Aula sobre Experimentando Construindo Uma Garrafa Termica

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


Nesta aula, vamos trabalhar a propagação do calor e seus efeitos na vida cotidiana. Vamos construir juntos uma garrafa térmica usando materiais isolantes e condutores de calor. A garrafa térmica é um objeto muito comum em nossas casas e é utilizada para manter bebidas quentes ou frias por um longo período de tempo. Vamos entender como ela funciona e como podemos aplicar esse conhecimento em outras soluções tecnológicas. Além disso, vamos utilizar a metodologia ativa Sala de Aula Invertida e criar um template de Dinâmica dos 3 Qs para avaliar a atividade e desenvolver a habilidade dos alunos em justificar a utilização de determinados materiais na vida cotidiana.

  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema e os objetivos da aula. Explique como a metodologia ativa e a dinâmica dos 3 Qs serão aplicadas durante a atividade. Os alunos são incentivados a fazer perguntas e a compartilhar suas experiências com garrafas térmicas.

  2. Etapa 2 - Vídeo explicativo

    Disponibilize um vídeo explicativo sobre a propagação do calor e a construção de uma garrafa térmica. Os alunos assistem ao vídeo e anotam as informações mais importantes.

  3. Etapa 3 - Discussão em grupo

    Os alunos formam grupos e discutem as informações do vídeo. Cada grupo deve criar uma lista de materiais necessários para construir uma garrafa térmica e explicar como cada material funciona na propagação do calor.

  4. Etapa 4 - Construção da garrafa térmica

    Os grupos constroem suas garrafas térmicas utilizando os materiais disponíveis em sala de aula. Auxilie os alunos e tire dúvidas durante a atividade.

  5. Etapa 5 - Teste da garrafa térmica

    Os grupos testam suas garrafas térmicas com água quente e água fria. Eles anotam os resultados e discutem as diferenças entre as garrafas construídas com materiais isolantes e condutores de calor.

  6. Etapa 6 - Dinâmica dos 3 Qs

    Os alunos preenchem o template de Dinâmica dos 3 Qs avaliando a atividade e compartilhando suas opiniões sobre o que foi bom, o que foi ruim e o que pode ser melhorado na construção da garrafa térmica.

  7. Etapa 7 - Conclusão

    Faça um resumo da atividade e reforce os objetivos da aula. Os alunos são incentivados a compartilhar suas reflexões sobre o tema e a metodologia utilizada.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em utilizar o conhecimento das formas de propagação do calor para justificar a utilização de determinados materiais na vida cotidiana.
  • Estimular a criatividade e a colaboração dos alunos na construção de soluções tecnológicas.
  • Aplicar a metodologia ativa Sala de Aula Invertida e a dinâmica dos 3 Qs para avaliar a atividade e desenvolver a habilidade dos alunos em avaliar e refletir sobre o próprio aprendizado.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa nas discussões em grupo.
  • Construção da garrafa térmica com materiais adequados e funcionais.
  • Teste da garrafa térmica com resultados precisos e coerentes.
  • Preenchimento do template de Dinâmica dos 3 Qs de forma clara e objetiva.
  • Reflexão sobre o tema e a metodologia utilizada na atividade.

Ações do professor

  • Explicar de forma clara os objetivos da aula e a metodologia utilizada.
  • Auxiliar os alunos na construção da garrafa térmica e tirar dúvidas durante a atividade.
  • Estimular a participação ativa dos alunos nas discussões em grupo e na dinâmica dos 3 Qs.
  • Avaliar e fornecer feedbacks sobre a atividade e o desempenho dos alunos.
  • Fazer uma reflexão final sobre a aula e o aprendizado dos alunos.

Ações do aluno

  • Assistir e anotar as informações do vídeo explicativo.
  • Participar ativamente das discussões em grupo e compartilhar suas opiniões.
  • Construir a garrafa térmica com materiais adequados e funcionais.
  • Testar a garrafa térmica com resultados precisos e coerentes.
  • Preencher o template de Dinâmica dos 3 Qs de forma clara e objetiva e refletir sobre o tema e a metodologia utilizada.