos alunos
- Estimular a empatia e a criatividade dos estudantes
- Trabalhar a compreensão da dinâmica demográfica e da expectativa de vida
Critérios de avaliação
- Participação ativa dos alunos na atividade
- Qualidade do preenchimento do mapa de empatia
- Qualidade da análise de dados e da apresentação dos resultados
Ações do professor
- Orientar os alunos durante a atividade
- Estimular a participação ativa dos estudantes
- Apresentar dados relevantes sobre o tema
Ações do aluno
- Preencher o mapa de empatia com informações relevantes
- Analisar os dados apresentados e compará-los com as informações coletadas
- Apresentar os resultados de forma clara e objetiva