Aula sobre Experimentando Construindo Uma Maquina Termica

Metodologia ativa - Modelo de Debate Crítico (MDC)

Por que usar essa metodologia?

  • O Modelo de Debate Crítico (MDC) trabalha de forma direcionada habilidades argumentativas, escuta ativa, aprendizagem entre pares e a construção do cidadão crítico e consciente do seu papel na sociedade, entendendo seus direitos e deveres.
  • Essa metodologia trabalha a construção, defesa e ressignificação do argumento, favorece o aprofundamento nos temas abordados, desenvolve habilidades de pesquisa, síntese e comunicação. Desta maneira espera-se alcançar uma aprendizagem mais significativa-crítica.

Você sabia?

O Modelo de Debate Crítico (MDC) se assemelha a prática de júri popular utilizada para o cumprimento de nossas normas e leis.


Nesta aula, os alunos irão experimentar e construir uma máquina térmica, a fim de entender o papel do equilíbrio termodinâmico para a manutenção da vida na Terra e o funcionamento de máquinas térmicas em outras situações cotidianas. Por exemplo, eles podem pensar em como uma geladeira funciona ou como o corpo humano mantém sua temperatura constante. Para isso, será utilizada a metodologia ativa Modelo de Debate Crítico (MDC), em que os alunos criarão um modelo de avaliação por rubrica, contendo os critérios: “Não desenvolvido”, “Parcialmente Desenvolvido” e “Plenamente Desenvolvido”, para desenvolver o tema e seus subtópicos.

Modelo de Debate Crítico (MDC)


  1. Etapa 1 - Introdução

    Faça uma breve explicação sobre conceito de equilíbrio termodinâmico e máquinas térmicas, explicando como esses conceitos estão presentes em situações cotidianas. Apresente também o formato de avaliação por rubrica que os alunos irão criar.

  2. Etapa 2 - Pesquisa em grupo

    Os alunos trabalharão em grupos para pesquisar e discutir o papel do equilíbrio termodinâmico e das máquinas térmicas em diferentes situações. Auxilie os alunos na criação de um esboço do modelo de avaliação por rubrica.

  3. Etapa 3 - Apresentação dos modelos

    Os grupos apresentarão os resultados de suas pesquisas para a turma, discutindo as diferentes situações em que o equilíbrio termodinâmico e as máquinas térmicas estão presentes. Auxilie-os a promover uma discussão e a elaboração do modelo de avaliação por rubrica.

  4. Etapa 4 - Construção das máquinas térmicas

    Os alunos trabalharão em grupos para construir suas próprias máquinas térmicas, usando materiais simples como garrafas PET, canudos e água. É importante que façam o registro do processo de construção em um diário de bordo.

  5. Etapa 5 - Apresentação das máquinas térmicas

    Cada grupo apresentará sua máquina térmica para a turma, explicando como ela funciona e como o conceito de equilíbrio termodinâmico se aplica. A turma utilizará o modelo de avaliação por rubrica para avaliar as apresentações.

  6. Etapa 6 - Reflexão

    Os alunos farão uma reflexão sobre o que aprenderam na aula, discutindo como o equilíbrio termodinâmico e as máquinas térmicas estão presentes em suas vidas cotidianas. Eles também podem discutir como poderiam melhorar suas máquinas térmicas.

  7. Etapa 7 - Encerramento

    Faça uma avaliação final da aula, refletindo sobre os resultados alcançados e como poderia melhorar a metodologia utilizada.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade de avaliar o papel do equilíbrio termodinâmico em diferentes situações cotidianas.
  • Desenvolver a habilidade de construir uma máquina térmica simples.
  • Promover o trabalho em grupo e a colaboração.
  • Desenvolver a habilidade de criar um modelo de avaliação por rubrica.

Critérios de avaliação

  • Compreensão do conceito de equilíbrio termodinâmico.
  • Compreensão do conceito de máquinas térmicas.
  • Qualidade da construção da máquina térmica.
  • Clareza na apresentação da máquina térmica.
  • Participação ativa na criação do modelo de avaliação por rubrica.

Ações do professor

  • Apresentar o conceito de equilíbrio termodinâmico e máquinas térmicas.
  • Orientar os alunos na criação do modelo de avaliação por rubrica.
  • Ajudar a guiar a discussão em grupo.
  • Fornecer feedback aos alunos sobre suas apresentações.
  • Refletir sobre os resultados alcançados e como poderia melhorar a metodologia utilizada.

Ações do aluno

  • Trabalhar em grupo para pesquisar e discutir o tema.
  • Criar um esboço do modelo de avaliação por rubrica.
  • Construir uma máquina térmica simples.
  • Apresentar a máquina térmica para a turma.
  • Refletir sobre o que aprenderam na aula e como poderiam melhorar suas máquinas térmicas.