Aula sobre Experimentando Construindo Uma Garrafa Termica
Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)
Por que usar essa metodologia?
- O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
- Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.
Você sabia?
O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.
Nesta aula, os alunos explorarão o tema da propagação do calor e como ela pode ser controlada por meio de materiais isolantes e condutores. A garrafa térmica será o objeto de estudo, pois é um exemplo prático e comum de como o conhecimento sobre a propagação do calor pode ser aplicado na vida cotidiana. A metodologia de Modelo de Debate Crítico (MDC) será usada para incentivar a participação e o pensamento crítico dos alunos. Eles serão divididos em quatro grupos para criar um modelo de júri, banca julgadora, grupo defensor e grupo opositor, e desenvolver o tema e seus subtópicos.
Etapa 1 - Introdução
Inicie a aula perguntando aos alunos o que sabem sobre a propagação do calor e como ela pode ser controlada. Em seguida, faça uma breve apresentação sobre o tema e a garrafa térmica.Etapa 2 - Formação dos grupos
Os alunos serão divididos em quatro grupos: banca julgadora, grupo defensor, grupo opositor e grupo de observação.Etapa 3 - Pesquisa
Cada grupo receberá um subtema relacionado à garrafa térmica para pesquisar. O grupo defensor deve buscar argumentos a favor do uso da garrafa térmica, enquanto o grupo opositor deve buscar argumentos contra. A banca julgadora e o grupo de observação devem buscar informações sobre os materiais usados na construção da garrafa térmica e como eles afetam sua eficiência.Etapa 4 - Debate
Os grupos defensor e opositor terão 10 minutos cada para apresentar seus argumentos. Em seguida, a banca julgadora fará perguntas e avaliará a qualidade dos argumentos apresentados. O grupo de observação também poderá fazer perguntas.Etapa 5 - Construção da garrafa térmica
Os alunos construirão uma garrafa térmica usando materiais isolantes e condutores. Forneça materiais como papel alumínio, isopor, garrafas PET, água quente e fria.Etapa 6 - Teste de eficiência
Os alunos testarão a eficiência de suas garrafas térmicas, medindo a temperatura da água antes e depois de colocá-la dentro das garrafas.Etapa 7 - Conclusão
Faça uma breve conclusão sobre a aula e o que os alunos aprenderam.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em utilizar o conhecimento das formas de propagação do calor para justificar a utilização de determinados materiais na vida cotidiana.
- Estimular o pensamento crítico e a participação dos alunos por meio da metodologia Modelo de Debate Crítico.
- Promover a construção de soluções tecnológicas a partir do conhecimento adquirido.
Critérios de avaliação
- Participação ativa e colaboração em grupo.
- Qualidade dos argumentos apresentados durante o debate.
- Eficiência da garrafa térmica construída.
- Capacidade de aplicar o conhecimento adquirido em situações práticas.
- Habilidade de justificar a escolha dos materiais utilizados na construção da garrafa térmica.
Ações do professor
- Incentivar a participação e a colaboração dos alunos.
- Fornecer materiais e orientação para a construção da garrafa térmica.
- Estimular a reflexão crítica dos alunos sobre o tema.
- Mediar o debate e a avaliação dos argumentos apresentados pelos grupos.
- Fazer uma conclusão clara e objetiva sobre o tema e os resultados obtidos.
Ações do aluno
- Pesquisar e coletar informações sobre o subtema atribuído.
- Participar ativamente do debate e apresentar argumentos claros e objetivos.
- Colaborar com o grupo na construção da garrafa térmica.
- Testar a eficiência da garrafa térmica construída.
- Refletir sobre o que foi aprendido e como isso pode ser aplicado na vida cotidiana.