Aula sobre Experimentando Construindo Uma Maquina Termica
Metodologia ativa - Rotação por estações
Por que usar essa metodologia?
- Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
- Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.
Você sabia?
É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.
A termodinâmica é uma área da física que estuda as relações entre calor, trabalho e energia. Ela está presente em diversas situações do nosso cotidiano, como no funcionamento de motores de carros, geladeiras e até mesmo no nosso próprio corpo. Nesta aula, os alunos irão construir uma máquina térmica para entender melhor os conceitos de termodinâmica. A metodologia utilizada será a Rotação por estações, na qual os alunos serão divididos em grupos e realizarão atividades diferentes relacionadas ao tema.
Rotação por estações
Etapa 1 - Introdução
Apresente o tema da aula e explique brevemente os conceitos de termodinâmica. Discuta exemplos práticos do cotidiano dos alunos que envolvam a aplicação da termodinâmica.Etapa 2 - Estação 1 - Construção da máquina térmica
Os alunos serão divididos em grupos e cada grupo será responsável por construir uma máquina térmica simples. Forneça fornecer materiais como garrafas PET, canudos, água quente e fria, entre outros. Os alunos deverão seguir as instruções para construir a máquina térmica e observar o seu funcionamento.Etapa 3 - Estação 2 - Análise dos dados
Os alunos irão registrar os dados da máquina térmica construída e analisar as relações entre calor, trabalho e energia. Disponibilize uma tabela para os alunos preencherem com os dados coletados.Etapa 4 - Estação 3 - Aplicações da termodinâmica
Nesta estação, os alunos irão pesquisar e discutir as aplicações da termodinâmica em diferentes áreas, como na indústria, na medicina e na engenharia. Forneça materiais como livros e artigos para os alunos consultarem.Etapa 5 - Conclusão
Reúna a turma e faça uma síntese da aula, destacando as principais ideias e conceitos trabalhados. Discuta também os resultados obtidos pelos alunos na construção da máquina térmica.Etapa 6 - Encerramento
Faça uma discussão final com os alunos discutindo os desafios encontrados e quais foram solucionados ou não, é importante nesta etapa fornecer feedbacks sobre as práticas e a teoria discutida no início, desta forma a assimilação do conteúdo ficará mais evidente.
Intencionalidades pedagógicas
- Desenvolver a habilidade dos alunos em avaliar o papel do equilíbrio termodinâmico para a manutenção da vida na Terra e em outras situações cotidianas.
- Estimular a criatividade e o trabalho em equipe na construção da máquina térmica.
- Fomentar a pesquisa e a discussão sobre as aplicações da termodinâmica em diferentes áreas.
Critérios de avaliação
- Participação ativa na construção da máquina térmica.
- Registro e análise corretos dos dados coletados.
- Contribuição significativa nas discussões sobre as aplicações da termodinâmica.
Ações do professor
- Apresentar o tema da aula e os conceitos de termodinâmica.
- Fornecer os materiais necessários para a construção da máquina térmica.
- Orientar e auxiliar os alunos na realização das atividades propostas.
- Estimular a participação e a discussão entre os alunos.
- Fazer uma síntese da aula e destacar as principais ideias e conceitos trabalhados.
Ações do aluno
- Trabalhar em equipe na construção da máquina térmica.
- Registrar corretamente os dados coletados e analisá-los adequadamente.
- Participar ativamente das discussões sobre as aplicações da termodinâmica.
- Colaborar com os demais grupos durante a realização das atividades propostas.
- Demonstrar interesse e curiosidade pelo tema abordado.