Aula sobre Expectativa De Vida

Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)

Por que usar essa metodologia?

  • O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
  • Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.

Você sabia?

O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.


A expectativa de vida é um tema importante para compreendermos a dinâmica demográfica da população. Ela é influenciada por diversos fatores, como a qualidade de vida, a alimentação, o acesso a serviços de saúde, entre outros.

A atividade será desenvolvida em 7 etapas:


  1. Etapa 1 - Apresentação do tema

    Apresente o tema e seus principais aspectos, como a definição de expectativa de vida, os fatores que influenciam a expectativa de vida, entre outros.

  2. Etapa 2 - Formação dos grupos

    Os alunos serão divididos em 4 grupos: banca julgadora, grupo defensor, grupo opositor e grupo de observadores. Cada grupo terá uma função específica no debate.

  3. Etapa 3 - Pesquisa

    Os grupos defensor e opositor terão 30 minutos para pesquisar e preparar seus argumentos. A banca julgadora e o grupo de observadores irão acompanhar a pesquisa e anotar os principais pontos.

  4. Etapa 4 - Debate

    Os grupos defensor e opositor terão 10 minutos cada para apresentar seus argumentos. Em seguida, haverá um tempo para réplica e tréplica. A banca julgadora irá avaliar os argumentos e escolher o grupo vencedor.

  5. Etapa 5 - Discussão em grupo

    Após o debate, os grupos irão se reunir para discutir os principais pontos apresentados e refletir sobre a importância da expectativa de vida na dinâmica demográfica da população.

  6. Etapa 6 - Conclusão

    Faça uma breve conclusão sobre o tema e a metodologia utilizada na atividade.

  7. Etapa 7 - Tarefa de casa

    Proponha uma tarefa de casa para os alunos, como um texto reflexivo sobre a importância da expectativa de vida na sociedade.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de análise da dinâmica demográfica da população.
  • Estimular o pensamento crítico e a argumentação dos alunos.
  • Promover a pesquisa e a reflexão sobre o tema.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa no debate.
  • Argumentação clara e coerente.
  • Respeito às opiniões dos colegas.
  • Participação na discussão em grupo.
  • Qualidade da tarefa de casa.

Ações do professor

  • Apresentar o tema de forma clara e objetiva.
  • Orientar os alunos na formação dos grupos e na pesquisa.
  • Estimular a participação de todos no debate.
  • Mediar a discussão em grupo.
  • Fazer uma conclusão sobre o tema e a metodologia utilizada na aula.

Ações do aluno

  • Participar ativamente do debate.
  • Pesquisar e preparar argumentos consistentes.
  • Respeitar as opiniões dos colegas.
  • Participar da discussão em grupo.
  • Realizar a tarefa de casa.