Aula sobre Experiment Sink Or Float Experimento Afunda Ou Boia

Metodologia ativa - Ensino Híbrido

Por que usar essa metodologia?

  • Através do Ensino Híbrido é possível obter o que há de melhor entre os dois formatos (físico e digital), valorizando a personalização da aprendizagem.
  • Essa abordagem pedagógica permite que o aluno tenha acesso ao conteúdo antes do encontro presencial e possa estudar em diferentes ambientes.
  • O tempo de aula presencial é melhor aproveitado. Os momentos de aprendizado ativo são dedicados a dúvidas, resolução de problemas, discussões e outras atividades colaborativas com foco na aprendizagem com significado.
  • Ao trabalhar esta abordagem ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, alfabetização digital, comunicação, pensamento crítico, colaboração e responsabilidade.

Você sabia?

O ensino híbrido é conhecido como abordagem pedagógica ativa que propicia a utilização em conjunto de muitas outras metodologias, como a sala de aula invertida e a rotação por estações.


O tema "Experiment: Sink or Float? (Experimento: Afunda ou Boia?)" é uma atividade prática que pode ser muito divertida e educativa para os alunos. Nesta atividade, eles realizam experimentos simples com diferentes objetos para descobrir se eles afundam ou flutuam na água. Isso pode ser aplicado no cotidiano para entender a densidade dos materiais e como eles interagem com a água. A metodologia ativa Ensino Híbrido será aplicada para que os alunos sejam incentivados a criar um modelo de registro de aprendizagem com os campos de Check-in e Check-out para desenvolver o tema e seus subtópicos.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Inicie explicando o objetivo da atividade e como ela será desenvolvida. A turma será estimulada a pensar sobre o que sabem sobre densidade e como ela está relacionada com o afundamento ou flutuação de objetos em água.

  2. Etapa 2 - Discussão em grupo

    Em seguida, divida a turma em grupos pequenos. Cada grupo deve listar os objetos que acham que vão afundar ou flutuar na água, discutindo as razões para suas escolhas. Em seguida, cada grupo compartilha suas hipóteses com os demais.

  3. Etapa 3 - Experimentos

    Distribua uma lista de objetos para cada grupo. O grupo deve testar seus objetos e registrar se eles afundam ou flutuam na água. Forneça copos de água, objetos e uma balança para medir a massa dos objetos. Os alunos devem ter tempo para discutir suas observações e compará-las com suas hipóteses.

  4. Etapa 4 - Pesquisa online

    O grupo deve pesquisar na internet sobre o que diz a física em relação à densidade e do porquê esse fenômeno acontece, além de trazer outros exemplos para avaliar o que fez os objetos afundarem ou flutuarem.

  5. Etapa 5 - Debate de resultados

    Reúna toda a turma novamente e incentive os alunos a compartilhar suas descobertas e discutir quais foram as principais razões que contribuíram para que cada objeto afundasse ou flutuasse. Lidere uma discussão sobre densidade e suas aplicações no mundo real.

  6. Etapa 6 - Reflexão

    Cada estudante deve preencher o modelo de registro de aprendizagem com os campos de Check-in e Check-out para desenvolver o tema e seus subtópicos. Eles devem refletir sobre o que aprenderam, o que acharam mais interessante e possíveis aplicações do que foi aprendido na atividade.

  7. Etapa 7 - Atividade de casa (opcional)

    Disponibilize uma atividade de casa para os alunos, como, por exemplo, escolher um objeto do seu cotidiano e explicar por que ele afunda ou flutua na água. Isso pode ser feito por escrito ou em forma de apresentação.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em "organizar ideias, selecionando-as em função da estrutura e do objetivo do texto";
  • Estimular o trabalho em grupo e a colaboração;
  • Desenvolver a capacidade dos alunos em observar e registrar suas observações;
  • Incentivar a discussão em grupo sobre conceitos científicos;
  • Aplicar a metodologia ativa de Ensino Híbrido para melhorar o engajamento dos alunos.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos nas discussões em grupo;
  • Registro completo e preciso dos experimentos e resultados;
  • Uso adequado do vocabulário científico e conceitos relacionados ao tema;
  • Criatividade na busca por soluções e explicações para o afundamento ou flutuação dos objetos;
  • Clareza e organização do modelo de registro de aprendizagem.

Ações do professor

  • Explicar claramente o objetivo da atividade;
  • Fornecer os materiais necessários para os experimentos;
  • Estimular a colaboração e trabalho em grupo;
  • Incentivar discussões em grupo para compartilhar ideias;
  • Proporcionar um ambiente de aprendizagem seguro e inclusivo.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das discussões em grupo;
  • Realizar experimentos com precisão e registrar resultados;
  • Contribuir com ideias criativas e soluções para o afundamento ou flutuação dos objetos;
  • Refletir sobre o que foi aprendido durante a atividade;
  • Preencher o modelo de registro de aprendizagem com clareza e organização.