Aula sobre Experiment Sink Or Float Experimento Afunda Ou Boia

Metodologia ativa - Aprendizagem Baseada em Projetos

Por que usar essa metodologia?

  • Através desta metodologia, é possível incentivar o protagonismo do aluno e desenvolver habilidades que serão importantes na sua vida dentro e fora do ambiente escolar, como: colaboração, raciocínio lógico, pensamento crítico, proatividade e a percepção que é possível realizar a mesma tarefa de formas distintas.
  • Com essa metodologia os alunos em grupo se aprofundam na temática proposta para desenvolver um projeto que apresenta ligação com o seu cotidiano. Na busca por possíveis soluções, a aprendizagem por pares favorece a tomada de decisão, o desenvolvimento da escuta ativa e uma aprendizagem mais significativa.

Você sabia?

A aprendizagem baseada em projetos é uma forte aliada da interdisciplinaridade. É possível propor essa metodologia em parceria com outras disciplinas e potencializar ainda mais o processo ensino aprendizagem.


O tema "Experiment: Sink or Float?" ou "Experimento: Afunda ou Boia?" é uma atividade simples, mas muito importante para o estudo da densidade dos corpos e seus comportamentos em água. É um experimento divertido e fácil de realizar, que pode ser aplicado em diversas situações do cotidiano, como construções de barcos, garrafas pet, caixas d'água, explicações sobre datas comemorativas (como o carnaval) e muitas outras. Utilizando a metodologia ativa Aprendizagem Baseada em Projetos, os alunos terão a oportunidade de aprender de forma mais dinâmica, tendo contato com diferentes conteúdos relacionados ao tema, trabalhando a criatividade e a organização das ideias.

  1. Etapa 1 - Problematização

    Inicie a aula despertando a curiosidade dos alunos sobre o tema, com perguntas que instiguem os alunos a pensar sobre os comportamentos dos objetos em água. Apresente o objetivo da aula e o experimento Sink or Float?.

  2. Etapa 2 - Geração de Alternativas

    Organize a turma em grupos para que cada um possa discutir e criar hipóteses sobre o experimento. Entregue para cada grupo, uma caixa com diferentes objetos para que eles possam selecionar e testar quais afundam ou boiam na água.

  3. Etapa 3 - Solução

    Após as hipóteses terem sido criadas, explique como os alunos devem registrar os resultados em um diário de bordo, contendo os campos de Problema, Geração de Alternativas e Solução. Cada grupo deve documentar os resultados de sua pesquisa e a hipótese confirmada ou refutada pelos testes.

  4. Etapa 4 - Apresentação dos resultados

    Cada grupo deve apresentar seu diário de bordo, mostrando os objetos escolhidos e os resultados obtidos. Depois, os grupos devem compartilhar suas hipóteses e resultados com a turma e incluir imagens dos objetos.

  5. Etapa 5 - Discussão e conclusão

    Converse com a turma sobre os resultados obtidos e se as hipóteses foram confirmadas ou não. Realize uma reflexão final sobre a jornada de aprendizagem dos alunos e como os conceitos estudados podem ser aplicados na vida cotidiana.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver habilidades colaborativas em grupo.
  • Desenvolver habilidades de observação e registro dos resultados obtidos.
  • Desenvolver a criatividade e a curiosidade dos alunos.
  • Desenvolver habilidades de escrita e organização das informações no diário de bordo.
  • Estimular o interesse dos alunos por experimentos científicos.

Critérios de avaliação

  • Participação e colaboração em grupo.
  • Organização e qualidade do diário de bordo.
  • Criatividade na elaboração de hipóteses e pesquisa.
  • Clareza na apresentação dos resultados.
  • Reflexão final sobre a atividade.

Ações do professor

  • Organizar os grupos de trabalho.
  • Estimular a criatividade e a curiosidade dos alunos.
  • Explorar os conceitos de densidade dos corpos e seus comportamentos em água.
  • Incentivar a participação de todos os alunos nas etapas da atividade.
  • Realizar uma reflexão final sobre a jornada de aprendizagem dos alunos.

Ações do aluno

  • Trabalhar em grupo e colaborar na elaboração das hipóteses.
  • Realizar a pesquisa e documentar os resultados no diário de bordo.
  • Participar ativamente da discussão e da apresentação dos resultados.
  • Refletir sobre a jornada de aprendizagem e a aplicação dos conceitos estudados no cotidiano.
  • Demonstrar criatividade na elaboração do diário de bordo.