Aula sobre Experimentando Construindo Uma Maquina Termica
Metodologia ativa - Cultura Maker
Por que usar essa metodologia?
- A Cultura Maker favorece a relação entre a teoria e a prática. Através dela conseguimos responder perguntas como: “Professor(a), onde vou usar isso? Por que devo aprender isso?”.
- A Cultura Maker não é um passo a passo, ou seja, não é uma receita de bolo que os alunos apenas replicam. Só é considerado cultura maker se houver espaços para criação, autonomia e dinamismo.
- Essa metodologia enriquece o processo criativo, a aprendizagem por pares e as habilidades socioemocionais. Propicia caminhos para as atividades interdisciplinares, permitindo que o aprendizado seja mais realista e significativo, perpassando entre as diferentes áreas, competências e habilidades.
Você sabia?
A cultura maker foi expandida após o movimento DIY sigla em inglês para “do it yourself”, que significa “faça você mesmo”. Essa cultura inspira as pessoas a construírem coisas incríveis.
A energia térmica é a energia que está associada à temperatura dos corpos e que pode ser transferida de um corpo para outro. Ela está presente em diversas situações cotidianas, como no aquecimento de alimentos, no funcionamento de motores e em processos industriais. Nesta aula, os alunos irão construir uma máquina térmica e, para isso, será utilizada a metodologia ativa Cultura Maker. Eles irão criar uma fanzine em papel A4 dividido em 8 partes para desenvolver o tema e seus subtópicos. Através dessa atividade, os alunos irão avaliar o papel do equilíbrio termodinâmico para a manutenção da vida na Terra, para o funcionamento de máquinas térmicas e em outras situações cotidianas.
Cultura Maker
Etapa 1 - Introdução
Inicie a aula explicando o conceito de energia térmica e sua importância na manutenção da vida na Terra. Em seguida, apresente o projeto da construção da máquina térmica e os materiais necessários.Etapa 2 - Construção da máquina térmica
Os alunos irão trabalhar em grupos para construir a máquina térmica utilizando os materiais disponibilizados pelo professor. Durante a construção, auxilie os alunos e sanar possíveis dúvidas.Etapa 3 - Criação da Fanzine
Os alunos irão criar uma fanzine em papel A4 dividido em 8 partes para desenvolver o tema e seus subtópicos. Cada grupo ficará responsável por uma parte da Fanzine, que deverá conter explicações e ilustrações sobre o funcionamento da máquina térmica e sua importância na manutenção da vida na Terra.Etapa 4 - Apresentação da fanzine
Cada grupo irá apresentar sua parte da fanzine para a turma, explicando o conteúdo abordado e as ilustrações produzidas.Etapa 5 - Discussão em grupo
Os alunos irão discutir em grupo sobre a importância do equilíbrio termodinâmico na manutenção da vida na Terra e em outras situações cotidianas.Etapa 6 - Reflexão individual
Cada aluno irá fazer uma reflexão individual sobre o que aprendeu na aula e como pode aplicar esse conhecimento em sua vida cotidiana.Etapa 7 - Encerramento
Encerre a aula reforçando os principais pontos abordados e ressaltando a importância da energia térmica na manutenção da vida na Terra.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade de avaliar o papel do equilíbrio termodinâmico para a manutenção da vida na Terra e em outras situações cotidianas.
- Estimular a criatividade e a capacidade de trabalhar em grupo.
- Aplicar a metodologia ativa Cultura Maker para tornar a aula mais envolvente e didática.
Critérios de avaliação
- Participação ativa na construção da máquina térmica e na criação da fanzine.
- Qualidade das ilustrações e explicações contidas na fanzine.
- Reflexão individual sobre o que foi aprendido na aula.
Ações do professor
- Explicar o conceito de energia térmica e sua importância na manutenção da vida na Terra.
- Auxiliar os alunos na construção da máquina térmica e na criação da fanzine.
- Estimular a participação ativa dos alunos na aula.
Ações do aluno
- Trabalhar em grupo na construção da máquina térmica e na criação da fanzine.
- Produzir ilustrações e explicações claras e objetivas na fanzine.
- Fazer uma reflexão individual sobre o que foi aprendido na aula.