Aula sobre Experimentando Construindo Uma Maquina Termica

Metodologia ativa - Rotação por estações

Por que usar essa metodologia?

  • Esta metodologia é muito necessária quando pensamos em personalização da aprendizagem. Através dela, podemos trabalhar com circuitos projetados, chamados de estações. Cada estação possui uma atividade com início, meio e fim, para que os alunos possam começar por qualquer uma delas sem que haja uma ordem fixa a seguir.
  • Ao trabalhar esta metodologia ativa é possível desenvolver habilidades como autonomia, proatividade, comunicação, alfabetização digital, pensamento crítico, capacidade de trabalhar em equipe e gestão de tempo.

Você sabia?

É importante ressaltar que para ser caracterizada como rotação por estação é necessário ter ao menos uma estação no formato digital.


A termodinâmica é uma área da física que estuda as relações entre calor, trabalho e energia. Ela está presente em diversas situações do nosso cotidiano, como no funcionamento de motores de carros, geladeiras e até mesmo no nosso próprio corpo. Nesta aula, os alunos irão construir uma máquina térmica para entender melhor os conceitos de termodinâmica. A metodologia utilizada será a Rotação por estações, na qual os alunos serão divididos em grupos e realizarão atividades diferentes relacionadas ao tema.

Rotação por estações


  1. Etapa 1 - Introdução

    Apresente o tema da aula e explique brevemente os conceitos de termodinâmica. Discuta exemplos práticos do cotidiano dos alunos que envolvam a aplicação da termodinâmica.

  2. Etapa 2 - Estação 1 - Construção da máquina térmica

    Os alunos serão divididos em grupos e cada grupo será responsável por construir uma máquina térmica simples. Forneça fornecer materiais como garrafas PET, canudos, água quente e fria, entre outros. Os alunos deverão seguir as instruções para construir a máquina térmica e observar o seu funcionamento.

  3. Etapa 3 - Estação 2 - Análise dos dados

    Os alunos irão registrar os dados da máquina térmica construída e analisar as relações entre calor, trabalho e energia. Disponibilize uma tabela para os alunos preencherem com os dados coletados.

  4. Etapa 4 - Estação 3 - Aplicações da termodinâmica

    Nesta estação, os alunos irão pesquisar e discutir as aplicações da termodinâmica em diferentes áreas, como na indústria, na medicina e na engenharia. Forneça materiais como livros e artigos para os alunos consultarem.

  5. Etapa 5 - Conclusão

    Reúna a turma e faça uma síntese da aula, destacando as principais ideias e conceitos trabalhados. Discuta também os resultados obtidos pelos alunos na construção da máquina térmica.

  6. Etapa 6 - Encerramento

    Faça uma discussão final com os alunos discutindo os desafios encontrados e quais foram solucionados ou não, é importante nesta etapa fornecer feedbacks sobre as práticas e a teoria discutida no início, desta forma a assimilação do conteúdo ficará mais evidente.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em avaliar o papel do equilíbrio termodinâmico para a manutenção da vida na Terra e em outras situações cotidianas.
  • Estimular a criatividade e o trabalho em equipe na construção da máquina térmica.
  • Fomentar a pesquisa e a discussão sobre as aplicações da termodinâmica em diferentes áreas.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa na construção da máquina térmica.
  • Registro e análise corretos dos dados coletados.
  • Contribuição significativa nas discussões sobre as aplicações da termodinâmica.

Ações do professor

  • Apresentar o tema da aula e os conceitos de termodinâmica.
  • Fornecer os materiais necessários para a construção da máquina térmica.
  • Orientar e auxiliar os alunos na realização das atividades propostas.
  • Estimular a participação e a discussão entre os alunos.
  • Fazer uma síntese da aula e destacar as principais ideias e conceitos trabalhados.

Ações do aluno

  • Trabalhar em equipe na construção da máquina térmica.
  • Registrar corretamente os dados coletados e analisá-los adequadamente.
  • Participar ativamente das discussões sobre as aplicações da termodinâmica.
  • Colaborar com os demais grupos durante a realização das atividades propostas.
  • Demonstrar interesse e curiosidade pelo tema abordado.