Aula sobre Experimentando Construindo Uma Garrafa Termica

Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)

Por que usar essa metodologia?

  • O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
  • Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.

Você sabia?

O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.


Nesta aula, os alunos explorarão o tema da propagação do calor e como ela pode ser controlada por meio de materiais isolantes e condutores. A garrafa térmica será o objeto de estudo, pois é um exemplo prático e comum de como o conhecimento sobre a propagação do calor pode ser aplicado na vida cotidiana. A metodologia de Modelo de Debate Crítico (MDC) será usada para incentivar a participação e o pensamento crítico dos alunos. Eles serão divididos em quatro grupos para criar um modelo de júri, banca julgadora, grupo defensor e grupo opositor, e desenvolver o tema e seus subtópicos.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Inicie a aula perguntando aos alunos o que sabem sobre a propagação do calor e como ela pode ser controlada. Em seguida, faça uma breve apresentação sobre o tema e a garrafa térmica.

  2. Etapa 2 - Formação dos grupos

    Os alunos serão divididos em quatro grupos: banca julgadora, grupo defensor, grupo opositor e grupo de observação.

  3. Etapa 3 - Pesquisa

    Cada grupo receberá um subtema relacionado à garrafa térmica para pesquisar. O grupo defensor deve buscar argumentos a favor do uso da garrafa térmica, enquanto o grupo opositor deve buscar argumentos contra. A banca julgadora e o grupo de observação devem buscar informações sobre os materiais usados na construção da garrafa térmica e como eles afetam sua eficiência.

  4. Etapa 4 - Debate

    Os grupos defensor e opositor terão 10 minutos cada para apresentar seus argumentos. Em seguida, a banca julgadora fará perguntas e avaliará a qualidade dos argumentos apresentados. O grupo de observação também poderá fazer perguntas.

  5. Etapa 5 - Construção da garrafa térmica

    Os alunos construirão uma garrafa térmica usando materiais isolantes e condutores. Forneça materiais como papel alumínio, isopor, garrafas PET, água quente e fria.

  6. Etapa 6 - Teste de eficiência

    Os alunos testarão a eficiência de suas garrafas térmicas, medindo a temperatura da água antes e depois de colocá-la dentro das garrafas.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Faça uma breve conclusão sobre a aula e o que os alunos aprenderam.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em utilizar o conhecimento das formas de propagação do calor para justificar a utilização de determinados materiais na vida cotidiana.
  • Estimular o pensamento crítico e a participação dos alunos por meio da metodologia Modelo de Debate Crítico.
  • Promover a construção de soluções tecnológicas a partir do conhecimento adquirido.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa e colaboração em grupo.
  • Qualidade dos argumentos apresentados durante o debate.
  • Eficiência da garrafa térmica construída.
  • Capacidade de aplicar o conhecimento adquirido em situações práticas.
  • Habilidade de justificar a escolha dos materiais utilizados na construção da garrafa térmica.

Ações do professor

  • Incentivar a participação e a colaboração dos alunos.
  • Fornecer materiais e orientação para a construção da garrafa térmica.
  • Estimular a reflexão crítica dos alunos sobre o tema.
  • Mediar o debate e a avaliação dos argumentos apresentados pelos grupos.
  • Fazer uma conclusão clara e objetiva sobre o tema e os resultados obtidos.

Ações do aluno

  • Pesquisar e coletar informações sobre o subtema atribuído.
  • Participar ativamente do debate e apresentar argumentos claros e objetivos.
  • Colaborar com o grupo na construção da garrafa térmica.
  • Testar a eficiência da garrafa térmica construída.
  • Refletir sobre o que foi aprendido e como isso pode ser aplicado na vida cotidiana.