Aula sobre Expectativa De Vida

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


A expectativa de vida é um tema importante para compreendermos as mudanças demográficas em uma sociedade. Ela pode ser definida como o tempo médio que um indivíduo pode esperar viver em determinada região. Esse tema pode ser encontrado em diversas áreas, como na saúde, na economia e na política. Por exemplo, a expectativa de vida pode influenciar na previdência social e no planejamento urbano.

A atividade será desenvolvida em 5 etapas:


  1. Etapa 1 - Introdução

    Inicie a atividade fazendo uma breve introdução sobre o tema da expectativa de vida. Em seguida, os alunos serão divididos em grupos de 4 a 5 pessoas e deverão acessar um vídeo ou texto previamente selecionado sobre o tema. Cada grupo deverá fazer um resumo do conteúdo e apresentar para a turma.

  2. Etapa 2 - Dinâmica dos 3 Qs

    Cada grupo deverá criar um modelo de Dinâmica dos 3 Qs com os campos: Que bom, Que pena e Que tal. Nessa dinâmica, os alunos deverão refletir sobre o conteúdo apresentado e preencher os campos segundo as informações aprendidas. O objetivo é que os alunos consigam analisar aspectos representativos da dinâmica demográfica, considerando características da população (perfil etário, crescimento vegetativo e mobilidade espacial).

  3. Etapa 3 - Discussão em grupo

    Os grupos deverão discutir os resultados da Dinâmica dos 3 Qs e apresentar para a turma. Incentive a participação de todos os alunos e promova a troca de ideias entre os grupos.

  4. Etapa 4 - Exemplos práticos

    Apresente exemplos práticos sobre a expectativa de vida em diferentes países e regiões do mundo. Os alunos deverão fazer uma análise comparativa entre os exemplos apresentados e refletir sobre as possíveis causas das diferenças observadas.

  5. Etapa 5 - Conclusão

    Faça uma breve conclusão sobre o tema e reforce os principais pontos discutidos durante a atividade.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em analisar aspectos representativos da dinâmica demográfica, considerando características da população (perfil etário, crescimento vegetativo e mobilidade espacial).
  • Estimular a participação ativa dos alunos na construção do conhecimento.
  • Desenvolver habilidades de análise e interpretação de dados e informações.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos durante a atividade.
  • Qualidade do modelo de Dinâmica dos 3 Qs criado pelos grupos.
  • Capacidade dos alunos em analisar e interpretar informações sobre a expectativa de vida.
  • Coerência e clareza na apresentação dos resultados da Dinâmica dos 3 Qs.
  • Participação dos alunos na discussão em grupo.

Ações do professor

  • Selecionar previamente o material de apoio para a aula.
  • Estimular a participação ativa dos alunos durante toda a aula.
  • Promover a troca de ideias entre os grupos e incentivar a discussão em grupo.
  • Fazer uma conclusão clara sobre o tema da aula.
  • Avaliar e dar feedback aos alunos sobre a atividade realizada.

Ações do aluno

  • Acessar o material de apoio previamente selecionado pelo professor.
  • Participar ativamente da Dinâmica dos 3 Qs e da discussão em grupo.
  • Analisar e interpretar informações sobre a expectativa de vida.
  • Criar um modelo de Dinâmica dos 3 Qs com qualidade.
  • Apresentar os resultados da Dinâmica dos 3 Qs de forma clara e coerente.