Aula sobre Experimentando Construindo Uma Maquina Termica
Metodologia ativa - Gamificação
Por que usar essa metodologia?
- A Gamificação pode ser utilizada como importante ferramenta para incentivar o interesse dos alunos. Sabemos que o engajamento e motivação deles são cruciais no processo de ensino-aprendizagem.
- Esta metodologia se aproxima da realidade dos alunos tornando o aprendizado algo desafiador, dinâmico e prazeroso.
- Ao trabalhar esta metodologia é possível desenvolver habilidades como aprendizagem lúdica, capacidade de simulação, definição de estratégias, colaboração, observação, resolução de problemas, investigação e proatividade.
Você sabia?
É possível utilizar a gamificação em parceria com outras metodologias, como a cultura maker, por exemplo. Você pode construir a própria dinâmica de jogos, sendo eles analógicos ou digitais.
Nesta aula, os alunos irão aprender sobre a construção de uma máquina térmica e o papel do equilíbrio termodinâmico para a manutenção da vida na Terra e para o funcionamento de máquinas térmicas. A metodologia utilizada será a gamificação, em que os alunos criarão um jogo com perguntas e afirmações sobre o tema. Esse jogo poderá ser utilizado para desenvolver o tema e seus subtópicos. Os alunos poderão aplicar seus conhecimentos em situações cotidianas, como o funcionamento do motor de um carro e de um refrigerador.
Gamificação
Etapa 1 - Apresentação do tema
Apresente o tema para os alunos e faça uma breve introdução sobre o funcionamento de uma máquina térmica. Utilize um vídeo ou uma apresentação em slides para auxiliar na explicação.Etapa 2 - Grupo de discussão
Divida a turma em grupos e promova uma discussão sobre o tema apresentado. O objetivo é que os alunos possam trocar ideias e se aprofundar no assunto.Etapa 3 - Criação das cartas
Cada grupo deverá criar 8 cartas de perguntas e 8 cartas de afirmações sobre o tema. Auxilie os grupos na criação das cartas, dando sugestões e incentivando a criatividade.Etapa 4 - Jogo
Cada grupo irá jogar o jogo criado por outro grupo. O jogo consiste em sortear uma carta de pergunta e responder com uma carta de afirmação ou vice-versa. O objetivo é acertar o maior número de perguntas possível.Etapa 5 - Discussão final
Faça uma discussão final com a turma sobre o tema abordado, ressaltando os pontos mais importantes e esclarecendo possíveis dúvidas dos alunos.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em avaliar o papel do equilíbrio termodinâmico na manutenção da vida na Terra e no funcionamento de máquinas térmicas.
- Estimular a criatividade e o trabalho em grupo dos alunos.
- Desenvolver a habilidade dos alunos em formular e responder perguntas sobre o tema.
Critérios de avaliação
- Participação dos alunos na discussão em grupo.
- Criatividade e qualidade das cartas criadas pelos grupos.
- Desempenho dos alunos no jogo criado pelos grupos.
- Participação dos alunos na discussão final.
Ações do professor
- Apresentar o tema de forma clara e objetiva.
- Auxiliar os grupos na criação das cartas.
- Estimular a participação dos alunos na discussão e no jogo.
- Fazer uma discussão final sobre o tema.
Ações do aluno
- Participar da discussão em grupo.
- Criar as cartas com criatividade e qualidade.
- Participar do jogo criado pelos grupos.
- Tirar dúvidas e participar da discussão final.