Aula sobre Experimentando Construindo Uma Maquina Termica

Metodologia ativa - Sala de Aula Invertida

Por que usar essa metodologia?

  • A sala de aula invertida permite que o professor aproveite melhor o tempo em sala de aula. É possível enviar previamente o material para que o aluno se aproprie antes da aula e utilize o tempo com o professor para tirar dúvidas e se aprofundar no conteúdo.
  • Os alunos aprendem em diferentes ritmos e de formas distintas, já que o material enviado previamente pode ser diverso, como: podcast; texto; vídeo; filme; slides e outros.
  • É possível personalizar a aprendizagem respeitando as individualidades de cada um e tornando a aula mais eficiente e atrativa.

Você sabia?

A sala de aula invertida pode ser utilizada em parceria com muitas outras metodologias ativas. Esse método, auxilia o professor na personalização do ensino e contribui de para uma aprendizagem ativa.


A aula "Experimentando - construindo uma máquina térmica" tem como objetivo desenvolver a habilidade dos alunos em avaliar o papel do equilíbrio termodinâmico para a manutenção da vida na Terra, para o funcionamento de máquinas térmicas e em outras situações cotidianas. Para contextualizar o tema, é possível apresentar exemplos de máquinas térmicas presentes no cotidiano dos estudantes, como motores de carros, geladeiras, ar condicionado, chuveiros elétricos, entre outros. Também é importante destacar a importância do equilíbrio termodinâmico para o funcionamento dessas máquinas e para a manutenção da vida na Terra.

Sala de Aula Invertida


  1. Etapa 1 - Pré-aula

    Peça aos alunos para pesquisarem sobre o funcionamento de uma máquina térmica e suas aplicações no cotidiano. Os alunos devem criar um mapa conceitual com uma ideia central e oito sub-ideias, com dois níveis de profundidade para desenvolver o tema e seus subtópicos.

  2. Etapa 2 - Aula invertida

    Os alunos deverão assistir a um vídeo que explica o funcionamento de uma máquina térmica. O vídeo selecionado deve ser encontrado em plataformas de vídeos educativos na internet. O tempo de duração deve ser de até 10 minutos.

  3. Etapa 3 - Discussão em grupo

    Os alunos deverão formar grupos de 4 a 5 pessoas para discutir sobre o vídeo assistido na etapa anterior. Os grupos devem debater sobre o funcionamento da máquina térmica e suas aplicações no cotidiano.

  4. Etapa 4 - Experimentação

    Cada grupo deverá construir uma máquina térmica simples, utilizando materiais de baixo custo, como latas de refrigerante, tubos de ensaio, garrafas pet, entre outros. Forneça os materiais necessários para a construção das máquinas térmicas.

  5. Etapa 5 - Análise dos resultados

    Os alunos deverão avaliar o funcionamento das máquinas térmicas construídas pelos grupos e analisar a relação entre o equilíbrio termodinâmico e o funcionamento das máquinas. Guie uma discussão e ajude os alunos a fazerem as conexões necessárias.

  6. Etapa 6 - Apresentação dos resultados

    Cada grupo deverá apresentar o resultado da construção da máquina térmica e suas análises sobre o equilíbrio termodinâmico. Os alunos deverão utilizar o mapa conceitual criado na pré-aula para guiar a apresentação.

  7. Etapa 7 - Avaliação

    Avalie a participação dos alunos em todas as etapas da aula, a construção da máquina térmica e a apresentação dos resultados, fornecendo críticas construtivas se necessários, sempre destacando também os pontos positivos levantados pela turma.

Intencionalidades pedagógicas

  • Desenvolver a habilidade dos alunos em avaliar o papel do equilíbrio termodinâmico para a manutenção da vida na Terra e para o funcionamento de máquinas térmicas;
  • Estimular a criatividade e o trabalho em grupo dos alunos;
  • Promover a aprendizagem ativa e a construção do conhecimento pelos alunos.

Critérios de avaliação

  • Participação ativa dos alunos em todas as etapas da aula;
  • Construção da máquina térmica com base nas orientações do professor;
  • Apresentação dos resultados de forma clara e objetiva;
  • Utilização adequada do mapa conceitual para guiar a apresentação;
  • Análise correta da relação entre o equilíbrio termodinâmico e o funcionamento da máquina térmica.

Ações do professor

  • Disponibilizar os materiais necessários para a construção da máquina térmica;
  • Guia a discussão sobre o funcionamento da máquina térmica e sua relação com o equilíbrio termodinâmico;
  • Avaliar a participação dos alunos em todas as etapas da aula;
  • Fornecer feedbacks aos alunos sobre o seu desempenho;
  • Estimular a criatividade e a participação ativa dos alunos.

Ações do aluno

  • Participar ativamente de todas as etapas da aula;
  • Construir a máquina térmica com base nas orientações do professor;
  • Analisar a relação entre o equilíbrio termodinâmico e o funcionamento da máquina térmica;
  • Elaborar a apresentação dos resultados de forma clara e objetiva;
  • Utilizar adequadamente o mapa conceitual para guiar a apresentação.