Aula sobre Experimentando Construindo Uma Garrafa Termica

Metodologia ativa - Gamificação

Por que usar essa metodologia?

  • A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
  • Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
  • Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.

Você sabia?

É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.


Nesta aula, os alunos serão desafiados a construir uma garrafa térmica utilizando materiais simples e entender como os isolantes térmicos funcionam. A garrafa térmica é um objeto muito comum no cotidiano das pessoas, sendo utilizada para manter bebidas quentes ou frias por um longo período de tempo. É importante que os alunos compreendam como funcionam esses objetos e como os materiais escolhidos para sua construção influenciam em sua eficiência. A metodologia utilizada será a gamificação, que tem como objetivo tornar a aula mais envolvente e interativa, incentivando a participação dos alunos.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema da aula e contextualize-o com exemplos práticos. Em seguida, os alunos deverão criar grupos de 3 a 4 pessoas e escolher um nome para seu jogo.

  2. Etapa 2 - Objetivo do Jogo

    Cada grupo deverá definir o objetivo do seu jogo, ou seja, o que os jogadores terão que fazer para ganhar. Oriente-os a pensar em objetivos que estejam relacionados ao tema da aula.

  3. Etapa 3 - Desafios do Jogo

    Os alunos deverão definir os desafios que os jogadores terão que enfrentar para alcançar o objetivo do jogo. Sugira desafios relacionados à construção da garrafa térmica, como escolher os materiais adequados e testar a eficiência da garrafa.

  4. Etapa 4 - Níveis

    Cada grupo deverá definir os níveis do jogo, ou seja, as etapas que os jogadores terão que passar para alcançar o objetivo final. Oriente-os a pensar em níveis que estejam relacionados ao tema da aula, como a escolha dos materiais e a construção da garrafa térmica.

  5. Etapa 5 - Esquema de Recompensas

    Os alunos deverão definir um esquema de recompensas para cada nível do jogo, incentivando os jogadores a continuarem jogando. Oriente-os a pensar em recompensas relacionadas ao tema da aula, como pontos por escolher os materiais adequados e testar a eficiência da garrafa.

  6. Etapa 6 - Informações para o consumidor final

    Cada grupo deverá criar um folder com informações sobre a garrafa térmica que construíram, explicando como ela funciona e quais materiais foram utilizados. Oriente-os a pensar em informações que sejam úteis para os consumidores finais, como a capacidade da garrafa e o tempo que ela consegue manter a temperatura.

  7. Etapa 7 - Apresentação dos jogos e das garrafas térmicas

    Cada grupo deverá apresentar seu jogo e a garrafa térmica que construiu para a turma. Avalie a apresentação e a eficiência da garrafa térmica construída.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em utilizar o conhecimento das formas de propagação do calor para justificar a utilização de determinados materiais (condutores e isolantes) na vida cotidiana.
  • Estimular a criatividade e a capacidade de resolução de problemas dos alunos.
  • Incentivar a participação ativa dos alunos na construção do conhecimento.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos na construção do jogo e da garrafa térmica.
  • Eficiência da garrafa térmica construída pelos alunos.
  • Criatividade e originalidade do jogo criado pelos alunos.

Ações do professor

  • Orientar os alunos na construção do jogo e da garrafa térmica.
  • Estimular a participação ativa dos alunos.
  • Avaliar a eficiência da garrafa térmica construída pelos alunos.

Ações do aluno

  • Participar ativamente da construção do jogo e da garrafa térmica.
  • Trabalhar em grupo e colaborar com os colegas.
  • Apresentar o jogo e a garrafa térmica para a turma.