Aula sobre Experimentando Construindo Uma Garrafa Termica

Metodologia ativa - Rotação por estações

Por que usar essa metodologia?

  • Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.

Você sabia?

É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.


Nesta aula, os alunos irão construir uma garrafa térmica e entender como as propriedades dos materiais podem influenciar na propagação do calor. A garrafa térmica é um objeto muito comum em nosso cotidiano e é importante entender seu funcionamento. Além disso, os alunos irão aprender a utilizar o conhecimento adquirido para construir soluções tecnológicas. Para isso, utilizaremos a metodologia ativa de Rotação por estações, na qual os alunos serão divididos em grupos e passarão por diferentes atividades, cada uma relacionada a um aspecto do tema.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema da aula e explique sua importância no cotidiano. Em seguida, os alunos serão divididos em 3 grupos para a rotação por estações.

  2. Etapa 2 - Estação 1 - Conhecendo os materiais

    Os alunos irão observar diferentes materiais, como plástico, vidro, metal e isopor, e discutir quais são condutores ou isolantes térmicos. Em seguida, irão elaborar uma lista dos materiais que são mais utilizados na construção de garrafas térmicas e justificar o porquê dessa escolha.

  3. Etapa 3 - Estação 2 - Construindo a garrafa térmica

    Nesta estação, os alunos irão construir uma garrafa térmica utilizando materiais como garrafas PET, isopor, papel alumínio e fita adesiva. Forneça um passo a passo para a construção e os alunos irão discutir como os materiais escolhidos podem influenciar na propagação do calor.

  4. Etapa 4 - Estação 3 - Testando a garrafa térmica

    Os alunos irão testar a garrafa térmica construída na estação anterior, colocando água quente ou fria dentro dela e medindo a temperatura ao longo do tempo. Em seguida, irão discutir os resultados obtidos e como eles podem ser explicados a partir do conhecimento adquirido sobre os materiais.

  5. Etapa 5 - Conclusão

    Retome os principais pontos discutidos ao longo da aula e os alunos irão refletir sobre como podem utilizar o conhecimento adquirido para construir soluções tecnológicas.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em utilizar o conhecimento das formas de propagação do calor para justificar a utilização de determinados materiais na vida cotidiana.
  • Explicar o princípio de funcionamento de alguns equipamentos, como a garrafa térmica.
  • Desenvolver a habilidade dos alunos em construir soluções tecnológicas a partir do conhecimento adquirido.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos nas atividades propostas.
  • Construção da garrafa térmica de forma correta e funcional.
  • Utilização adequada do conhecimento adquirido para justificar a escolha dos materiais e explicar o funcionamento da garrafa térmica.

Ações do professor

  • Explicar de forma clara e objetiva o tema da aula.
  • Fornecer os materiais necessários para a construção da garrafa térmica.
  • Estimular a participação ativa dos alunos nas atividades propostas.

Ações do aluno

  • Participar ativamente das atividades propostas.
  • Construir a garrafa térmica de forma correta e funcional.
  • Utilizar o conhecimento adquirido para justificar a escolha dos materiais e explicar o funcionamento da garrafa térmica.