Experimentando - construindo uma garrafa térmica

Vamos praticar? Nesta aula de Ciências vamos observar a construção de uma garrafa térmica e entender o seu funcionamento. Vamos juntos entrar no mundo das ciências? Confira o vídeo e boa aula! 😄

Material de apoio

Você pode assistir o vídeo para complementar a aula:


Atividades (8)

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  1. 1. Questão de múltipla escolha:

    As paredes espelhadas de uma garrafa térmica servem pra dificultar a transferência de calor por:

    A) Condução.

    B) Convecção.

    C) Irradiação.

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  2. 2. Atividade aberta:

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  3. 3. Gamificação:

    Nesta aula, os alunos serão desafiados a construir uma garrafa térmica utilizando materiais simples e entender como os isolantes térmicos funcionam. A garrafa térmica é um objeto muito comum no cotidiano das pessoas, sendo utilizada para manter bebidas quentes ou frias por um longo período de tempo. É importante que os alunos compreendam como funcionam esses objetos e como os materiais escolhidos para sua construção influenciam em sua eficiência. A metodologia utilizada será a gamificação, que tem como objetivo tornar a aula mais envolvente e interativa, incentivando a participação dos alunos.
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  4. 4. Sala de Aula Invertida:

    Nesta aula, vamos trabalhar a propagação do calor e seus efeitos na vida cotidiana. Vamos construir juntos uma garrafa térmica usando materiais isolantes e condutores de calor. A garrafa térmica é um objeto muito comum em nossas casas e é utilizada para manter bebidas quentes ou frias por um longo período de tempo. Vamos entender como ela funciona e como podemos aplicar esse conhecimento em outras soluções tecnológicas. Além disso, vamos utilizar a metodologia ativa Sala de Aula Invertida e criar um template de Dinâmica dos 3 Qs para avaliar a atividade e desenvolver a habilidade dos alunos em justificar a utilização de determinados materiais na vida cotidiana.
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  5. 5. Rotação por estações:

    Nesta aula, os alunos irão construir uma garrafa térmica e entender como as propriedades dos materiais podem influenciar na propagação do calor. A garrafa térmica é um objeto muito comum em nosso cotidiano e é importante entender seu funcionamento. Além disso, os alunos irão aprender a utilizar o conhecimento adquirido para construir soluções tecnológicas. Para isso, utilizaremos a metodologia ativa de Rotação por estações, na qual os alunos serão divididos em grupos e passarão por diferentes atividades, cada uma relacionada a um aspecto do tema.
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  6. 6. Design Sprint:

    Nesta aula, os alunos irão aprender sobre as formas de propagação do calor e como isso se relaciona com a utilização de materiais condutores e isolantes. Eles também irão construir uma garrafa térmica, utilizando os conhecimentos adquiridos. A metodologia utilizada será a Design Sprint, que é uma técnica de resolução de problemas utilizada por empresas para desenvolver produtos e serviços. Neste caso, os alunos irão criar um template de Design Sprint com 5 etapas: entender, esboçar, decidir, prototipar e testar.

    Para contextualizar o assunto, traga exemplos práticos, como a utilização de uma garrafa térmica para manter a temperatura de bebidas quentes ou frias, ou ainda, a utilização de materiais isolantes em casas para manter a temperatura interna agradável.

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  7. 7. Modelo de Debate Crítico (MDC):

    Nesta aula, os alunos explorarão o tema da propagação do calor e como ela pode ser controlada por meio de materiais isolantes e condutores. A garrafa térmica será o objeto de estudo, pois é um exemplo prático e comum de como o conhecimento sobre a propagação do calor pode ser aplicado na vida cotidiana. A metodologia de Modelo de Debate Crítico (MDC) será usada para incentivar a participação e o pensamento crítico dos alunos. Eles serão divididos em quatro grupos para criar um modelo de júri, banca julgadora, grupo defensor e grupo opositor, e desenvolver o tema e seus subtópicos.
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  8. 8. Estudo de Caso:

    Nesta aula, os alunos irão aprender sobre formas de propagação do calor e como isso está presente no cotidiano, por meio da construção de uma garrafa térmica. A metodologia utilizada será o Estudo de Caso, em que os alunos irão identificar um problema, levantar dados, analisar o contexto, comparar informações e propor soluções. Para isso, os alunos irão criar infográficos para disseminar a informação. A garrafa térmica é um equipamento muito utilizado para manter líquidos quentes ou frios por mais tempo, e sua construção permite entender como os materiais podem ser condutores ou isolantes de calor.
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