Aula sobre Experimentando Construindo Uma Garrafa Termica
Metodologia ativa - Design Sprint
Por que usar essa metodologia?
- O Design Sprint (DS) pode ser utilizado como ferramenta na gestão e elaboração de projetos, dessa forma é possível desenvolver esta metodologia ativa em parceria com a aprendizagem baseada em projetos e juntas alcançar um nível mais aprofundado de aprendizado. Ao conduzir os alunos a construir um protótipo e ou solução em um curto espaço de tempo estamos contribuindo para uma aprendizagem mais significativa.
- O (DS) busca desenvolver um produto em no máximo cinco dias. A ideia central é errar mais rápido para aprender mais rápido, ou seja, é fazendo e refazendo que o alunos aprendem, valorizando o erro como parte importante do processo.
- Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades que são de suma importância para o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos como a colaboração, criticidade, aprendizagem entre pares, comunicação, proatividade e criatividade.
Você sabia?
O Design Sprint é um método ágil muito utilizado em grandes multinacionais e que sua utilização na educação enriqueceu ainda mais outras metodologias como a aprendizagem baseada em problemas e em projetos.
Nesta aula, os alunos irão aprender sobre as formas de propagação do calor e como isso se relaciona com a utilização de materiais condutores e isolantes. Eles também irão construir uma garrafa térmica, utilizando os conhecimentos adquiridos. A metodologia utilizada será a Design Sprint, que é uma técnica de resolução de problemas utilizada por empresas para desenvolver produtos e serviços. Neste caso, os alunos irão criar um template de Design Sprint com 5 etapas: entender, esboçar, decidir, prototipar e testar.
Para contextualizar o assunto, traga exemplos práticos, como a utilização de uma garrafa térmica para manter a temperatura de bebidas quentes ou frias, ou ainda, a utilização de materiais isolantes em casas para manter a temperatura interna agradável.
Etapa 1 - Entender
Inicie a aula explicando sobre as formas de propagação do calor e como isso se relaciona com a utilização de materiais condutores e isolantes. Os alunos podem fazer perguntas e tirar dúvidas sobre o assunto.Etapa 2 - Esboçar
Os alunos devem criar esboços de como seria a garrafa térmica ideal, levando em consideração os materiais utilizados e a capacidade de manter a temperatura interna.Etapa 3 - Decidir
Em grupo, os alunos devem discutir e decidir qual seria a melhor opção de garrafa térmica a ser construída, levando em consideração os materiais disponíveis na escola.Etapa 4 - Prototipar
Com os materiais disponíveis, os alunos devem construir a garrafa térmica de acordo com o modelo escolhido. Auxilienos ajustes necessários.Etapa 5 - Testar
Os alunos devem testar a eficiência da garrafa térmica construída, colocando água quente ou fria e medindo a temperatura ao longo do tempo. Eles devem registrar os resultados e apresentar para a turma.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em utilizar o conhecimento das formas de propagação do calor para justificar a utilização de determinados materiais na vida cotidiana.
- Estimular o trabalho em equipe e a capacidade de tomar decisões em grupo.
- Desenvolver a criatividade e a capacidade de prototipar soluções tecnológicas.
Critérios de avaliação
- Participação ativa nas etapas de criação da garrafa térmica.
- Eficiência da garrafa térmica construída.
- Registro correto dos resultados obtidos.
Ações do professor
- Explicar sobre as formas de propagação do calor e como isso se relaciona com a utilização de materiais condutores e isolantes.
- Auxiliar na construção da garrafa térmica e nos ajustes necessários.
- Estimular a participação ativa dos alunos em todas as etapas da aula.
Ações do aluno
- Criar esboços da garrafa térmica ideal.
- Discutir e decidir em grupo qual modelo de garrafa térmica será construído.
- Construir a garrafa térmica com os materiais disponíveis na escola.