Aula sobre Experimentando Construindo Uma Garrafa Termica
Metodologia ativa - Rotação por estações
Por que usar essa metodologia?
- Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
- Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.
Você sabia?
É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.
Nesta aula, os alunos irão construir uma garrafa térmica e entender como as propriedades dos materiais podem influenciar na propagação do calor. A garrafa térmica é um objeto muito comum em nosso cotidiano e é importante entender seu funcionamento. Além disso, os alunos irão aprender a utilizar o conhecimento adquirido para construir soluções tecnológicas. Para isso, utilizaremos a metodologia ativa de Rotação por estações, na qual os alunos serão divididos em grupos e passarão por diferentes atividades, cada uma relacionada a um aspecto do tema.
Etapa 1 - Introdução
Apresente o tema da aula e explique sua importância no cotidiano. Em seguida, os alunos serão divididos em 3 grupos para a rotação por estações.Etapa 2 - Estação 1 - Conhecendo os materiais
Os alunos irão observar diferentes materiais, como plástico, vidro, metal e isopor, e discutir quais são condutores ou isolantes térmicos. Em seguida, irão elaborar uma lista dos materiais que são mais utilizados na construção de garrafas térmicas e justificar o porquê dessa escolha.Etapa 3 - Estação 2 - Construindo a garrafa térmica
Nesta estação, os alunos irão construir uma garrafa térmica utilizando materiais como garrafas PET, isopor, papel alumínio e fita adesiva. Forneça um passo a passo para a construção e os alunos irão discutir como os materiais escolhidos podem influenciar na propagação do calor.Etapa 4 - Estação 3 - Testando a garrafa térmica
Os alunos irão testar a garrafa térmica construída na estação anterior, colocando água quente ou fria dentro dela e medindo a temperatura ao longo do tempo. Em seguida, irão discutir os resultados obtidos e como eles podem ser explicados a partir do conhecimento adquirido sobre os materiais.Etapa 5 - Conclusão
Retome os principais pontos discutidos ao longo da aula e os alunos irão refletir sobre como podem utilizar o conhecimento adquirido para construir soluções tecnológicas.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em utilizar o conhecimento das formas de propagação do calor para justificar a utilização de determinados materiais na vida cotidiana.
- Explicar o princípio de funcionamento de alguns equipamentos, como a garrafa térmica.
- Desenvolver a habilidade dos alunos em construir soluções tecnológicas a partir do conhecimento adquirido.
Critérios de avaliação
- Participação ativa dos alunos nas atividades propostas.
- Construção da garrafa térmica de forma correta e funcional.
- Utilização adequada do conhecimento adquirido para justificar a escolha dos materiais e explicar o funcionamento da garrafa térmica.
Ações do professor
- Explicar de forma clara e objetiva o tema da aula.
- Fornecer os materiais necessários para a construção da garrafa térmica.
- Estimular a participação ativa dos alunos nas atividades propostas.
Ações do aluno
- Participar ativamente das atividades propostas.
- Construir a garrafa térmica de forma correta e funcional.
- Utilizar o conhecimento adquirido para justificar a escolha dos materiais e explicar o funcionamento da garrafa térmica.