Aula sobre Experimentando Construindo Uma Garrafa Termica

Metodologia ativa - Design Sprint

Por que usar essa metodologia?

  • O Design Sprint (DS) pode ser utilizado como ferramenta na gestão e elaboração de projetos, dessa forma é possível desenvolver esta metodologia ativa em parceria com a aprendizagem baseada em projetos e juntas alcançar um nível mais aprofundado de aprendizado. Ao conduzir os alunos a construir um protótipo e ou solução em um curto espaço de tempo estamos contribuindo para uma aprendizagem mais significativa.
  • O (DS) busca desenvolver um produto em no máximo cinco dias. A ideia central é errar mais rápido para aprender mais rápido, ou seja, é fazendo e refazendo que o alunos aprendem, valorizando o erro como parte importante do processo.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades que são de suma importância para o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos como a colaboração, criticidade, aprendizagem entre pares, comunicação, proatividade e criatividade.

Você sabia?

O Design Sprint é um método ágil muito utilizado em grandes multinacionais e que sua utilização na educação enriqueceu ainda mais outras metodologias como a aprendizagem baseada em problemas e em projetos.


Nesta aula, os alunos irão aprender sobre as formas de propagação do calor e como isso se relaciona com a utilização de materiais condutores e isolantes. Eles também irão construir uma garrafa térmica, utilizando os conhecimentos adquiridos. A metodologia utilizada será a Design Sprint, que é uma técnica de resolução de problemas utilizada por empresas para desenvolver produtos e serviços. Neste caso, os alunos irão criar um template de Design Sprint com 5 etapas: entender, esboçar, decidir, prototipar e testar.

Para contextualizar o assunto, traga exemplos práticos, como a utilização de uma garrafa térmica para manter a temperatura de bebidas quentes ou frias, ou ainda, a utilização de materiais isolantes em casas para manter a temperatura interna agradável.


  1. Etapa 1 - Entender

    Inicie a aula explicando sobre as formas de propagação do calor e como isso se relaciona com a utilização de materiais condutores e isolantes. Os alunos podem fazer perguntas e tirar dúvidas sobre o assunto.

  2. Etapa 2 - Esboçar

    Os alunos devem criar esboços de como seria a garrafa térmica ideal, levando em consideração os materiais utilizados e a capacidade de manter a temperatura interna.

  3. Etapa 3 - Decidir

    Em grupo, os alunos devem discutir e decidir qual seria a melhor opção de garrafa térmica a ser construída, levando em consideração os materiais disponíveis na escola.

  4. Etapa 4 - Prototipar

    Com os materiais disponíveis, os alunos devem construir a garrafa térmica de acordo com o modelo escolhido. Auxilienos ajustes necessários.

  5. Etapa 5 - Testar

    Os alunos devem testar a eficiência da garrafa térmica construída, colocando água quente ou fria e medindo a temperatura ao longo do tempo. Eles devem registrar os resultados e apresentar para a turma.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em utilizar o conhecimento das formas de propagação do calor para justificar a utilização de determinados materiais na vida cotidiana.
  • Estimular o trabalho em equipe e a capacidade de tomar decisões em grupo.
  • Desenvolver a criatividade e a capacidade de prototipar soluções tecnológicas.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa nas etapas de criação da garrafa térmica.
  • Eficiência da garrafa térmica construída.
  • Registro correto dos resultados obtidos.

Ações do professor

  • Explicar sobre as formas de propagação do calor e como isso se relaciona com a utilização de materiais condutores e isolantes.
  • Auxiliar na construção da garrafa térmica e nos ajustes necessários.
  • Estimular a participação ativa dos alunos em todas as etapas da aula.

Ações do aluno

  • Criar esboços da garrafa térmica ideal.
  • Discutir e decidir em grupo qual modelo de garrafa térmica será construído.
  • Construir a garrafa térmica com os materiais disponíveis na escola.