Aula sobre Experiment Sink Or Float Experimento Afunda Ou Boia

Metodologia ativa - Estudo de Caso

Por que usar essa metodologia?

  • O estudo de caso aproxima o estudante do método científico, estimula a observação e experimentação. No estudo de caso o resultado final pode ser compartilhado com a comunidade escolar auxiliando na disseminação da informação em temas complexos e necessários.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como investigação, empatia, observação, resolução de problemas, elaboração de estratégias, e proatividade.

Você sabia?

O estudo de caso é utilizado na área da pesquisa acadêmica e visa analisar fenômenos através de estratégias científicas.


O experimento "Sink or Float?" (Afunda ou Boia?) é uma atividade científica muito simples e divertida que é muito popular em escolas de todo o mundo. O objetivo da atividade é testar a densidade dos objetos e descobrir se eles afundam ou flutuam na água. Esta é uma excelente maneira de ensinar ciência para alunos, pois é prática e fácil de entender. Além disso, será trabalhada a metodologia ativa Estudo de Caso, na qual, será desenvolvido o tema e seus subtópicos por meio de infográficos, tornando a atividade ainda mais envolvente e didática.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Inicie apresentando o objetivo da atividade e explicando como o experimento "Sink or Float?" funciona. Faça uma breve explanação sobre como os objetos vão interagir com a água e como é possível descobrir se eles afundam ou flutuam.

  2. Etapa 2 - Formação dos grupos

    Separe os alunos em grupos de quatro integrantes e proponha o tema que cada grupo vai pesquisar. Por exemplo, um grupo pode pesquisar sobre a densidade de materiais orgânicos, enquanto outro, pesquisa sobre a densidade de materiais inorgânicos.

  3. Etapa 3 - Identificação do problema

    Oriente os alunos a buscar informações sobre o tema proposto. Eles podem realizar entrevistas com pessoas reais, pesquisas em livros e na internet. A ideia é que identifiquem um problema relacionado ao tema proposto.

  4. Etapa 4 - Levantamento de dados

    Oriente os estudantes a buscar informações sobre o problema identificado. Eles podem realizar entrevistas com pessoas reais, fazer pesquisas na internet e em livros. A ideia é que eles levantem dados para apresentar no infográfico.

  5. Etapa 5 - Análise do contexto

    Ajude os estudantes a analisar o contexto do problema identificado. Eles podem investigar causas e possíveis soluções para o problema.

  6. Etapa 6 - Comparação

    Os alunos devem comparar os dados obtidos em entrevistas e pesquisas com dados oficiais relacionados ao tema. Eles devem buscar informações que possam corroborar ou refutar o problema identificado.

  7. Etapa 7 - Soluções

    Apoie os alunos a discutir possíveis soluções para o problema identificado. Eles devem buscar soluções que possam contribuir para a disseminação da informação sobre o tema e sobre como aplicar esse conhecimento no dia a dia.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em organizar ideias, selecionando-as em função da estrutura e do objetivo do texto.
  • Buscar informações em diferentes fontes.
  • Trabalhar em grupo e distribuir tarefas.
  • Analisar e interpretar informações.
  • Apresentar informações de forma clara e objetiva.

Critérios de avaliação

  • Clareza e objetividade na apresentação das informações.
  • Utilização de fontes confiáveis e informações relevantes.
  • Coerência entre o problema identificado e as soluções propostas.
  • Participação efetiva de todos os membros do grupo.
  • Originalidade na apresentação do infográfico.

Ações do professor

  • Orientar os alunos em todas as etapas da atividade.
  • Estimular a criatividade e a originalidade dos alunos.
  • Estimular a participação de todos os alunos no trabalho em grupo.
  • Propor perguntas e desafios que incentivem a pesquisa e o debate.
  • Avaliar o desempenho dos alunos e fornecer feedback construtivo.

Ações do aluno

  • Realizar entrevistas e pesquisas com fontes diversas.
  • Trabalhar em grupo e distribuir tarefas de forma equilibrada.
  • Apresentar as informações de forma clara e objetiva.
  • Analisar e interpretar as informações coletadas.
  • Propor soluções criativas e inovadoras para o problema identificado.