Aula sobre Experimentando Construindo Uma Garrafa Termica
Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida
Por que usar essa metodologia?
- A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
- Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
- É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.
Você sabia?
A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.
Nesta aula, vamos trabalhar a propagação do calor e seus efeitos na vida cotidiana. Vamos construir juntos uma garrafa térmica usando materiais isolantes e condutores de calor. A garrafa térmica é um objeto muito comum em nossas casas e é utilizada para manter bebidas quentes ou frias por um longo período de tempo. Vamos entender como ela funciona e como podemos aplicar esse conhecimento em outras soluções tecnológicas. Além disso, vamos utilizar a metodologia ativa Sala de Aula Invertida e criar um template de Dinâmica dos 3 Qs para avaliar a atividade e desenvolver a habilidade dos alunos em justificar a utilização de determinados materiais na vida cotidiana.
Etapa 1 - Introdução
Apresente o tema e os objetivos da aula. Explique como a metodologia ativa e a dinâmica dos 3 Qs serão aplicadas durante a atividade. Os alunos são incentivados a fazer perguntas e a compartilhar suas experiências com garrafas térmicas.Etapa 2 - Vídeo explicativo
Disponibilize um vídeo explicativo sobre a propagação do calor e a construção de uma garrafa térmica. Os alunos assistem ao vídeo e anotam as informações mais importantes.Etapa 3 - Discussão em grupo
Os alunos formam grupos e discutem as informações do vídeo. Cada grupo deve criar uma lista de materiais necessários para construir uma garrafa térmica e explicar como cada material funciona na propagação do calor.Etapa 4 - Construção da garrafa térmica
Os grupos constroem suas garrafas térmicas utilizando os materiais disponíveis em sala de aula. Auxilie os alunos e tire dúvidas durante a atividade.Etapa 5 - Teste da garrafa térmica
Os grupos testam suas garrafas térmicas com água quente e água fria. Eles anotam os resultados e discutem as diferenças entre as garrafas construídas com materiais isolantes e condutores de calor.Etapa 6 - Dinâmica dos 3 Qs
Os alunos preenchem o template de Dinâmica dos 3 Qs avaliando a atividade e compartilhando suas opiniões sobre o que foi bom, o que foi ruim e o que pode ser melhorado na construção da garrafa térmica.Etapa 7 - Conclusão
Faça um resumo da atividade e reforce os objetivos da aula. Os alunos são incentivados a compartilhar suas reflexões sobre o tema e a metodologia utilizada.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em utilizar o conhecimento das formas de propagação do calor para justificar a utilização de determinados materiais na vida cotidiana.
- Estimular a criatividade e a colaboração dos alunos na construção de soluções tecnológicas.
- Aplicar a metodologia ativa Sala de Aula Invertida e a dinâmica dos 3 Qs para avaliar a atividade e desenvolver a habilidade dos alunos em avaliar e refletir sobre o próprio aprendizado.
Critérios de avaliação
- Participação ativa nas discussões em grupo.
- Construção da garrafa térmica com materiais adequados e funcionais.
- Teste da garrafa térmica com resultados precisos e coerentes.
- Preenchimento do template de Dinâmica dos 3 Qs de forma clara e objetiva.
- Reflexão sobre o tema e a metodologia utilizada na atividade.
Ações do professor
- Explicar de forma clara os objetivos da aula e a metodologia utilizada.
- Auxiliar os alunos na construção da garrafa térmica e tirar dúvidas durante a atividade.
- Estimular a participação ativa dos alunos nas discussões em grupo e na dinâmica dos 3 Qs.
- Avaliar e fornecer feedbacks sobre a atividade e o desempenho dos alunos.
- Fazer uma reflexão final sobre a aula e o aprendizado dos alunos.
Ações do aluno
- Assistir e anotar as informações do vídeo explicativo.
- Participar ativamente das discussões em grupo e compartilhar suas opiniões.
- Construir a garrafa térmica com materiais adequados e funcionais.
- Testar a garrafa térmica com resultados precisos e coerentes.
- Preencher o template de Dinâmica dos 3 Qs de forma clara e objetiva e refletir sobre o tema e a metodologia utilizada.