Aula sobre Experiment Sink Or Float Experimento Afunda Ou Boia

Metodologia ativa - Cultura Maker

Por que usar essa metodologia?

  • A Cultura Maker favorece a relação entre a teoria e a prática. Através dela conseguimos responder perguntas como: “Professor(a), onde vou usar isso? Por que devo aprender isso?”.
  • A Cultura Maker não é um passo a passo, ou seja, não é uma receita de bolo que os alunos apenas replicam. Só é considerado cultura maker se houver espaços para criação, autonomia e dinamismo.
  • Essa metodologia enriquece o processo criativo, a aprendizagem por pares e as habilidades socioemocionais. Propicia caminhos para as atividades interdisciplinares, permitindo que o aprendizado seja mais realista e significativo, perpassando entre as diferentes áreas, competências e habilidades.

Você sabia?

A cultura maker foi expandida após o movimento DIY sigla em inglês para “do it yourself”, que significa “faça você mesmo”. Essa cultura inspira as pessoas a construírem coisas incríveis.


O experimento de afunda ou boia é uma atividade que envolve o estudo das propriedades físicas da matéria. É um experimento simples, em que se colocam objetos em um recipiente com água para observar se eles afundam ou flutuam. Essa atividade pode ser encontrada em diversas áreas da vida, como em construções de barcos, na elaboração de embalagens e no estudo do comportamento dos líquidos. Nesta atividade, os alunos aplicam a metodologia Cultura Maker para criar um diário de bordo que aborda o tema "Experimento: Afunda ou Boia?" em grupo. O objetivo é desenvolver a habilidade da turma em organizar ideias e selecioná-las em função da estrutura e do objetivo do texto.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Inicie perguntando aos alunos sobre o que eles conhecem de propriedades físicas da matéria. Em seguida, apresente a proposta do experimento “Afunda ou Boia?” e a metodologia Cultura Maker. Explique que o objetivo é criar um diário de bordo sobre o experimento e que a turma deve trabalhar em grupos.

  2. Etapa 2 - Problema

    Explique que os alunos devem criar um problema relacionado ao experimento Afunda ou Boia?. Cada grupo deve chegar a um problema e anotá-lo em seu diário de bordo. Você deve auxiliar os alunos na escolha de um problema viável e interessante.

  3. Etapa 3 - Geração de Alternativas

    Cada grupo vai gerar alternativas para solucionar o problema que foi criado na etapa anterior. Eles devem anotar todas as ideias no diário de bordo, sem julgamentos ou críticas. Incentive a criatividade dos estudantes e garanta que todas as ideias sejam registradas.

  4. Etapa 4 - Solução

    Nesta etapa, os grupos devem escolher a melhor alternativa para solucionar o problema. Eles devem justificar a escolha da solução e descrever como ela será colocada em prática. Oriente os alunos a escolher a solução mais viável e que atenda ao problema criado.

  5. Etapa 5 - Construção

    Após a escolha da solução, os grupos devem construir um modelo que demonstre a aplicação da solução escolhida no experimento “Afunda ou Boia?”. Eles podem utilizar materiais disponíveis em sala de aula. Você deve auxiliar os grupos na construção dos modelos.

  6. Etapa 6 - Apresentação

    Cada grupo apresenta seu diário de bordo e o modelo construído para a turma. Garanta que cada grupo apresente suas ideias e soluções de forma clara e objetiva.

  7. Etapa 7 - Discussão

    Ao final das apresentações, abra uma discussão com a turma sobre as diferentes soluções apresentadas pelos grupos. Os alunos podem comentar e avaliar as propostas dos colegas. Incentive a participação de todos na discussão.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de organizar ideias e selecioná-las em função da estrutura e do objetivo do texto.
  • Incentivar a criatividade dos alunos no processo de busca por soluções.
  • Estimular a cooperação e o trabalho em equipe.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa em todas as etapas da atividade.
  • Criatividade na geração de alternativas de solução.
  • Coerência entre o problema levantado e a solução proposta.
  • Qualidade da construção do modelo.
  • Clareza e objetividade na apresentação do diário de bordo.

Ações do professor

  • Apresentar a proposta do experimento Afunda ou Boia? e a metodologia Cultura Maker para os alunos.
  • Orientar os alunos na escolha do problema a ser abordado.
  • Auxiliar os grupos na construção do modelo.
  • Incentivar a participação de todos os alunos nas discussões.
  • Avaliar os critérios de avaliação estabelecidos.

Ações do aluno

  • Participar ativamente de todas as etapas da atividade.
  • Gerar alternativas criativas de solução.
  • Escolher a melhor alternativa para solucionar o problema proposto.
  • Construir um modelo que demonstre a aplicação da solução escolhida.
  • Apresentar o diário de bordo e o modelo construído para a turma.